Letra A (Errada) "a produtividade média é máxima quando for igual a zero" (Será máximo quando for igual ao Pmg- Produto Marginal)
Letra B (Errada) "a produtividade marginal é máxima quando for igual a produtividade média" (Não há um critério específico para determinar quando Pmg será máximo. Só dá para saber isso e a questão nos der um gráfico)
Letra C (Errada) "a lei dos rendimentos decrescentes se inicia a partir do máximo da produtividade média" (Se inicia quando o Pmg chegar ao seu máximo)
Letra D (Correta)
Lei dos Rendimentos Decrescentes:
-Ocorre quando o Pmg é decrescente. Mesmo assim a produção total continua a aumentar.
Pmg
-É o acréscimo na produção quando colocamos 1 trabalhador (insumo) a mais. Ex.: Tenho 1 trabalhador e com ele produzo 20 chinelos (Como antes minha produção era 0, o acréscimo do trabalhador aumento em 20 a produção, logo Pmg= 20). Acrescentando outro trabalhador, minha produção vai para 50 (aqui temos um Pmg = 30 pois 50-20=30). Acrescento o terceiro e minha produção vai de 50 para 70 (Pmg =20. Repare que aqui o Pmg começa a diminuir, mesmo que a produção aumente, dando início à Lei de Rendimentos Decrescentes).
LETRA D
Porém, no curto prazo, apenas os fatores produtivos variáveis (mão-de-obra e matérias-primas) podem ser alterados. Fatores fixos, como capital e tecnologia, tendem a permanecerem os mesmos.
Logo, segundo a lei dos rendimentos decrescentes, a produtividade marginal no curto prazo é decrescente. Logo, uma produção adicional cada vez menor é gerada à medida que se aumentam um fator variável e se mantem fixos os restantes.
Fonte: https://www.suno.com.br/ (buscar por "rendimentos marginais decrescentes"