SóProvas



Questões de Frutas


ID
193411
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

As hortaliças podem ser classificadas quanto ao teor de
carboidratos, de acordo com as partes da planta - raízes e tubérculos,
bulbos e talos, folhas, frutos e flores, vagens e sementes, brotos - e o
aproveitamento das partes comestíveis depende de cada produto. São
consumidas como alimentos in natura ou cozidos, inteiros ou subdivididos
sob inúmeras formas. A cocção desses alimentos objetiva obter textura,
aparência, cor e sabor agradáveis, conservando sua qualidade nutricional.

R.B.A. Botelho et al. Transformação dos alimentos: hortaliças,
cogumelos, algas e frutas. In: W. M. C. Araújo et al. Alquimia dos
alimentos. Editora SENAC - DF, 2007 (com adaptações).

Com relação às informações apresentadas no texto acima, julgue os itens
subsequentes.

Para as frutas não climatéricas, o grau de maturação afetará significativamente o seu período de consumo, mesmo que tais frutas sejam mantidas em temperaturas de refrigeração.

Alternativas
Comentários
  • "As frutas não-climatéricas, como a uva,

    apresentam poucas modificações no teor de açúcares

    e ácidos no período pós-colheita."


    TECCHIO, Marco Antonio et al. Efeito Do Ácido Naftalenoacético E Do Cloreto De Cálcio Na Redução Das Perdas Pós-Colheita Em Uva ‘Niagara Rosada. Rev. Bras. Frutic., Jaboticabal - Sp, V. 31, N. 1, P. 053-061, Março 2009




     

  • a) Frutas Climatéricas - são aquelas que apresentam um período em que ocorre uma elevação na taxa respiratória, devido à produção autocatalítica de etileno. Esta produção de etileno, ácido ribonuclêico (RNA) e proteínas, juntamente com aumento na taxa respiratória e com a decomposição de certas estruturas celulares, marcam a transição entre a fase de maturação e senescência (Figura 02). Ex.: maçã, abacate, banana, manga, figo, mamão, maracujá, melancia.
     
    As frutas climatéricas podem ser colhidas mesmo que ainda não estejam maduros, pois a maturação é atingida após a colheita. No entanto, as frutas não devem ser colhidas muito jovens, devido a perdas nas qualidades organolépticas.
    As principais frutas climatéricas são maçã, pêra, pêssego, ameixa, goiaba, figo, caqui, abacate, mamão, manga, maracujá, banana, cherimólia, damasco, melão e tomate.
    b) Frutas Não Climatéricas - são aquelas que não apresentam elevação na taxa respiratória próximo ao final do período de maturação, ou seja, a taxa respiratória apresenta um declínio constante até atingir a fase de senescência (Figura 03). Ex.: abacaxi, morango, lima, laranja, tangerina, cereja, uva, pepino.
    As frutas não climatéricas devem permanecer na planta até atingirem a fase de maturação, visto que não ocorrem modificações nos parâmetros físicos e químicos após a colheita.

    José Carlos Fachinello & Jair Costa Nachtigal

ID
1367059
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

É correto afirmar que as sementes (de girassol, gergelim e outras) e castanhas (do Brasil, de caju, nozes, amêndoas e outras) são fontes complementares de

Alternativas

ID
1367062
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

As frutas e as hortaliças são classificadas de acordo com o teor de glicídios que apresentam da seguinte forma: fruta A com 5% e B com 15% de glicídios; hortaliça A com 5%, B com 10% e C com 20% de glicídios. Assinale a alternativa que apresenta os alimentos fazem parte do grupo B das hortaliças.

Alternativas
Comentários
  • A - Abobrinha, acelga, agrião, aipo, alcachofra, alface, alfafa, almeirão, aspargo, berinjela, brócolis, broto de bambu, cebolinha, coentro, couve, couve-flor, espinafre, jiló, palmito, pepino, pimentão, rabanete, repolho, salsa, tomate.

    B - Abóbora, beterraba, cenoura, chuchu, ervilha verde, nabo, quiabo, vagem.

    C - Mandioca, mandioquinha salsa, batata - doce, cará, cogumelo, inhame, milho verde, pinhão (37% de glicídio).


