SóProvas


ID
3720613
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

O planejamento da auditoria é uma etapa de extrema importância para o trabalho do auditor, justamente por permitir que as metas pré-estabelecidas sejam alcançadas a contento. Sendo assim, o auditor deverá estudar as áreas da empresa que irá auditar. Tomando-se com base essas afirmações, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gab. Letra D

  • De onde saiu isso?

  • Questão fraca, banca pior ainda.

    Tentou utilizar exemplos do que seria relevante para um auditor considerar em seus trabalhos de planejamento de auditoria.

    Nesse sentido, a Letra D é a que não tem lógica, pois um trabalho na área financeira não pode ser considerado relevante ou não apenas com base em pagamentos do exterior. Isso seriam premissas deveras aleatórias e sem nexo.

  • A- Certo. Políticas salariais como bônus por resultado podem criar pressões e incentivos adversos, como a tentativa de se maquiar a contabilidade inflando resultados para se fazer jus a gratificações etc. Isso não é uma verdade absoluta; mas, hipoteticamente, é possível, logo merece alguma consideração.

    B – Certo. Toda entidade está sujeita ao risco de negócio (RN): risco de falhar, de ser processada, perder reputação, ser penalizada por órgão regulador, Fisco etc. O RN pode criar pressões, incentivos, ameaças etc. Logo, merece consideração.

    C – Certo. As DC são matéria prima da auditoria. Não faz sentido auditar um “vazio” sem DC, embora faça sentido iniciar a auditoria antes das DC, baseando-se na própria contabilidade: razão, diário, balancetes mensais etc. Está razoável a assertiva, embora pudesse ser melhorada para que não se pense que o auditor só inicia os trabalhos após o fechamento das DC.

    D – Errado. A relevância reflete a materialidade e importância do fato. Independe de ter origem no Brasil ou exterior.

    E - Certo. Distorções significativas entre orçado x real podem servir de indícios para aprofundamentos sobre o fato. Ex.: uma fraude, superfaturamento etc. Logo, merece consideração.