SóProvas


ID
3691918
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2002
Disciplina
Direito Previdenciário
Assuntos

Considerando que a Câmara Legislativa do DF concedeu aposentadoria em favor de determinado servidor, julgue o item seguinte.


Em se tratando de servidor em comissão sem vínculo efetivo com a administração, a aposentadoria deverá ser disciplinada pelas normas aplicáveis ao regime geral da previdência social.

Alternativas
Comentários
  • Certo, haja vista que ele é segurado obrigatório do RGPS como empregado.

    Decreto 3048/99, Art. 9º São segurados obrigatórios da previdência social as seguintes pessoas físicas:

    I - como empregado:

    i) o servidor da União, Estado, Distrito Federal ou Município, incluídas suas autarquias e fundações, ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração;

    Fé.

  • Alguém sabe em qual site eu acho a lei seca previdenciária? já procurei no site do senado mas lá tem um PDF que é de 2012, não há outro mais atualizado não?

  • Victor Concurso

    No site da Presidência da República você encontra toda a legislação desse país e atualizada.

  • Gabarito: Certo.

    Art. 40, §13, CF: Aplica-se ao agente público ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração, de outro cargo temporário, inclusive mandato eletivo, ou de emprego público, o Regime Geral de Previdência Social. 

  • Para responder a presente questão são necessários conhecimentos sobre os segurados no Regime Geral de Previdência Social.

     

    Inteligência do art. 40, § 13 da Constituição, aplica-se ao agente público ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração, de outro cargo temporário, inclusive mandato eletivo, ou de emprego público, o Regime Geral de Previdência Social.

     

    Gabarito do Professor: CERTO

  •  

    Inteligência do art. 40, § 13 da Constituição, aplica-se ao agente público ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração, de outro cargo temporário, inclusive mandato eletivo, ou de emprego público, o Regime Geral de Previdência Social.

  • APLICA-SE AO RGPS AS CONTRIBUIÇÕES DOS: CARGOS EM COMISSÃO, CARGOS TEMPORÁRIOS, MANDATO ELETIVOS E EMPREGADOS PÚBLICOS.