ID
1580620
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

As frutas possuem uma concentração de glicídios que varia em média de 5 a 20% . Dentre as frutas que apresentam concentração de até 5% de glicídios em sua composição, pode-se citar:

Alternativas

ID
1945387
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A manga, fruto originário da Ásia e trazido para o Brasil pelos portugueses, varia muito de forma, tamanho e cor. As duas variedades que possuem a polpa com grande teor de fibras são as mangas

Alternativas

ID
1948819
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Assinale a opção que apresenta três frutos oleaginosos.

Alternativas

ID
1976926
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

É a enzima digestiva natural extraída do abacaxi, utilizada em diferentes setores, todos baseados em sua atividade proteolítica, dentre as quais se destacam a propriedade de facilitar a digestão de proteínas, sendo por isso adicionada em medicamentos digestivos, e a capacidade de amaciamento de carnes. O enunciado refere-se a qual enzima?

Alternativas
Comentários
  • Bromelina - Abacaxi

    Papaína - Mamão

    Ficina - Figo


ID
2039485
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

As frutas, no final de seu período de crescimento, no amadurecimento, sofrem alterações qualitativas incluindo amaciamento e alterações na pigmentação, no aroma e no sabor. Sobre as transformações metabólicas que ocorrem nas frutas, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/300384/mod_resource/content/1/Aula%201%20Fisiologia%20P%C3%B3s-colheita%20Mat%20did%C3%A1tico%202015.pdf

  • letra D. Os processos de amadurecimento geralmente não coincidem com o término de desenvolvimento da fruta, ou seja, quando ela atinge o ponto máximo de maturação tornando-se comestível.


ID
2039497
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A conservação de produtos hortícolas nas mais baixas temperaturas em que eles possam ser armazenados é a característica mais importante nos modernos sistemas de distribuição para a maioria desses produtos. Entretanto, temperaturas muito baixas podem causar danos irreversíveis à qualidade dos produtos armazenados. De acordo com a sensibilidade ao frio, os produtos podem ser agrupados em diferentes faixas de temperatura. Diante do exposto, é INCORRETO afirmar que a temperatura de segurança de armazenamento

Alternativas
Comentários
  • Existe uma temperatura específica para cada espécie de fruta e/ou hortaliça. Os melhores resultados de uma boa conservação são obtidos quando se utiliza essa temperatura sem flutuações na câmara fria. Por isso é importante não interromper nunca a cadeia do frio. Uma variação de 1°C ou 2°C acima ou abaixo a temperatura recomendada é muito prejudicial para a qualidade da fruta e/ou hortaliça. O empilhamento adequado e a circulação de ar apropriada na câmara fria ajuda a diminuir as flutuações de temperatura. Algumas frutas e/ou hortaliças são armazenadas a baixa temperatura, em torno de 0ºC a 1°C como maçã, pera, pêssego, uvas, morango, ameixa, mirtilo, alho, alface, aspargo, cenoura, beterraba, dentre outros; Outras são armazenadas a temperaturas intermediarias entre 3°C e 8°C como a laranja, bergamota e vagem; outras são armazenadas em altas temperaturas, entre 10°C e 14°C como banana, mamão, lima, limão, manga, pepino, pimentão, abóbora dentre outras.

    A umidade relativa do ar também afeta a qualidade do produto. A umidade muito baixa produz a desidratação (murchamento) do vegetal. Pelo contrário, se for muito alta os problemas com as podridões aumentam. Para a maioria das frutas e/ou hortaliças recomenda-se alta umidade relativa do ar, em torno de 90-95%.

    Por outro lado, o ar deve ter uma velocidade ideal de circulação, para manter a temperatura uniforme. 

  • Algumas hortaliças podem ser guardadas em locais frescos, escuros ou sombreados, e ventilados, sem necessidade de refrigeração, desde que estejam inteiras e sem danos aparentes. Incluem-se nesse grupo: abóboras e morangas, batata, inhame, cará, batata-doce, cebola e alho.

