Alternativas
Quanto mais baixa a temperatura de armazenamento, menor é o dano causado no vegetal, pois baixas temperaturas não afetam processos metabólicos e ainda dificultam o crescimento de micro-organismos.
A umidade relativa do ar (UR %) é um parâmetro que deve ser controlado, pois, caso ele seja muito baixo, pode promover a transpiração excessiva dos vegetais e, caso seja muito alto, pode facilitar a contaminação microbiana.
Todas as frutas e hortaliças podem ficar armazenadas em um mesmo ambiente refrigerado sem que haja prejuízo na qualidade. Fica proibido o armazenamento de produtos de origem vegetal juntamente com produtos de origem animal.
Geralmente, o armazenamento de vegetais em atmosfera modificada ocorre em ambiente rico em etileno, gás importante para retardar a maturação dos vegetais.
Após a colheita de um vegetal, ocorre inativação de processos metabólicos, como a respiração. Dessa forma, as alterações provenientes por metabolismo pós-colheita da planta não são importantes para estender a sua vida de prateleira.