SóProvas


ID
3723811
Banca
SELECON
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

Em sua criação, os Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher poderão contar com uma equipe de atendimento multidisciplinar. Identifique o que a Lei Maria da Penha prevê em relação à equipe multidisciplinar:

Alternativas
Comentários
  • A) objetiva fornecer subsídios por escrito ao CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA MULHER, ao Ministério Público e à Defensoria Pública, mediante laudos ou verbalmente em audiência

    Art. 30. Compete à equipe de atendimento multidisciplinar, entre outras atribuições que lhe forem reservadas pela legislação local, fornecer subsídios por escrito ao JUIZ, ao Ministério Público e à Defensoria Pública, mediante laudos ou verbalmente em audiência, e desenvolver trabalhos de orientação, encaminhamento, prevenção e outras medidas, voltados para a ofendida, o agressor e os familiares, com especial atenção às crianças e aos adolescentes

    B) será dotada com recursos para a criação e manutenção previstos na proposta orçamentária do Poder Judiciário (gabarito da questão)

    Art. 32. O Poder Judiciário, na elaboração de sua proposta orçamentária, poderá prever recursos para a criação e manutenção da equipe de atendimento multidisciplinar, nos termos da Lei de Diretrizes Orçamentárias.

    C) desenvolverá trabalhos de orientação, encaminhamento, prevenção e outras medidas, voltados para os ADOLESCENTES, o agressor e os familiares, com especial atenção À OFENDIDA

    Art. 30. Compete à equipe de atendimento multidisciplinar, entre outras atribuições que lhe forem reservadas pela legislação local, fornecer subsídios por escrito ao juiz, ao Ministério Público e à Defensoria Pública, mediante laudos ou verbalmente em audiência, e desenvolver trabalhos de orientação, encaminhamento, prevenção e outras medidas, voltados para a OFENDIDA, o agressor e os familiares, com especial atenção ÀS CRIANÇAS E AOS ADOLESCENTES.

    D) será integrada por profissionais especializados nas áreas psicossocial, RELIGIOSA e de saúde

    Art. 29. Os Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher que vierem a ser criados poderão contar com uma equipe de atendimento multidisciplinar, a ser integrada por profissionais especializados nas áreas psicossocial, JURÍDICA e de saúde.

  • GABARITO: B

    a) ERRADO: Art. 30. Compete à equipe de atendimento multidisciplinar, entre outras atribuições que lhe forem reservadas pela legislação local, fornecer subsídios por escrito ao juiz, ao Ministério Público e à Defensoria Pública, mediante laudos ou verbalmente em audiência, e desenvolver trabalhos de orientação, encaminhamento, prevenção e outras medidas, voltados para a ofendida, o agressor e os familiares, com especial atenção às crianças e aos adolescentes.

    b) CERTO: Art. 32. O Poder Judiciário, na elaboração de sua proposta orçamentária, poderá prever recursos para a criação e manutenção da equipe de atendimento multidisciplinar, nos termos da Lei de Diretrizes Orçamentárias.

    c) ERRADO: Art. 30. Compete à equipe de atendimento multidisciplinar, entre outras atribuições que lhe forem reservadas pela legislação local, fornecer subsídios por escrito ao juiz, ao Ministério Público e à Defensoria Pública, mediante laudos ou verbalmente em audiência, e desenvolver trabalhos de orientação, encaminhamento, prevenção e outras medidas, voltados para a ofendida, o agressor e os familiares, com especial atenção às crianças e aos adolescentes.

    c) ERRADO: Art. 29. Os Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher que vierem a ser criados poderão contar com uma equipe de atendimento multidisciplinar, a ser integrada por profissionais especializados nas áreas psicossocial, jurídica e de saúde.

  • Já abordado em prova:

    as varas criminais acumularão as competências cível e criminal para conhecer e julgar as causas decorrentes da prática de violência doméstica e familiar contra a mulher

    Enquanto não estruturados os Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher

    Art. 33, L.M.P

  •  A questão encontra espelho absoluto na legislação (L. 11.340/06), mais especificamente no título V da Seção IV (artigos 29 a 32) do CPP, conforme podemos observar a seguir:

    A) Incorreta quando aponta o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, pois, em verdade, objetiva fornecer subsídios por escrito ao juiz, ao Ministério Público e à Defensoria Pública, mediante laudos ou verbalmente em audiência.

    Art. 30. Compete à equipe de atendimento multidisciplinar, entre outras atribuições que lhe forem reservadas pela legislação local, fornecer subsídios por escrito ao juiz, ao Ministério Público e à Defensoria Pública, mediante laudos ou verbalmente em audiência, e desenvolver trabalhos de orientação, encaminhamento, prevenção e outras medidas, voltados para a ofendida, o agressor e os familiares, com especial atenção às crianças e aos adolescentes.

