-
A questão apresenta dois aspectos. Um factual e outro interpretativo. De fato, o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando foi o estopim do conflito. Entretanto, atribuir ao imperialismo britânico os conflitos regionais é inverossímil. Na realidade, havia, à época, uma disputa geopolítica entre o Império Austro-Húngaro e a Rússia pela hegemonia na Sérvia, e não entre os Habsburgo e a Inglaterra, conforme enunciado.
-
A Àustria-Hungria afrontou os interesses, sim, mas da Sérvia, ao anexar a Bósnia-Herzegovina (1908), a qual administrava desde 1878. Sem esquecer que a Áustria-Hungria não estava de forma alguma em ascensão. Pelo contrário, a decadência rondava os Habsburgos há algumas décadas, já.
-
Além do mais, a Inglaterra só entra na Guerra após a invasão da Bélgica (neutra) pelos alemães.
-
a responsabilidade do assassinato foi dada a Sérvia...
-
Quem tinha interesse nas Balcãs era o Império Russo
-
A Inglaterra não tinha interesses imediatos nos balcãs, mas em outras regiões. Além disso, a Inglaterra só entrou no conflito depois que suas duas grandes aliadas, a Rússia e a França, entraram na guerra, e motivada pela invasão estratégia da Bélgica pela Alemanha, para atacar a França. Quem assassinou o arquiduque foi um estudante bósnio e a investigação concluiu que a responsabilidade era da Sérvia. Vários erros nesta alternativa.
-
A responsabilidade pelo assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, em Sarajevo, foi atribuída à Sérvia.
Este assassinato e as acusações subsequentes daí decorrentes iriam desencadear as alianças político-militares então existentes no continente europeu, o que, em última instância, desencadearia a Primeira Guerra Mundial.
Resposta: Errado