SóProvas


ID
37123
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2009
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Acerca do processo histórico que desencadeou a I Guerra Mundial, julgue (C ou E) os itens a seguir.

No início, a guerra reforçou a coesão nacional no Império Austro-Húngaro e na Rússia.

Alternativas
Comentários
  • Justo até porque a Austria que era protegida da Alemanha e quando o estudante Sérvio matou o principe Aqueduque Fransico Ferdinando,a Alemanha logo declarou Guerra a Servia,em contra partida a Sérvia que Era Protegida da Russia,junto com sua tutora declarou Guerra a Alemanha e assim dá-se inicio a 1ª Guerra Mundial!
    Bons Estudos!
  • ambos  os imperios eram heterogenios,  e estavam  sofrendo pressoes internas por causa dos naciolnalismos dos povos  que formavam tyais  imperios, com o  comeco  da guerra   temos um inimigo  comum que levara a uma maior  coesao  nacional .  Essa coesao se esfacelará com o desgaste progressivo da guerra,  e os nacionalismos e as nova conjuntura internacional levarao  ao surgimento  de "novos " paises
  • No século XIX, as grandes potências europeias tinham percorrido um longo caminho para manter o equilíbrio de poder em toda a Europa, resultando na existência de uma complexa rede de alianças políticas e militares em todo o continente por volta de 1900.[3] Estas começaram em 1815, com a Santa Aliança entre Reino da Prússia, Império Russo e Império Austríaco. Então, em outubro de 1873, o chanceler alemão Otto von Bismarcknegociou a Liga dos Três Imperadores (em alemão: Dreikaiserbund) entre os monarcas da Áustria-Hungria, Rússia e Alemanha. Este acordo falhou porque a Áustria-Hungria e a Rússia tinham interesses conflitantes nos Bálcãs, o que fez com que a Alemanha e Áustria-Hungria formassem uma aliança em 1879, chamada de Aliança Dua. Isto foi visto como uma forma de combater a influência russa nos Bálcãs, enquanto o Império Otomanocontinuava a se enfraquecer.[3] Em 1882, esta aliança foi ampliada para incluir a Itália no que se tornou a Tríplice Aliança.[13]

     

    fonte: wiki

  • No início as nações européias entraram na Guerra motivadas por forte sensação de nacionalimo. No livro "Canhões de Agosto", a época era retratada com diversas pessoas fazendo longas filas para se alistar e o dever de servir a pátria.  A "Mother Russia" passou no final da guerra por profundas transformações que incorreram nas revoluções de Fevereiro e de Outubro de 1917.

  • Cuidado com alguns comentários; o posicionamento dos países foi rápido, mas é importante não atropelá-los ou simplificá-los demais. O império Austro-Húngaro declarou guerra à Sérvia. Desde o assassinato do arquiduque, a Rússia havia sinalizado que declararia guerra à Áustria se ela tentasse humilhar a Sérvia.

    A Alemanha sempre se colocou ao lado da Áustria, mas houve uma real tentativa do chanceler alemão em evitar uma guerra entre potências, tanto que quando a Sérvia acertou partes do ultimato enviado pela Áustria, eles entenderam de que não havia motivos para o conflito, propuseram uma ocupação temporária no território, só para fazer cumprir o ultimato e as exigências austríacas (o que não foi aceito pelos Império Habsburgo). Depois, tentou impedir a entrada da Rússia na guerra. Só quando ficou claro que a Rússia se envolveria é que a Alemanha declarou guerra a este país.

  • Os comentários não têm muita relação com a afirmativa...o que ela trata é do sentimento do nacionalismo (coesão nacional) que de fato era pungente na época, como ocorria na Áustria, na Rússia...também (e mais ainda) na Alemanha e na França.

  • Falar em "coesão nacional" me dá uma ideia de o que se passava internamente nessas nações, e o que faltava internamente no império austro-húngaro e russo era coesão. A separação da Áustria e da Hungria depois do fim da primeira guerra e a revolução russa são provas disso.

  • Questão facilmente anulável... Coesão nacional na Áustria-Hungria é brincadeira...