    B) Correta. De fato, tal equipe será dotada com recursos para a criação e manutenção previstos na proposta orçamentária do Poder Judiciário.

    Art. 32. O Poder Judiciário, na elaboração de sua proposta orçamentária, poderá prever recursos para a criação e manutenção da equipe de atendimento multidisciplinar, nos termos da Lei de Diretrizes Orçamentárias.

    C) Incorreta, pois os trabalhos mencionados serão voltados para a ofendida. E a especial atenção será, na verdade, para as crianças e os adolescentes. Ou seja, é equivocado dizer: "voltados para os adolescentes, o agressor e os familiares, com especial atenção à ofendida".

    Art. 30. Compete à equipe de atendimento multidisciplinar, entre outras atribuições que lhe forem reservadas pela legislação local, fornecer subsídios por escrito ao juiz, ao Ministério Público e à Defensoria Pública, mediante laudos ou verbalmente em audiência, e desenvolver trabalhos de orientação, encaminhamento, prevenção e outras medidas, voltados para a ofendida, o agressor e os familiares, com especial atenção às crianças e aos adolescentes.

    D) Incorreta quando exemplifica a área religiosa. Existe previsão específica para as áreas: psicossocial, jurídica e de saúde.

    Art. 29. Os Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher que vierem a ser criados poderão contar com uma equipe de atendimento multidisciplinar, a ser integrada por profissionais especializados nas áreas psicossocial, jurídica e de saúde.

    Gabarito do professor: alternativa B.
  • será dotada com recursos para a criação e manutenção previstos na proposta orçamentária do Poder Judiciário.

    Até da para fazer por eliminação, mas o que vejo é que "será" é sinônimo de deverá, porém a legislação não obriga o Poder Judiciário, e a letra fria da lei é clara: O Poder Judiciário, na elaboração de sua proposta orçamentária, PODERÁ prever recursos para a criação e manutenção da equipe de atendimento multidisciplinar, nos termos da Lei de Diretrizes Orçamentárias.

    Então, para mim, não há gabarito. Questão Nula!

  •   Fonte: Qconcursos... A questão encontra espelho absoluto na legislação (L. 11.340/06), mais especificamente no título V da Seção IV (artigos 29 a 32) do CPP, conforme podemos observar a seguir: A) Incorreta quando aponta o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, pois, em verdade, objetiva fornecer subsídios por escrito ao juiz, ao Ministério Público e à Defensoria Pública, mediante laudos ou verbalmente em audiência. Art. 30. Compete à equipe de atendimento multidisciplinar, entre outras atribuições que lhe forem reservadas pela legislação local, fornecer subsídios por escrito ao juiz, ao Ministério Público e à Defensoria Pública, mediante laudos ou verbalmente em audiência, e desenvolver trabalhos de orientação, encaminhamento, prevenção e outras medidas, voltados para a ofendida, o agressor e os familiares, com especial atenção às crianças e aos adolescentes. B) Correta. De fato, tal equipe será dotada com recursos para a criação e manutenção previstos na proposta orçamentária do Poder Judiciário. Art. 32. O Poder Judiciário, na elaboração de sua proposta orçamentária, poderá prever recursos para a criação e manutenção da equipe de atendimento multidisciplinar, nos termos da Lei de Diretrizes Orçamentárias. C) Incorreta, pois os trabalhos mencionados serão voltados para a ofendida. E a especial atenção será, na verdade, para as crianças e os adolescentes. Ou seja, é equivocado dizer: "voltados para os adolescentes, o agressor e os familiares, com especial atenção à ofendida". Art. 30. Compete à equipe de atendimento multidisciplinar, entre outras atribuições que lhe forem reservadas pela legislação local, fornecer subsídios por escrito ao juiz, ao Ministério Público e à Defensoria Pública, mediante laudos ou verbalmente em audiência, e desenvolver trabalhos de orientação, encaminhamento, prevenção e outras medidas, voltados para a ofendida, o agressor e os familiares, com especial atenção às crianças e aos adolescentes. D) Incorreta quando exemplifica a área religiosa. Existe previsão específica para as áreas: psicossocial, jurídica e de saúde. Art. 29. Os Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher que vierem a ser criados poderão contar com uma equipe de atendimento multidisciplinar, a ser integrada por profissionais especializados nas áreas psicossocial, jurídica e de saúde. Gabarito do professor: alternativa B.