  • As diferentes hortaliças possuem diferentes temperaturas ideais de armazenamento. Muitas não possuem sensibilidade à injúria por frio e podem, portanto, ser armazenadas a temperaturas menores do que 10°C, como é o caso de alface, cenoura, repolho e alcachofra. Por outro lado, outras são sensíveis àquela desordem fisiológica e necessitam ser armazenadas entre 10 e 13°C, como é o caso de tomate, quiabo, melancia e pepino.

  • Tomates no estádio de amadurecimento verde-maduro (0 a 10% da superfície do fruto possui coloração avermelhada) podem ser armazenados entre 10 e 13°C e umidade relativa entre 90 e 95%, o que propicia vida de prateleira de 2 a 5 semanas. Por outro lado, tomates maduros devem ser armazenados entre 8 e 10°C e umidade relativa variando entre 85 e 90%, propiciando entre 1 a 3 semanas de vida útil para as hortaliças.


ID
2042923
Banca
Aeronáutica
Órgão
FAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Oleaginosas é o nome genérico para frutos, sementes e leguminosas encontrados em climas frios e quentes e consumidos normalmente secos. Recebem esse nome por serem ricas em gorduras. Marque a alternativa que não traz exemplos de oleaginosas.

Alternativas

ID
2043532
Banca
Aeronáutica
Órgão
FAB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Assinale a alternativa que não apresenta um legume de fruto.

Alternativas

ID
2047984
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Algumas frutas se prestam melhor ao amadureimento pós-coleta e podem ser mantidas a temperatura ambiente até a maturação, já outras exigem refrigeração imediata. Marque a alternativa que cita exemplos de frutas compatíveis com armazenamento à temperatura ambiente até o amadurecimento pleno.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D Pessego, Nectarina, Papaia.


ID
2084167
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Segundo o teor de glicídios, as frutas podem ser classificadas em tipo A ou B. Assinale a opção que contém frutas dos tipos A e B, respectivamente.

Alternativas

ID
2221069
Banca
FGV
Órgão
TJ-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

As frutas podem ser classificadas de acordo com o teor de glicídio. As frutas do grupo A contêm de 5 a 10% de glicídio e as do grupo B possuem de 15 a 20%. A alternativa que apresenta as frutas do grupo B é:

Alternativas
Comentários
  • FRUTAS A: de menos que 5 à 10% de glicídios

    Até 5%: abacate (contém 19% de gordura rica em ácidos graxos ômega-3), abacaxi, caju, carambola, goiaba, groselha, melancia, melão, morango, pitanga, açaí.

    Até 10%: abricó, cajá, jaca, jambo, laranja, lima, limão, maracujá, pêssego, romã.

    FRUTAS B: de 15% a 20% de glicídios

    Até 15%: ameixa, amora, cereja, cupuaçu, damasco, figo, framboesa, fruta-do-conde, graviola, maçã, mamão, pêra.

    Até 20%: banana, caqui, marmelo, nêspera, piqui, uva.

    Mais de 50%: tamarindo

    Gabarito: D


ID
2238709
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A geleia é um produto obtido à base de suco de fruta que, depois de previamente processado, apresenta uma forma geleificada (gel). Os componentes indispensáveis para a produção de geleia são a pectina, o ácido e o açúcar. Considerando este processo de produção, análise as afirmações a seguir:

I. a pectina contribui para a resistência mecânica da parede celular e para a adesão entre células. Qualquer modificação nas suas características resulta em alterações na textura dos frutos.
II. a protopectina predomina nos tecidos vegetais imaturos. Com a evolução da maturação dos frutos, por atividade enzimática, é transformada em pectina ou em ácido péctico.
III. o mecanismo de geleificação é controlado pelos parâmetros de temperatura, qualidade da pectina, pH, açúcar e outros solutos e íons de cálcio.
IV. as pectinas para uso alimentício são classificadas em alta metoxilação, com 60 a 90% de grupos carboxílicos esterificados e baixa metoxilação, com 5 a 50% da esterificação.
V. as condições ótimas para formação de gel estão próximas do pH 3,2. Em valores mais baixos que esse, a resistência do gel diminui lentamente e, em valores maiores que 3,5, não se consegue gel com as quantidades normais de sólidos solúveis.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • A Resposta correta é a C


ID
2238712
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O processamento mínimo de frutas e hortaliças consiste no conjunto de operações que elimina suas partes não comumente consumidas, como cascas, talos e sementes. Por conseguinte, os produtos são reduzidos a porções menores por meio do corte, de modo que fiquem prontos para o consumo imediato e, ao mesmo tempo, mantenham todas as qualidades organolépticas do produto in natura. Com relação as etapas do processamento mínimo de frutas e hortaliças, assinale a alternativa verdadeira.

