SóProvas


ID
3698134
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em uma fiscalização realizada na construção de um edifício público, o fiscal observou que a argamassa que seria usada para a colocação de placas de granito em fachada de concreto tinha sido preparada com excesso de água, e que não havia nenhum elemento na contraface para garantir melhor fixação. Como o engenheiro responsável pela obra não estava presente no momento da fiscalização, o mestre de obras informou que a água em abundância facilitaria a aderência, dispensando qualquer preocupação adicional.

Acerca dessa situação hipotética, julgue o item subsequente.

A informação do mestre de obras quanto ao procedimento de preparo da argamassa foi parcialmente correta, pois, no caso considerado, a vantagem da adição da água em abundância na argamassa é evitar a retração por secagem.

Alternativas
Comentários
  • Água em abundancia não tem vantagem alguma, nem hipótetica!

  • o excesso de água na argamassa que não reage, provoca a retração por secagem ao evaporar
  • A argamassa consiste no produto da mistura de cimento, agregado miúdo, água e, em alguns casos, cal hidratada, adições e/ou polímeros. Ela tem diversos usos na construção civil, dentre os quais destacam-se:

     

    - A união de blocos na alvenaria;

    - O assentamento de revestimentos;

    - O revestimento de paredes e tetos;

    - O rejuntamento de calçadas e revestimentos;

    - A impermeabilização de superfícies;

    - O emboçamento de elementos do telhado.

     

    Nesse contexto, a relação água/cimento consiste na quantidade de água da mistura de concreto em relação à quantidade de cimento. Este parâmetro possui grande importância no controle de tecnológico, visto que sua variação provoca alterações na estrutura interna da mistura.

     

    O excesso de água (isto é, valores elevados de relação água/cimento) acarreta na formação de poros capilares. Estes poros, além de ocasionarem a redução da resistência mecânica, aumentam sua permeabilidade e, em consequência, a durabilidade da argamassa é prejudicada.

     

    Por outro lado, a falta de água (valores baixos de relação água/cimento), por sua vez, fazem com que a reação de hidratação não ocorra de forma completa, produzindo um material com baixa qualidade.

     

    Visto isso, a retração é uma variação volumétrica da argamassa que geralmente ocorre pela exsudação (perda de água), gerando forças capilares e reduzindo o volume do material. Nesse caso, ela é chamada de retração por secagem.

     

    Sendo assim, caso exista água em excesso na argamassa, a retração por secagem é intensificada, aumentando o índice de deformações e fissuras na argamassa e prejudicando sua aderência.

     

    Portanto, conclui-se que a afirmação da questão está errada.

     

    Gabarito do Professor: ERRADO.