SóProvas


ID
3722158
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Os documentos empresariais servem como base para tomada de decisões, podem servir de provas legais e, ainda, mantêm registrada a história da organização. A respeito dos processos de arquivística, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Arquivo Intermediário

    Conjunto de documentos originários de arquivos correntes, com uso pouco freqüente, que aguardam, em depósito de armazenamento temporário, sua destinação final.

    Fonte: http://www.arquivopublico.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=24

    gab. E

    Bons Estudos

  • GABARITO: LETRA E

    Devem ser classificados como arquivos intermediários aqueles que geralmente não são consultados com grande frequência, mas servem de modelos ou comprovantes e podem ser solicitados a qualquer momento.

    Os Arquivos empresariais são compostos por documentos que registram decisões e ações concretizadas em nome da organização, portanto são materiais com informação efêmera e sem relevância. Esses tipos de arquivos descritos possuem EXTREMA IMPORTÂNCIA E COM INFORMAÇÕES DE LONGO TEMPO.

    Efêmero = Passageiro,temporário. / Sem relevância= Sem importância.

    O arquivo denominado PDF/A (Portable Document Format/Archive) é considerado um formato informal para a gestão eletrônica de documentos. Considerado FORMAL e de muita utilização.

    Os chamados arquivos de primeira idade são os documentos que estão classificados para guarda permanente, por motivos legais, e que não são consultados com frequência. Os arquivos que são classificados para guarda permanente são arquivos de TERCEIRA IDADE.

    Os chamados arquivos de terceira idade compreendem, de forma restrita, aqueles que servem de provas judiciais. Esses arquivos não são catalogados, por motivo de segurança, e o seu valor tem característica alienável..São INALIENÁVEIS E IMPRESCRITÍVEIS.

  • GABARITO: LETRA E

    Arquivo intermediário ou de segunda idade – guarda documentos que não são consultados mais com tanta frequência, e que aguardam a sua destinação final em depósito de armazenamento temporário, ou seja, se serão guardados permanentemente ou se serão eliminados após determinado tempo. Também chamado de pré-arquivo, os documentos ficam alocados geralmente distantes dos escritórios de trabalho (local afastado). Apesar de menos consultados, quando houver necessidade precisam estar acessíveis para o administrador (órgão produtor). Ainda possuem valor primário.

    FONTE:  Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.

  • Resolução:

    a) Toda informação possui valor em algum momento do ciclo documental. Se ela tornou-se efêmera e sem relevância, vai depender da análise desse momento. Não é possível, portanto, fazer juízo de valor sobre os documentos. Errada.

    b) Na verdade o PDF/A possui valor formal, por ser um documento que pode ser visualizado independente do software em que foi criado. Errada.

    c) Os arquivos de primeira idade são os correntes. Esses documentos são consultados com grande frequência por estarem servindo às funções pelas quais foram criados. Errada.

    d) Os documentos de terceira idade são catalogáveis e também são inalienáveis. Errada.

    e) Os arquivos intermediários armazenam os documentos que já cumpriram suas funções primárias, mas que ainda podem ser úteis. Além disso, após cumprirem o prazo que a tabela de temporalidade determina, esses arquivos podem ser eliminados ou guardados permanentemente. Certa.

    Resposta: E

  • Questão mel na chupeta

  • Ø TEORIA DAS 3 IDADES – É o modelo predominante de sistema de arquivos, que diz que Nas instituições públicas, documento público é controlado desde a sua produção, . Nesse modelo em que se distinguem 3 etapas quanto aos documentos:

    1ª idade /Corrente: documentos em tramitação ou frequentemente usados; uso administrativo, fiscal e/ou jurídico; precisam ficar próximos ao seu produtor/acumulador; valor primário; configuração pode ser

    ·       central / geral (reúne todos os documentos da instituição num só lugar) ou

    ·       setorial (mantém os documentos próximos dos seus produtores).

    2ª idade /Intermediário ou: consultados ocasionalmente(servem de modelos ou comprovantes e podem ser solicitados a qualquer momento.) e originários dos arquivos correntes; aguardam o término do seu prazo precaucional para eliminação ou encaminhamento ao arquivo permanente; ainda possuem valor primário; chamado de pré-arquivo;

    3ª idade/ Permanente: valor secundário; probatório / informativo; fonte para História, Cultura ou Memória; perderam todo o o produtor perde sua custódia e o documento passa a ser de livre consulta para qualquer cidadão sem necessidade de permissão ou autorização. .São INALIENÁVEIS E IMPRESCRITÍVEIS

  • Finalmente uma que faz sentido.