SóProvas


ID
3694723
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A respeito do impacto de determinados eventos na situação líquida patrimonial de determinada entidade pública, julgue o próximo item.


O ajuste a valor recuperável da dívida ativa afeta positivamente a situação líquida patrimonial, visto que devem ficar registrados apenas os valores efetivamente cobráveis.

Alternativas
Comentários
  • Segundo o MCASP, o ajuste para créditos de dívida ativa deverá ser registrado em uma conta redutora do ativo em contrapartida a uma variação patrimonial diminutiva (VPD). Ou seja, afeta negativamente a situação líquida patrimonial.

    Gabarito: ERRADO

  • Gabarito: Errado.

    .

    Essa questão da para ser respondida só com a lógica sem usar as normas contábeis vigentes, já que ao ajustar uma dívida ao seu valor recuperável eu estou quase dizendo que aquele valor ora demostrado não há como ser cobrado em sua totalidade, sendo assim, quando houver o efetivo reconhecimento desse valor o mesmo afetará negativamente meu PL, já que não tenho mais todo o valor a receber e sim esse valor diminuído até o valor possível de ser recuperado.

  • Errado

    O ajuste a valor recuperável afeta negativamente a situação patrimonial.

  • Ajuste a valor recuperável é de ativos. Dívidas são passivos.

  • O ajuste a valor recuperável da dívida ativa afeta positivamente a situação líquida patrimonial, visto que devem ficar registrados apenas os valores efetivamente cobráveis. ERRADO

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    MANUAL DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO 8ª Edição

    5.2.5. Ajuste para Perdas da Dívida Ativa

    Os créditos inscritos em dívida ativa, embora gozem de prerrogativas jurídicas para sua cobrança, apresentam significativa probabilidade de não realização em função de cancelamentos, prescrições, ações judiciais, entre outros.

    Assim, as perdas esperadas referentes à dívida ativa devem ser registradas por meio de uma conta redutora do ativo.

    O ajuste para perdas deverá ser registrado no ativo em contrapartida a uma variação patrimonial diminutiva (VPD), independentemente da metodologia utilizada para sua mensuração.

    Os efeitos do reconhecimento inicial do Ajuste a Valor Recuperável, para os entes que ainda não adotam tal procedimento, deverá ser lançado diretamente no patrimônio líquido, evitando distorções na Demonstração da Variação Patrimonial (DVP). A adoção inicial desse procedimento deverá ser divulgada em Notas Explicativas.

    Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público - página: 370