Alternativas
Comentários
  • D as etapas de pré-seleção e classificação tem como objetivo remover sujidades, frutos secos, talos entre outros e separar a matéria-prima de acordo com a forma, peso, firmeza e cor.


ID
2303260
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Sobre as frutas, é incorreto afirmar-se que

Alternativas
Comentários
  • Tá aí uma questão que eu até gosto de errar. Bem didática! Não lembrava que a conservação teria de ser tão controlada assim. Confundi com a temperatura das hortaliças, rs.

  • a melhor forma de armazenar as frutas é em refrigeradores com temperaturas entre 07°C e 10°C, pois a baixa temperatura reduz as atividades orgânicas que alteram, por exemplo, sabor e aroma.


ID
2774590
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
SES-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Quanto ao padrão de atividade respiratória, os frutos podem ser classificados em climatéricos e não climatéricos. Sobre esse tema, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Frutos climatéricos são aqueles que no final do período de maturação apresentam um marcante aumento na taxa respiratória, provocado pelo aumento na produção de etileno. O pico das taxas respiratórias ocorre no momento da maturidade fisiológica dos representantes deste grupo. 

    Exemplos de frutos climatéricos são: tomate, kiwi, caqui, pêra, maracujá, pêssego, nectarina, ameixa, maça, abacate, melão, banana, manga, mamão, azeitona.

    Frutos não-climatéricos são aqueles que apresentam um declínio lento e constante de sua taxa respiratória após a colheita, independentemente do estágio de amadurecimento em que foram colhidos, pois produzem baixas quantidades de etileno. Frutos desse grupo não podem ser colhidos antes de sua maturação porque após sua colheita eles geralmente entram em processo de senescência. 

    Exemplos de frutos não-climatéricos são: coco, uva, limão, amora, framboesa, figo, carambola, cereja, romã, melancia, morango, abacaxi, laranja, pimenta-doce, feijão de corda


  • LETRA A


    A) Abacate e pera são frutos climatéricos, e respondem à aplicação de etileno, antecipando o amadurecimento. CORRETO

    B) Maracujá e uva são frutos climatéricos, e produtos como hidrocarbonetos podem ser utilizados para uniformizar o amadurecimento desses frutos. INCORRETO --> UVA É NÃO-CLIMATÉRICA

    C) Figo e laranja são frutos não climatéricos e apresentam produção autocatalítica de etileno. INCORRETO. NÃO apresentam produção autocatalítica de etileno

    D) Morango e banana são frutos não climatéricos, e as mudanças ligadas ao seu amadurecimento ocorrem de forma lenta e gradativa, enquanto esses frutos estão ligados à planta. INCORRETO. BANANA É CLIMATÉRICA

    E) Limão e maracujá são frutos climatéricos, e a sua respiração geralmente apresenta decréscimo gradual durante o amadurecimento. INCORRETO. LIMÃO É NÃO CLIMATÉRICO



ID
2774599
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
SES-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Associe os alimentos com suas respectivas faixas de atividade de água (aw).


aw Alimentos que se incluem nessa faixa
1. > 0,95 ( ) Maioria dos sucos de frutas concentrados, leite condensado
2. 0,95-0,91 ( ) Frutas, carnes e peixes
3. 0,91-0,87 ( ) Alimentos contendo 65% de sacarose ou 15% de NaCl
4. 0,87-0,80 ( ) Geleias
5. 0,80-0,75 ( ) Alimentos contendo 50% de sacarose ou 12% de NaCl

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.

