SóProvas


ID
3722740
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

A retirada de órgãos, conforme a técnica de Virchow, ocorre de que maneira?

Alternativas
Comentários
  • LETRA E

    técnica de Virchow verá que os órgãos são removidos um a um, começando no crânio e descendo até os órgãos torácicos, abdominais e cervicais.

    Em outras palavras, pode seguir uma abordagem de cima para baixo.

  • As técnicas tradicionais de autópsia costumam ser variações das técnicas de Virchow, Ghon ou Letulle. Pelo método de Virchow, todos os órgãos são retirados individualmente. Quando adotado o estudo dos órgãos pelo método de Ghon ou Letulle haverá a extração dos órgãos em blocos. Nos Institutos Médico Legais (IML) a técnica de Virchow é a mais comum.

    FONTE: https://pebmed.com.br/necropsia-conheca-as-principais-tecnicas-tradicionais-e-a-virtopsia/

  • Técnicas para a retirada de órgãos (que já caíram em provas de concursos):

    WIRCHOW: Órgãos retirados de um a um.

    LETULLE: Órgãos retirados em um só bloco.

    GHON: Órgãos retirados em blocos separados.

    ROKITANSKY: Dissecção "in sito". (técnica já ultrapassada)

  • As técnicas tradicionais de autópsia costumam ser variações das técnicas de Virchow, Ghon ou Letulle. O método de Rokitansky que utiliza a dissecção in sito dos órgãos não resistiu ao tempo. Pelo método de Virchow, todos os órgãos são retirados individualmente. Quando adotado o estudo dos órgãos pelo método de Ghon ou Letulle haverá a extração dor órgãos em blocos (cervicais, torácicos, abdominais e geniturinários separadamente) ou em monobloco (“em massa”). Todas as técnicas possuem limitações e vantagens próprias.

    No método de Virchow, apesar de ser valioso para mostrar alterações patológicas sacrifica as relações anatômicas dos órgãos. De tal forma, o esclarecimento integral do caso pode ficar prejudicado. Diante de tal limitação do método de Virchow temos as técnicas de Ghon e Letulle, que preservam as relações anatômicas dos órgãos aos extirparem em monobloco. Todas os correspondentes anatômicos de drenagem linfática e vasculatura são preservados. A técnica de Letulle permite ainda que o corpo do cadáver seja preparado mais rapidamente para o funeral, devido ao menor número de dissecções nas cavidades do cadáver. Contudo, tais técnicas necessitam de maior tempo de dissecção na mesa de necropsia e são difíceis de serem realizadas por único médico.

    No método de Ghon, a retirada em blocos separados permite mais agilidade quando o procedimento for realizado por um médico. Algumas limitações inerentes a essa técnica contraindicam o seu uso em casos de, dissecção ou aneurismas de aorta e varizes ou neoplasias de esôfago. A técnica de Rokitansky tem como vantagem a análise dos órgãos in situ, condição que faz com que o tempo seja menor.

    Nos Institutos Médico Legais (IML) a técnica de Virchow é a mais comum. A técnica de Letulle e Ghon é mais utilizada nas necropsias clínicas. Independente da técnica a ser utilizada a inspeção externa é um passo comum e consiste em observar os itens identificação, inspeção e palpação. A identificação do paciente geralmente encontra-se no hálux e deve ser checada com a autorização de autopsia. Revisar o caso antes do início do procedimento ajuda na escolha da melhor abordagem. Deve-se estar preparado para mudar a técnica a qualquer momento, dependendo dos achados encontrados no caso. Além de proceder o adequado encaminhamento ao IML quando observar lesões suspeitas de morte não natural.

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em técnicas de necropsia.

    A) ERRADO. Na técnica de Virchow os órgãos são removidos um a um e, em seguida, examinados fora do seu local anatômico, e não examinados no próprio cadáver.

    B) ERRADO. Essa alternativa se refere à técnica de Ghon, que envolve métodos de evisceração em monoblocos vinculados anatomicamente e/ou funcionalmente.

    C) ERRADO. Na técnica de Virchow os órgãos são removidos e examinados fora do seu local anatômico, e não examinados dentro da própria cavidade.

    D) ERRADO.  Não há evisceração somente dos órgãos abdominais, mas sim de órgãos torácicos, abdominais e cervicais

    E) CERTO. Pelo método de Virchow, os órgãos são retirados separadamente e, uma vez extraídos do corpo, procede-se a um exame técnico e minucioso de cada um. Consiste em uma incisão única, medial, que se inicia na margem inferior do mento, seguindo a linha média, pela face anterior do pescoço, tórax e abdome, contornando neste último o umbigo, pelo lado esquerdo, até atingir o púbis.

    Gabarito do professor: Letra E.
    • Virchow:  padronizou a técnica de necropsia, cuja base é utilizada até os dias atuais; os órgãos são retirados um a um, são pesados e examinados separadamente; após o exame dos órgãos, eles são colocados novamente dentro do cadáver.
    • Letulle: permite que o corpo do cadáver seja preparado mais rapidamente para o funeral, devido ao menor número de dissecções nas cavidades do cadáver; os órgãos retirados em um só bloco.
    • Ghon: ocorre a retirada dos órgãos em blocos separados; a evisceração se dá através de monoblocos de órgãos anatomicamente e/ou funcionalmente relacionados.
    • Rokitansky: tem como vantagem a análise dos órgãos in situ; esta técnica possui uma grande semelhança com técnica de Virchow, com a diferença de que na de Virchow os órgãos são retirados um a um para depois serem examinados, enquanto na de Rokitansky os órgãos são examinados ainda dentro do cadáver.

    Nos IML a técnica de Virchow é a mais comum. A técnica de Letulle e Ghon é mais utilizada nas necropsias clínicas.

  • Existem 04 técnicas para a necropsia: 

    a) VIRCHOW - Os órgãos são retirados um a um e examinados posteriormente.

    b) GHON - Evisceração que se dá através de monoblocos de órgãos anatomicamente/ou funcionalmente relacionados.

    c) LETULLE - Conteúdo das cavidades torácica e abdominal é retirado em um só monobloco.

    d) ROKITANSKY Órgãos são retirados isoladamente após terem sido abertos e examinados no seu local natural.

    Nos IMLs as técnicas mais usadas são as de VIRCHOW e LETULLE.

  • Há quatro técnicas para a necropsia: 

    WIRCHOW: Órgãos retirados de um a um.

    LETULLE: Órgãos retirados em um só bloco.

    GHON: Órgãos retirados em blocos separados.

    ROKITANSKY: Dissecção "in sito". (técnica já ultrapassada)

  • Virchow - retira UM A UM. Examina FORA.

    Ghon - MONOblocos.

    Rokitansky - examina DENTRO.

    Letulle - retira DE UMA VEZ SÓ.