SóProvas


ID
37018
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2009
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No que se refere à industrialização brasileira antes da Segunda Guerra Mundial, julgue (C ou E) os itens subsequentes.

A produção industrial cresceu significativamente entre os anos 1915 e 1917 a despeito das dificuldades enfrentadas, pelo país, na importação de máquinas e equipamentos, em razão da Primeira Guerra Mundial.

Alternativas
Comentários
  • Há duas correntes que explicam a industrialização brasileira no século XX, a Teoria dos Choques Adversos (a partir das duas Guerras Mundiais, que dificultaram a importação de produtos europeus, fazendo com que eles passasem a ser produzidos internamente) e a Industrialização Induzida por Exportações (em que a industrialização se deu paralelamente ao crescimento da economia cafeeira). Sugiro, como leitura, o livro "Economia Brasileira Contemporânea" de Amaury Patrick Gremaud, Marco Antonio Sandoval de Vasconcellos e Rudinei Toneto Junior. Essa questão está no capítulo 13.
  • CORRETA.

    Cresceu, apesar das (despeito de) dificuldades de importação de bens de capital (máquinas e equipamentos).

    O que ocorreu:
    • A tonelagem das importações entre 1914-1918 cai 55%. Sem concorrentes a indústria nacional decola.
    • Com a decolagem, nos anos de 1920 supre 50% da demanda em tecidos, sapatos, artigos de alumínio, esmalte, lâmpadas, pianos etc.
    • Os principais investidores são provenientes dos fazendeiros de café, com grande influência dos imigrantes e estrangeiros aqui do Brasil (alemães, italianos,). Os mais famosos eram o Francisco Matarazzo, Grupo Votoramtim, Demiro Govéia (hidroelétrica), Percival Farquhar (Light and Power, Via Brazil Railway Company, Madereira-Mamoré)
  • Questão correta, pois de acordo com a teoria dos choques adversos, a dificuldade de se importar em momentos de crise favorecia a indústria nacional de seus concorrentes externos e aumentava a sua rentabilidade. Assim, nos momentos de crise também se desenvolvia o setor industrial.
  • Certo.

    No governo Venceslau Brás (1914-1918), o Brasil vivenciou um surto industrial. Isso foi motivado principalmente pela capacidade industrial ociosa que já existia no país e pela escassez de produtos (a guerra teve efeito negativo sobre a oferta mundial de manufaturados).

  • Correto. Isso se explica pela existência de ociosidade no setor, não sendo necessário expandir o capital para aumentar a produção (bastando o uso mais intenso dos fatores já instalados).