Alternativas

ID
2875240
Banca
IDECAN
Órgão
UFPB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Constitui-se polpa de fruta como produto não fermentado, não concentrado, não diluído, obtido de frutos polposos, por meio de processo tecnológico adequado, com um teor mínimo de sólidos totais, derivada da parte comestível do fruto. O processamento de polpa de frutas congelada inclui sequências de etapas a serem seguidas, a fim de se obterem produtos com padrões de qualidade. Assinale alternativa correta com relação às etapas do processamento de polpa congelada.

Alternativas
Comentários
  • Recepção, Pré-lavagem/lavagem e sanitização/enxágue, Seleção/corte ou descascamento, Desintegração/despolpamento, Refinamento, Tanque de equilíbrio/Formulação, Envase e fechamento, Congelamento, Armazenamento.

    Letra C


ID
2875252
Banca
IDECAN
Órgão
UFPB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A elaboração dos sucos tem início com etapas preliminares de limpeza e lavagem, seleção e tratamentos específicos em função da fruta. Os tratamentos utilizados irão depender da fruta a ser processada, e os equipamentos dependerão da quantidade de frutas a ser processada, incluindo processos de automação. Assinale a alternativa INCORRETA com relação ao processamento de alimentos.

Alternativas
Comentários
  • Frutas de caroço (acerola, graviola, umbu, etc.): lavagem e remoção dos caroços com cortes na metade, em seguida, são pré-cozidos em água ou vapor e, geralmente, passam por despolpadeira.

    Morango, amora, framboesa: lavar e triturar.

    Resposta letra C

  • Lavar gêneros alimentícios com detergente e ainda com a justificativa de retirar agrotóxico. Desafio alguém achar isso em algum livro de Nutrição.

  • Desde quando detergente tira agrotóxicos? :/
  • Lavar com detergente???


ID
2911303
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

São alimentos que contêm alto teor de ácidos graxos saturados, monoinsaturados e poli-insaturados, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C


ID
2911312
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Castanhas, nozes e amendoins são alimentos que contêm alto teor de

Alternativas

ID
2911360
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

São exemplos de frutas com baixo, médio e alto índice glicêmico, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Frutas com BAIXO índice glicêmico(até 50):

    AMEIXA FRESCA, CEREJA, MAÇÃ, PÊRA, MELÃO, DAMASCO.

    Frutas com MÉDIO índice glicêmico(50-70):

    KIWI, LARANJA, PÊSSEGO, UVA, MORANGO.

    Frutas com ALTO índice glicêmico(>70):

    ABACAXI, BANANA, MANGA, MELANCIA, PAPAIA.


ID
2913241
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Com relação a goma guar hidrolisada (GGH), assinale a opção correta:

Alternativas

ID
2942143
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Para conservação de frutas que estavam prestes a sofrer deterioração na câmara de refrigeração do setor de nutrição e dietética do Restaurante Universitário da UFF, o nutricionista optou por colocar compotas de frutas diversas como sobremesa no almoço da UAN. A técnica de elaboração de compotas de frutas tem como objetivo:

Alternativas
Comentários
  • Atenção com a pegadinha, visto que aproveitamento integral dos alimentos é a utilização total do alimento e de todas as suas partes, como as cascas, folhas, sementes e talos, que geralmente são desprezados. Logo A, C e D podem ser imediatamente excluídas.

  • Olá!

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -Quem ESTUDA tem em suas mãos o poder de TRANSFORMAR não só a própria vida, como também das pessoas que lhe cercam.


ID
3072406
Banca
IF-RR
Órgão
IF-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

As frutas e seus derivados são de grande interesse no comércio nacional e internacional, a maturação ou amadurecimento é o processo pelo qual os frutos adquirem condições para serem consumidos. Analise as assertivas abaixo sobre os fatores que controlam a maturação das frutas.


I – Respiração climatérica: Fenômeno característico da maior parte das frutas, mas não de todas, que está relacionada com o aumento da atividade metabólica com alto incremento na produção de CO2.

II – O processo de maturação pode ser acelerado ou retardado, controlando a atmosfera de armazenamento.

III – O etileno é um gás utilizado para inibir a fase climatérica em inúmeros produtos antes de serem comercializados, visando aumentar a vida de prateleiras desses produtos.

IV – O armazenamento em atmosfera controlada combinada com controle de temperatura não promove o retardo da maturação por longos períodos de tempo.


