SóProvas


ID
37144
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2009
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Julgue (C ou E) os itens que se seguem, relativos à Conferência de Yalta, que, realizada em fevereiro de 1945, reuniu Roosevelt, Stalin e Churchill.

Em Yalta, houve acordo quanto às zonas de ocupação da Alemanha derrotada.

Alternativas
Comentários
  • Berlin foi dividida lembra!?
  • Gabarito incorreto. A Conferência de Yalta definiu algumas novas fronteiras no Velho Continente, porém foi a Conferência de Potsdam que efetivamente trouxe à tona as formas pelas quais a Alemanha derrotada seria administrada pelos Aliados. Ou seja, o item está Errado.

  •  Para evitar confusão, sistematizando foram realizados alguns acordos no final da II Grande Guerra:

    1) Declaração de Cairo - 1943:  destinada a discutir o destino do Império Japonês. Participou Rossevelt, Churchill e Chiang Kai-Shek. Acordado que todos os territórios tomados à China pelo Japão fosse restituído à China (exceto a Coréia - Chôsen). Japão fosse despojado de todas as ilhas do Pacífico de que se apossaram desde 1914.

    2) Declaração de Teerã - 1943: Rossevelt, Churchill e Stalin concordaram com a paz nas nações com discursos do tipo:   que se "banisse por muitas gerações o flagelo e o terror da guerra" , haveria o dia "em que todos os povos da terra poderão vever livres, desconhecendo a tirania, e de acordo com os seus diferentes desejos e as suas próprias consciências".

    3) Acordo de Ialta (YALTA) - 1945. Rossevelt, Churchill e Stalin foram a Criméia. No final este haviam decidido um acordo sobre os planos para a derrota da Alemanha, tais como: rendição incodicional, métodos de controle das nações do Eixo e seus satélites após Guerra. Além disso  concordou-se que a sobre manter territórios incorporados à União Soviética em consequência do acordo de Ribbentrop-Molotv de 1939. Além de uma reorganização do países do leste europeu. 


    4) Declaração de Postdam: Stalin, Churchill (substituído após por Clement Attlee), Truman reuniram no subúrbio de Berlim (postdam). As cláusulas foram:
    - Alemanha privada de extensas partes do seu território
    - Prússia Oriental dividida em duas partes que do norte iria para Rússia e a do sul para Polônia (que recebeu a cidade livre de Danzig)
    - Poder militar alemão totalmente destruído.
    - Poder industrial reduzido e sistema econômico descentralizado
    - Pagamento de reparações sob forma de produtos
    - País dividido em quatro zonas de ocupação 

    FONTE: Burns, História da Civilização Ocidental.-

    No livro de Norman Lowe - História do Mundo contemporâneo afirma que em Yalta a Alemanha seria dividida em zonas de ocupação e em Postdam houve questionamentos eram se, ou quando as quatro zonas poderiam voltar a se juntar para formar um país unificado.



  • O gabarito NÃO está errado! Os fundamentos da divisão da Alemanha em zonas de ocupação e da criação dos setores de ocupação de Berlim foram estabelecidos em Yalta. Em Potsdam, esses acertos foram confirmados e admitiu-se a França como potência ocupante no Conselho Interaliado.


    (Demétrio Magnoli - O Mundo Contemporâneo; página 89) 

  • http://en.wikipedia.org/wiki/Yalta_Conference#Key_points
    De fato, em Ialta foi decidida a divisão da Alemanha em 4 zonas, como versa o Wikipedia em inglês: 
    Key points

    Key points of the meeting are as follows:

    Agreement to the priority of the unconditional surrender of Nazi Germany. After the war, Germany and Berlin would be split into four occupied zones. Stalin agreed that France might have a fourth occupation zone in Germany and in Austria but it would have to be formed out of the American and British zones.
  • Yalta confirma o que foi decidido em Teerã, ou seja, "Roosevelt propôs a criação de cinco Estado na Alemanha. Churchill concordou..." "A Conferência de Yalta, em fev. de 1945, consagrou a divisão que se desenhara anteriormente entre os aliados ocidentes e a União Soviética".
  • 1) Declaração de Cairo - 1943: destinada a discutir o destino do Império Japonês. Participou Rossevelt, Churchill e Chiang Kai-Shek. Acordado que todos os territórios tomados à China pelo Japão fosse restituído à China (exceto a Coréia - Chôsen). Japão fosse despojado de todas as ilhas do Pacífico de que se apossaram desde 1914.

    2) Declaração de Teerã - 1943: Rossevelt, Churchill e Stalin concordaram com a paz nas nações com discursos do tipo: que se "banisse por muitas gerações o flagelo e o terror da guerra" , haveria o dia "em que todos os povos da terra poderão vever livres, desconhecendo a tirania, e de acordo com os seus diferentes desejos e as suas próprias consciências".

    3) Acordo de Ialta (YALTA) - 1945. Rossevelt, Churchill e Stalin foram a Criméia. No final este haviam decidido um acordo sobre os planos para a derrota da Alemanha, tais como: rendição incodicional, métodos de controle das nações do Eixo e seus satélites após Guerra. Além disso concordou-se que a sobre manter territórios incorporados à União Soviética em consequência do acordo de Ribbentrop-Molotv de 1939. Além de uma reorganização do países do leste europeu. 

    4) Declaração de Postdam: Stalin, Churchill (substituído após por Clement Attlee), Truman reuniram no subúrbio de Berlim (postdam). As cláusulas foram:

    - Alemanha privada de extensas partes do seu território

    - Prússia Oriental dividida em duas partes que do norte iria para Rússia e a do sul para Polônia (que recebeu a cidade livre de Danzig)

    - Poder militar alemão totalmente destruído.

    - Poder industrial reduzido e sistema econômico descentralizado

    - Pagamento de reparações sob forma de produtos

    - País dividido em quatro zonas de ocupação 

  • Conferência de Yalta

    Em fevereiro de 1945, quando as forças do Eixo já estavam praticamente abatidas, as forças aliadas reuniram-se para reafirmar o princípio de autodeterminação dos povos e o favor à expansão de regime de caráter democrático na Conferência de Yalta. As zonas de influência previamente conversadas em Teerã tiveram confirmação e, desse modo, já era possível reconhecer previamente o desenvolvimento de uma ordem bipolar protagonizada pelos Estados Unidos e a União Soviética.