SóProvas


ID
37120
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2009
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Acerca do processo histórico que desencadeou a I Guerra Mundial, julgue (C ou E) os itens a seguir.

Na França, o governo do presidente Poincaré, acossado por reivindicações nacionalistas, encontrou na guerra uma alternativa para desviar as atenções dos problemas internos.

Alternativas
Comentários
  • Na realidade foi o espirito de revanchismo, aliado aos compromissos dos tratados com a Inglaterra, que estimulou a entrada da França no confronto. Pois durante a guerra franco-prussiana, a França perdeu parte do seu território ao então nascente império alemão.

  • ERRADA.

    O território que o colega acima comenta é a Alsácia-Lorena na qual provia cerca de 80% do carvão e metais para o desenvolvimento Industrial Alemão.
  • Complementando os colegas, é importante ter em mente que depois da guerra o presidente Poincaré adotou uma posição intransigente em relação às demandas da Alemanha, e chegou a ocupar militarmente a região alemã do Ruhr.
  • Eu respondo questões com base no: "mas eu nunca ouvi falar disso, uai"

  • Errado

     

    É a tal da Belle Époque. 

  • Errado 

    A Revolução de fevereiro de 1848, ocorrida em França. Chamada de  Segunda  República  francesa  foi  proclamada  a  24  de  fevereiro  de  1848, inspirada por ideais humanitários e democráticos marcou uma mudaça de pespectiva uma vez que o  proletariado  passou  a  fazer  parte  do cenário político. ou seja, internamente tudo estava controlado, o problema foi o  revanchismo francês, um movimento político ocorrido na França com início em 1870, quando o país foi obrigado a ceder a Alsácia-Lorena (região rica em carvão e ferro) ao recém unificado Império Alemão, após a derrota francesa na Guerra Franco-Prussiana, conforme previa o Tratado de Frankfurt em 1871. 

  • TODOS OS COMENTÁRIOS ANTERIORES ESTAO ERRADOS.

    ACOSSADO= AFLITO/INCOMODADO

    POINCARÉ ERA NACIONALISTA - REVANCHISTA- E CONTRA A PAZ NEGOCIADA

  • ERRADO. Presidente Raymond Poincaré, nacionalista que só, se reviraria no túmulo com tamanha infâmia dessa afirmação. "Lutaremos na guerra até a vitória!"