Dentre as afirmativas, estão corretas

Alternativas
Comentários
  • O gás etileno faz com que as frutas amadureçam mais rápido.

    O armazenamento em atmosfera controlada combinada com controle de temperatura não promove o retardo da maturação por longos períodos de tempo. (O contrário)


ID
3200833
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pedra - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

 Leia as afirmativas a seguir:

I. A alimentação deve estar em desacordo com as necessidades de cada fase do curso da vida, devendo também desconsiderar as necessidades alimentares especiais do indivíduo.

II. Conforme a fruta amadurece, ela se torna mais doce porque a sacarose se transforma em glicose e frutose.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
3238219
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Uma forma de classificar os frutos é de acordo com suas atividades respiratórias, após a colheita, como sendo climatéricos e não-climatéricos. Qual das alternativas a seguir é classificada como climatérica?

Alternativas
Comentários
  • Frutos climatéricos e não-climatéricos. Existem dois tipos de frutos. Os que amadurecem depois de colhidos, chamados de frutos climatéricos, e os frutos que após a sua colheita apenas sofrem alterações degradantes, se colhidos verdes não amadurecem, aos quais chamamos de frutos não-climatéricos.

  • As climatéricas são as que sofrem o aumento na taxa respiratória e pela decomposição de certas estruturas celulares, como é o caso da banana, da maçã, do abacate, da pera, da goiaba, da manga, do mamão, do figo, do maracujá, do caqui, do damasco, do melão e da melancia

    As não climatéricas são frutas que devem ser colhidas apenas quando atingirem

    a maturidade, porque os processos bioquímicos são interrompidos após

    a colheita (ARAÚJO et. al., 2014), como, por exemplo, a uva e o morango.


ID
3395371
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Após a colheita, os frutos podem ser classificados de acordo com suas atividades respiratórias. Acerca desse assunto, julgue o item a seguir.


Frutos de respiração climatérica são aqueles cujo amadurecimento é acompanhado por um distinto aumento na atividade respiratória. A ocorrência desse fenômeno é observada em frutos, quando já estão fisiologicamente maduros.

Alternativas

ID
3395374
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Após a colheita, os frutos podem ser classificados de acordo com suas atividades respiratórias. Acerca desse assunto, julgue o item a seguir.


Os frutos não climatéricos são os que não apresentam aumentos na taxa respiratória pós-colheita.

Alternativas
Comentários
  • Os climatéricos = Amadurecem fora da planta mãe - Aumenta a taxa respiratória pós colheita


ID
3395377
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Após a colheita, os frutos podem ser classificados de acordo com suas atividades respiratórias. Acerca desse assunto, julgue o item a seguir.


Os não climatéricos são frutos que amadurecem mesmo depois de colhidos.

Alternativas
Comentários
  • Frutos não-climatéricos são aqueles que apresentam um declínio lento e constante de sua taxa respiratória após a colheita, independentemente do estágio de amadurecimento em que foram colhidos, pois produzem baixas quantidades de etileno. Frutos desse grupo não podem ser colhidos antes de sua maturação porque após sua colheita eles geralmente entram em processo de senescência.


ID
3395380
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Após a colheita, os frutos podem ser classificados de acordo com suas atividades respiratórias. Acerca desse assunto, julgue o item a seguir.


São exemplos de frutos climatéricos o limão, a banana e o morango.

Alternativas
Comentários
  • morango e limão são NÃO CLIMATÉRICOS

  • Frutos climatéricos são: tomate, kiwi, caqui, pêra, maracujá, pêssego, nectarina, ameixa, maça, abacate, melão, banana, manga, mamão, azeitona

  • São exemplos de frutos climatéricos o abacate, a banana, a manga, o mamão, a pêra e o maracujá...

