SóProvas


ID
3720448
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A Arquivologia enquanto ciência é regida por princípios que estabelecem os seus fundamentos teóricos e conceituais. Qual princípio arquivístico, cuja natureza disciplinar é exclusivamente a própria arquivística, serve de base para os demais princípios arquivísticos, além de estabelecer critérios básicos para a organização de Arquivos?

Alternativas
Comentários
  • GAB. A

    PRINCIPIO QUE REGE A ARQUIVOLOGIA É A PROVENIÊNCIA.

    >> Ele afirma que os documentos e arquivos originários de uma pessoa ou instituição devem manter sua individualidade, não podendo ser misturados com os arquivos de origem diversa. .

    FONTE;GRAN CURSOS

  • Os princípios fundamentais da arquivologia são:

    - Princípio da Proveniência: O arquivo produzido por uma entidade não deve ser misturado aos arquivos de outras unidades geradoras. Deve ser considerado em todas as fases.

    - Princípio do Respeito pela Ordem Original: Determina que o arquivo deve conservar o arranjo dado pela entidade produtora.

    - Princípio da Organicidade: Determina que relações administrativas orgânicas se refletem nos conjuntos documentais. A organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, as funções e a atividades da entidade produtora.

    - Princípio da Unicidade: Determina forma, gênero, tipo ou suporte; os documentos de arquivo conservam seu caráter único em função do contexto em que foram produzidos. 

    - Princípio da Indivisibilidade ou integridade: Determina que os fundos de arquivo devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida. 

    fonte: https://concurseria.com.br/wp-content/uploads/2017/11/Arquivologia-Princ%C3%ADpios-fundamentais.pdf

  • GABARITO: LETRA A

    Quando o arquivista trata de documentos, ele obedece ao princípio básico da Arquivologia chamado proveniência dos arquivos (ou respect des fonds ou provenanceo arquivo produzido por uma entidade não deve ser misturado aos de outras entidades geradoras. O princípio da proveniência deve ser observado na organização dos arquivos correntes, intermediários e permanentes (ele é considerado a base da arquivística).

    FONTE: Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.

  • Resolução: sem o princípio da proveniência, a aplicação dos outros princípios seria impossível, pois é ele quem delimita o conjunto documental que será o objeto de aplicação dos outros princípios. Em outras palavras, o princípio da proveniência diz que os documentos de uma instituição devem permanecer junto a ela, não se misturando aos documentos de outras instituições. Nesse sentido, os princípios devem ser aplicados nesse conjunto documental especificamente, mantendo a relação de organicidade e dando sentido a aplicação do restante dos princípios.

    Resposta: A

  • Princípio da Proveniência, também conhecido como ''Respeito aos Fundos''

  • PROVENIÊNCIA: os documentos e arquivos originários de uma pessoa ou instituição devem manter sua individualidade, não podendo ser misturados com os arquivos de origem diversa.

    GAB. A

  • PROVENIÊNCIA: os documentos e arquivos originários de uma pessoa ou instituição devem manter sua individualidade, não podendo ser misturados com os arquivos de origem diversa.

    GAB. A

  • Princípio da Proveniência, também pode ser chamado de princípio do Respeito aos fundos, ele é ligado à organização dos documentos. (Não podem ser misturados)

  • Gabarito: Proveniência.

    Pode-se dizer que é o princípio basilar da arquivologia.

    Obs: A Teoria das Três Idades não é um princípio.

  • Princípio da proveniência ou respeito aos fundos!

    Não mistura se não vira bagunça, ou seja, esse princípio é a base da organização de um arquivo.

  • PROVENIÊNCIA: os documentos e arquivos originários de uma pessoa ou instituição devem manter sua individualidade, não podendo ser misturados com os arquivos de origem diversa.

    Teoria das três idades é evolução:

    Nas instituições públicas, predomina um modelo de sistema de arquivos em que o documento público é controlado desde a sua produção.

    1º Idade ou Corrente: documentos em curso (em uso) ou consultados frequentemente.

    2º Idade ou Intermédiario: Não consultados frequentemente. Não há necessidade de serem conservados próximos. Permânencia é transitória/temporária.

    3º Idade ou Permanente : Perderam todo valor de natureza administrativa e que se conservam em razão de seu valor histórico ou documental. São os arquivos propriamente ditos, pois ali os documentos são arquivados de forma definitiva.

  • 1) Princípio da proveniência: Princípio básico da Arquivologia segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras. Também chamado de princípio do respeito aos fundos.

  • Princípios da Arquivologia: é santinha do P-I-U O-C-O(lembre-se da expressão popular)

    Proveniência (respeito aos fundos);

    Indivisibilidade ou integridade;

    Unicidade;

    Organicidade;

    Cumulatividade;

    Ordem original

  • Gabarito:A

    A Proveniência.(os documentos de uma instituição não devem se misturar com os de outra)

    B Territorialidade.( os documentos deverão ser arquivados no território onde foram produzidos.)

    C Ciclo Vital.(corrente, intermediária, permanente até eliminação ou guarda permanente)

    D Teoria das Três Idades.( Explica o ciclo vital)

    E Autenticidade(qualidade de um documento ser exatamente o que foi produzido, não tendo sofrido alteração, corrompimento e adulteração.)