SóProvas


ID
3719551
Banca
UECE-CEV
Órgão
Prefeitura de Amontada - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Quanto à aplicação da teoria da imprevisão nos contratos administrativos, pode-se afirmar corretamente que o fato da administração

Alternativas
Comentários
  • TEORIA DA IMPREVISÃO

    São eventos fortuitos que alteram o estado de fato vigente à época da estipulação do contrato. São eles:

    Caso fortuito e força maior

    Fato do príncipe

    Fato da Administração

    Interferências imprevistas

    a) Caso fortuito e força maior. (Art. 78 XVII)

    Somente irá ocorrer a rescisão quando não for possível garantir a continuidade de sua execução.

    b) Fato de Príncipe. (Previsão em Art. 65, II d)

    Toda determinação estatal, positiva ou negativa, geral, imprevista e imprevisível, que onera substancialmente a execução do contrato administrativo. Alcança todos os administrados.

    c) Fato da Administração. (Art. 78 XIV, XV e XVI).

    Difere do fato de príncipe, pois esta está especificamente relacionada ao contrato. É o descumprimento pela Administração das suas obrigações.

    90 dias = Atraso dos pagamentos devidos pela Administração

    120 dias = Determinação de suspensão da execução do contrato administrativo

    A não liberação de área, local ou objeto para execução de obra, serviço ou fornecimento.

    d) Interferências Imprevistas.

    Ocorrências materiais não cogitadas pelas partes na celebração do contrato, mas que surgem na sua execução de modo surpreendente e excepcional, dificultando e onerando extraordinariamente o prosseguimento e a conclusão dos trabalhos;

  • Teoria da Imprevisão

    Fato do Príncipe

    Atos gerais do estado que oneram o contrato de forma indireta/reflexa

    letra a

    Interferências Imprevisíveis

    Ocorrências preexistentes, descobertas na execução contratual, que oneram, mas não impedem a conclusão dos trabalhos

    letra b

    Caso Fortuito ou força maior

    Eventos da natureza ou de atos de terceiros, de caráter extraordinário, imprevisível e inevitável, que oneram ou impedem a execução contratual.

    Fato da Administração

    Ações ou omissões do estado que atingem o contrato de forma direta e específica

    letra d

    Fonte: Prof. Herbert Almeida - Lei 8.666 Atualizada e Esquematizada

  • →Fato da administração – quando a atuação específica do Poder Público atingir diretamente o contrato, retardando ou impedindo sua execução.

    →Fato do príncipe – o desequilíbrio contratual também é causado pelo poder público e, por esta atuação, haverá necessidade de recomposição do preço. Ocorre que, neste caso, há uma atuação extracontratual (geral e abstrata) do ente estatal que termina por atingir diretamente a relação contratual.

  • A teoria da imprevisão dos contratos administrativos é a teoria segundo a qual o contrato pode ser encerrado ou alterado em razão da ocorrência de fatos novos e imprevisíveis.

    Ocorre fato da administração, na perspectiva da teoria da imprevisão, quando o fato imprevisível que altera o equilíbrio do contrato é provocado pela própria Administração Pública.

    O fato da administração é a ação ou omissão do Poder Público que tem relação direta com o contrato e inviabiliza sua execução ou o torna excessivamente oneroso. A Lei nº 8.666/1993, em seu artigo 78, incisos XIII a XVI, prevê fatos da administração que podem ensejar a rescisão do contrato.

    O fato da administração não se confunde com o fato do princípio que são ações ou omissões estatais que não tenham relação direta com o contrato, mas que tornem sua execução impossível ou excessivamente onerosa. O fato do princípe é equiparado pela Lei nº 8.666/1993 ao caso fortuito e a força maior, nos termos do artigo 65, “d", da Lei nº 8.666/1993.

    Vejamos as alternativas da questão:

    A) ocorre quando determinação estatal, sem relação direta com o contrato administrativo, atinge-o de forma indireta, tornando sua execução demasiadamente onerosa ou impossível.

    Incorreta. A alternativa descreve o fato do príncipe e não o fato da administração.

    B) corresponde a situações já existentes à época da celebração do contrato, mas passíveis de ser descobertas apenas durante sua execução, causando desequilíbrio ao contrato.

    Incorreta. Situações já existentes à época da celebração do contrato não são fato novo que configure fato da administração.

    C) equivale à definição de força maior ou caso fortuito.

    Incorreta. A lei equipara o fato do princípio e não o fato da administração à força maior e ao caso fortuito.

    D) é a ação ou omissão do Poder Público contratante que atinge diretamente o contrato, inviabilizando ou retardando seu cumprimento ou tornando-o exageradamente oneroso.

    Correta. A alternativa define corretamente o fato da administração.

    Gabarito do professor: D.

    Observação ! Em 1º de abril de 2021 foi publicada nova lei de licitações e contratos públicos (Lei nº 14.133/2021). A nova lei, embora já esteja em vigor, não revogou imediatamente a Lei nº 8.666/1993 que permanecerá vigente pelo prazo de dois anos a contar da edição da nova lei. Assim, nesse período, a Lei nº 8.666/1993 ainda poderá ser objeto de questões de concurso público. A questão cima é de 2016, logo, deve ser respondida com base nas disposições da lei de 1993.