    Os frutos não-climatéricos são os que não apresentam aumentos na taxa respiratória e na produção de etileno. Portanto, a respiração desses frutos geralmente apresenta decréscimo gradual durante o amadurecimento.

    ex: morango e limao


ID
3537556
Banca
IBADE
Órgão
IAPEN - AC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O açaí é um fruto típico da região amazônica, no qual ganhou atenção internacional por suas propriedades funcionais. Em sua composição existem compostos bioativos, os polifenóis, da classe dos flavonoides. Porém, um específico flavonóide tem prevalência no açaí, o tornando um potente antioxidante:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B - Antocianina

  • Antocianina: coloração azul, vermelho e violeta. Exemplos: repolho roxo, batata doce roxa, alho, etc.


ID
3554311
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Unaí - MG
Ano
2014
Disciplina
Nutrição
Assuntos

São medidas adotadas para aproveitar, ao máximo, o valor nutritivo dos alimentos, em especial das frutas e verduras, EXCETO

Alternativas

ID
3601123
Banca
ACAPLAM
Órgão
Prefeitura de Galinhos - RN
Ano
2010
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A Maçã é o nome dado ao fruto da macieira, árvore da família Rosaceae, pertencente ao género Malus. As variedades mais comuns são M. domestica e M. sieversii e respectivos híbridos. O consumo regular de maçã é excelente para se prevenir e manter a taxa de colesterol em níveis aceitáveis, com a ingestão recomendada de uma unidade por dia. Esse efeito é devido ao alto teor de pectina, encontrada na casca


Leia as alternativas abaixo: 
I – A pectina é classificada como fibra insolúvel, encontrada em grande quantidade nas frutas verdes; 
II – Os ácidos pécticos encontrados na maça madura são ótimos para a obtenção de geléia; 
III – Para a obtenção da géleia é necessário a presença de açúcar e de um meio ácido; 
IV – A poligalacturonase é a enzima responsável pela degradação da pectina em ácidos pécticos Após ler as alternativas acima, assinale a alternativa que contém somente afirmações verdadeiras:

Alternativas
Comentários
  • As frutas destinadas à fabricação de geléia devem estar suficientemente maduras, quando apresentam seu melhor sabor, cor e aroma e são ricas em açúcar e pectina. Frutas ligeiramente verdes tem maior teor de pectina que as muito maduras, pois conforme ocorre o amadurecimento da fruta, a pectina decompõe-se em ácido péctico, não formando gel. Para conciliar estas características desejáveis recomenda-se a utilização de uma mistura contendo frutas maduras com melhor aroma, sabor e cor com frutas mais verdes que possuem maiores teores de pectina. As frutas mais indicadas para o processamento de geléias são aquelas ricas em pectina e ácido, porém pode ser feita a complementação destes componentes com ácido ou pectina comercial.

    MANUAL PARA PRODUÇÃO DE GELÉIAS DE FRUTAS EM ESCALA INDUSTRIAL.

    https://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Repositorio/doc29-1998_000gc3pmnuc02wx5ok01dx9lcy4av4k9.pdf


ID
3712414
Banca
AOCP
Órgão
IF-BA
Ano
2016
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Por serem produtos altamente perecíveis, frutas e hortaliças devem ser manuseadas adequadamente para estender sua vida útil. Quanto aos procedimentos adequados na pós-colheita de frutas e hortaliças, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • B) A umidade relativa do ar (UR %) é um parâmetro que deve ser controlado, pois, caso ele seja muito baixo, pode promover a transpiração excessiva dos vegetais e, caso seja muito alto, pode facilitar a contaminação microbiana.

  • D Geralmente, o armazenamento de vegetais em atmosfera modificada ocorre em ambiente rico em etileno, gás importante para retardar a maturação dos vegetais.

    ERRADA , O GÁS DE ETILENO É EMPREGADO NO PROCESSO DE AMADURECIMENTO DAS FRUTAS (VERDE) PÓS COLHEITA.


ID
3742009
Banca
Avança SP
Órgão
Prefeitura de Pereiras - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Como se sabe, as frutas podem ser classificadas de acordo com o teor de glicídio. As frutas do grupo A contém de 5 a 10% de glicídio e as do grupo B possuem de 15 a 20%. São representantes desse último grupo:

Alternativas
Comentários
  • CLASSIFICAÇÃO:

    Classificação segundo o teor de

    Glicídios:

    Teor varia entre 5% e 20% →

    agrupam-se em 2 grupos:

    Frutas Grupo A: 5%- 10% de

    carboidratos.

