SóProvas


ID
3720526
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

De acordo com a RDC n° 67/2007 e padronização de técnicas e controle de qualidade, assinale a alternativa correta sobre a água utilizada na farmácia magistral.

Alternativas
Comentários
  • Não encontrei esta informação na rdc 67, sobre os limites de contaminantes para a água.

  • RDC 67/2007:

    Água purificada: é aquela que atende às especificações farmacopéicas para este tipo de água.

    Tirei da Farmacopéia 5ª edição - não tive acesso a 6ªed, mas ela foi publicada após essa prova, então conta a 5ªed ainda....não específica qual bactéria:

    Água purificada (AP): É empregada como excipiente na produção de formas farmacêuticas não parenterais e em formulações magistrais, desde que não haja nenhuma recomendação de pureza superior no seu uso ou que não necessite ser apirogênica. Também, pode ser utilizada na lavagem de material, preparo de soluções reagentes, meios de cultura, tampões, diluições diversas, microbiologia em geral....

    Minimamente, é caracterizada por condutividade de 0,1 a 1,3 mS/cm a 25,0 °C (resistividade > 1,0 MW-cm) e COT < 0,50 mg/L, endotoxinas < 0,25 UI de endotoxina/mL e contagem total de bactérias < 100 UFC/mL, a não ser que especificado de forma diferente.

    O termo ''bactérias heterotróficas'' inclui todas as bactérias que usam nutrientes orgânicos para o crescimento. Essas bactérias estão presentes em diversos tipos de ambientes, inclusive na água. Dentro dessa definição, está incluso o grupo dos coliformes (Escherichia, Klebsiella,Enterobacter, Citrobacter, Serratia)

    Ainda na Farmacopéia:

    Água para Injetáveis (API) Água para Injetáveis é utilizada como excipiente na preparação de produtos farmacêuticos parenterais de pequeno e grande volume, na fabricação de princípios ativos de uso parenteral, de produtos estéreis, demais produtos que requeiram o controle de endotoxinas e não são submetidos à etapa posterior de remoção, bem como na limpeza e preparação de processos, equipamentos e componentes que entram em contato com as formas parenterais na produção de fármacos. Essa modalidade engloba, também, a água esterilizada para injeção, utilizada na administração parenteral e a água estéril para injeção, que é embalada em frasco hermético e esterilizada por tratamento de calor.

    A água para injetáveis deve atender aos ensaios físico químicos preconizados para a água purificada, além dos testes de contagem total de bactérias < 10 UFC/ 100 mL, esterilidade, particulados e de endotoxinas bacterianas, cujo valor máximo é de 0,25 UI de endotoxina/mL.

    Pra mim que a correta teria que ser a E, não a B como marca o gabarito

  • Não pode ser a letra E, pois a farmacopeia utilizada desde 2019 é a VI edição.

  • A - 7.5.2.2. Devem ser feitos testes físico-químicos e microbiológicos da água purificada, no mínimo mensalmente, com o objetivo de monitorar o processo de obtenção de água, podendo a farmácia terceirizá-los.

    B - "Contagem do número total de bactérias heterotróficas (5.5.3.6.1). Cumpre o teste. No máximo 100 UFC/mL" FB 6ªEd. pg 113 GABARITO

    C - 7.5.1.4. Devem ser realizadas, no mínimo, as seguintes análises: a) pH; b) cor aparente; c) turbidez; d) cloro residual livre; e) sólidos totais dissolvidos; f) contagem total de bactérias; g) coliformes totais; h) presença de E. coli.; i) coliformes termorresistentes

    D - 7.5.1.3 Devem ser feitos testes físico-químicos e microbiológicos, no mínimo a cada seis meses, para monitorar a qualidade da água de abastecimento, mantendo-se os respectivos registros. As especificações para água potável devem ser estabelecidas com base na legislação vigente.

    E -  As especificações para água potável devem ser estabelecidas com base na legislação vigente.