SóProvas


ID
3720595
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Em sentido amplo, o controle interno inclui controles classificados em contábeis e administrativos. Sendo assim, os relatórios de desempenho elaborados pelos gestores de uma organização empresarial são controles internos classificados como:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    A Exposição de Normas de Auditoria nº 29 (ENA 29) estabelece que o sistema de controle interno de uma empresa se decompõe em dois grupos de controle: os de natureza contábil e os de natureza administrativa.

    Os controles administrativos compreendem o plano de organização, os sistemas, métodos e procedimentos pela direção com a finalidade de contribuir para:

    – eficiência e eficácia operacional;

    – obediência a diretrizes, políticas, normas e instruções da administração.

    Exemplos:

    – programas de treinamento e desenvolvimento de pessoal;

    – métodos de programação e controle de atividades;

    sistemas de avaliação e desempenho;

    – estudos de tempos e movimentos.

    Controles Internos. Disponível em: <https://portaldeauditoria.com.br/controle-interno/>

    Se meu comentário estiver equivocado, por favor me avise por mensagem para que eu o corrija e evite assim prejudicar os demais colegas.

  • Gab. Letra C

    controle interno de natureza contábil compreende o plano de organização e todos os procedimentos diretamente relacionados com a consistência e a fidedignidade dos registros contábeis. (salvaguarda de ativos, veracidade componentes patrimoniais, conformidade do registro contábil, informação oportuna e adequada, segregação de funções...).

    controle interno de natureza administrativa inclui controles como verificação física, controle de contratos, convênios, ações desenvolvidas, retenções e recolhimento de tributos, a eficiência operacional buscada, a estrutura organizacional, delegação de autoridade, instruções escritas...

  • Fala pessoal! Tudo beleza com vocês? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre controles internos segundo a doutrina.

    O que esta questão cobra é a distinção entre controles contábeis e controles administrativos.

    Os controles contábeis compreendem o plano de organização e todos os métodos e procedimentos relacionados com a salvaguarda dos registros contábeis. Exemplos destes controles são os sistemas de conferência, de aprovação e autorização, segregação de funções e auditoria interna.

    Já os controles administrativos são os relacionados com o plano de organização e os métodos e procedimentos relacionados com a eficiência das operações, a política de negócios da empresa e, indiretamente, os registros financeiros. São exemplos destes controles as análises estatísticas, o treinamento de pessoal, o controle de qualidade, os relatórios de desempenho e as variações entre os valores orçados e os incorridos.

    Portanto, os relatórios de desempenho são controles administrativos. Assim como qualquer outro controle administrativo, eles possuem relação com a eficiência operacional da entidade.


    Gabarito do Professor: Letra C.