    EXEMPLO:

    5% - abacaxi, melão e

    morango.

    10% - laranja, maracujá e

    pêssego.

    Frutas Grupo B: 15% - 20% de

    carboidratos.

    EXEMPLO:

    15% - ameixa, amora, cereja,

    capuaçu, damasco, maçã,

    manga, mamão, pêra, abacate

    (16% gordura)

    20% - banana, caqui, uva,

    nêspera

  • Maça e Pera


ID
4825363
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Sertânia - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. Conforme a fruta amadurece, ela se torna mais doce porque a sacarose se transforma em glicose e frutose.

II. Os aminoácidos se unem em longas cadeias, em várias estruturas geométricas e combinações químicas, para formar as proteínas específicas.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  •  Conforme a fruta amadurece, ela se torna mais doce porque a sacarose se transforma em glicose e frutose.

    II. Os aminoácidos se unem em longas cadeias, em várias estruturas geométricas e combinações químicas, para formar as proteínas específicas.


ID
5090683
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Os frutos do morangueiro (Fragaria × ananassa Duch.) são altamente perecíveis devido à sua composição química e à sua elevada taxa respiratória. O tempo entre a colheita e o consumo, em ótimas condições de manipulação, é de 5 a 7 dias, aproximadamente. Microrganismos deteriorantes e patogênicos, naturalmente presentes, podem ser responsáveis tanto pela deterioração da qualidade físico-química do fruto como pelo risco à saúde dos consumidores.

Hanna Alves et al. Aspectos microbiológicos e físico-químicos
de morango exposto ao gás ozônio em diferentes concentrações
durante o armazenamento. In: Brazilian Journal of Food
Technology, vol. 22, Campinas, 2019 (com adaptações).

Acerca de aspectos relativos ao morango, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Trata-se de questão que exige do aluno conhecimentos acerca do morango. Vamos a análise das alternativas:

    A) ERRADO – a irradiação ionizante, na forma de raios gama, elimina grande parte dos microrganismos patogênicos.

    B) CERTO – o potencial antimicrobiano do ozônio gasoso é atribuído à sua capacidade de promover ruptura do envoltório celular dos microrganismos, com posterior dispersão dos constituintes citoplasmáticos.

    C) ERRADO – a despectinização constitui uma etapa básica na produção de suco de morango concentrado e clarificado.

    D) ERRADO – o armazenamento de morangos em atmosfera de gás carbônico possibilita o aumento da vida útil e não modifica cor e sabor dos frutos.

    E) ERRADO – estratégias para aumentar a vida útil do morango fresco consistem no controle da temperatura de refrigeração e acondicionamento em atmosfera de gás carbônico.

    Gabarito do Professor: Letra B.



ID
5217985
Banca
IDHTEC
Órgão
Prefeitura de Maragogi - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

São alimentos com maior produção de Ocratoxina A, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Ocratoxina A é uma micotoxina produzida por algumas espécies de fungos. Ela é um agente cancerígenos e leva o desenvolvimento de tumores nos rins. Alimentos que podem está susceptíveis a esses fungos são: milho, cereais, cevadas, soja, ovo de galinha, cacau, arroz e trigo.

  • A ocratoxina A é uma micotoxina produzida por algumas espécies de fungos filamentosos pertencentes ao género Aspergillus e Penicillium e é, entre todas as ocratoxinas, a mais tóxica e a mais relevante

  • ocratoxina A infecta uma grande variedade de alimentos crus e processados. A contaminação com ocratoxina foi encontrada em alimentos secos, incluindo nozes, feijão, frutas e peixes. Pode infectar culturas de trigo e cevada e também foi encontrada em aves e porco.


ID
5232415
Banca
IDHTEC
Órgão
Prefeitura de Macaparana - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Referente a minerais na tecnologia de Frutas e Hortaliças é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • E- Vegetais verdes (clorofila) em contato com o cobre ficam com tonalidades verde BRILHANTE.


ID
5276647
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O processo de sulfitação e/ou sulfuração é uma operação realizada após o descascamento ou corte de frutas. Nas frutas desidratadas, esse processo tem como objetivo

Alternativas