SóProvas


ID
37060
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2009
Provas
Disciplina
História
Assuntos

As crises sucessivas dos anos 20 do século passado anunciavam o esgotamento da Primeira República, cujo colapso foi precipitado pela Revolução de 1930, que deu início à Era Vargas, cuja última etapa foi o Estado Novo (1937-1945), período ostensivamente ditatorial. A respeito desse período da história do Brasil, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a deposição dos governadores estaduais oligarquicos regionais,e substituindo-os por Interventores,fez com que Vargas acabasse o viciado sistema elitoral,com voto de cabresto e diminui politicamente o poder dos corenéis do Brasil,mesmo assim a Era Vargas,onde ele fica conhecido por ser pai dos pobres não fala q ele foi a quenga dos ricos,utilizou-se de populismo fascista e continuou favorecendo a elite que se disfarçara em uma elite industrial emergente!
  • A grande pegadinha dessa questão é que "d" estaria correta se não trocasse de posição os comunistas e os integralistas, colocados nas questao como de direita e esquerda, respectivamente.
  • a) ERRADA. A célebre Coluna Prestes, surgida de levantes de militares tenentistas, nunca obteve uma vitória expressiva contra as forças federais, até porque nunca enfrentou diretamente tropas federais. A estratégia que adotaram foi a de fugir do embate direto, o que conseguiram fazer muito bem ao longo de dois anos.
     
    b) ERRADA. 3 erros. Erro 1: São Paulo não apoiou a candidatura de Vargas, apoiou sim o seu adversário nessa eleição, o candidato do PRP Júlio Prestes. Erro 2: Vargas acaba com o que convencionou-se chamar “república do café-com-leite” no Brasil, em que mineiros e paulistas monopolizavam a presidência da república. Erro 3: Vargas não “afastou o perigo de ruptura institucional”, pelo contrário: ele rompeu com a estrutura da República Velha liderando o movimento revolucionário de 1930.
     
    c) CORRETA.

    d) ERRADA. A Ação Integralista Brasileira – AIB – é geralmente caracterizada como um expoente da direita neste período. Já a Aliança Nacional Libertadora – ANL – era considerada um expoente da esquerda no período.
     
    e) ERRADA. Os quadros que conformavam o governo Vargas, no contexto da II Guerra Mundial, apresentavam clara polarização entre os pró-Aliados (como Oswaldo Aranha, ministro das relações exteriores) e os pró-Eixo (como Gaspar Dutra, ministro da Guerra). Os generais Gaspar Dutra e Góis Monteiro chegaram inclusive a apresentar suas demissões, prontamente recusadas por Vargas, quando da decisão de Vargas de declarar guerra ao Eixo.
  • Eu fiquei na dúvida quanto a resposta da letra C pelo fato da assertiva afirmar que o posicionamento de vargas foi desde o início intervenção que (...) restringia as oligarquias e o federalismo. Vargas governou os primeiros anos baseados na constituição, e fez a constituinte de 1933 e usou a constituição até 1937. Isso não seria motivo para embasar a permanência da da força da federação?

  •  Coluna Prestes, surgida de levantes de militares tenentistas, nunca obteve uma vitória expressiva contra as forças federais