SóProvas


ID
3723880
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vilhena - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Departamentalização é o processo de agrupar atividades em frações organizacionais definidas segundo um dado critério, com vistas à melhor adequação da estrutura organizacional e sua dinâmica de ação. É um meio para se obter homogeneidade de tarefas em cada órgão, e pode ser dividida em alguns tipos. Quando é realizado um agrupamento das tarefas e atividades de acordo com as funções principais desenvolvidas dentro da empresa, estamos falando de que tipo de departamentalização?

Alternativas
Comentários
  • Este tipo de departamentalização também é conhecido como “departamentalização funcional“. Ele tem como objetivo principal agrupar as atividades e tarefas de uma organização de acordo com as funções principais desenvolvidas por ela.

  • GABARITO: LETRA B

    É a organização que cria departamentos formados por pessoas especialistas em uma determinada função. Na departamentalização funcional os departamentos criados são formados por pessoas que possuem habilidades e conhecimentos similares e que participam de atividades e tarefas comuns dentro do processo de trabalho.

    COLA DA WEB.

  • A questão em análise exige do candidato o conhecimento sobre alguns critérios de departamentalização. O critério exigido é aquele que tem como objetivo realizar agrupar as tarefas e atividades de acordo com as funções desenvolvidas pela organização. Em busca da resposta correta, vamos analisar cada uma das alternativas.

    A - incorreta - Departamentalização por Clientes é responsável por agrupar as atividades da organização da organização de acordo com os clientes alvo. Nesse caso, o seu foco se concentrará nos atributos e nas necessidades de cada segmento de mercado

    B - correta - Departamentalização funcional os departamentos são formados por pessoas que possuem habilidades e conhecimentos similares e que participam de atividades comuns dentro do processo produtivo.

    ➡ As pessoas de cada setor são responsáveis por determinado processo ligado a sua área de especialização.

    C - incorreta - Departamentalização com base nos produtos ou serviços envolve o agrupamento de pessoas que lidam com determinado produto ou serviço na mesma divisão de trabalho, buscando propiciar um ambiente voltado para a inovação, boa comunicação e flexibilidade.

    ➡ As saídas ou resultados fazem referência ao produto ou serviço que a empresa realiza.

    D - incorreta - Departamentalização por Projeto, é um critério bem similar à departamentalização por produto, mas com a diferença de que, por definição, um projeto é temporário. Desse modo, a estrutura é marcada pela flexibilidade e pela criação de unidades administrativas assim que o projeto é criado. E como é de se esperar, ao fim do projeto, as unidades administrativas são extintas e os especialistas que nelas operavam são redistribuídos em outros projetos.

    E - incorreta - Departamentalização Geográfica envolve o agrupamento das atividades, funções ou produtos similares de atender a determinada área geográfica. É mais comum para organizações que têm atuação em grandes áreas. Buscam por meio desse critério obter vantagens econômicas em determinadas operações locais.

    Após analisar as alternativas, notamos que as características mencionadas no enunciado da assertiva estão relacionadas à departamentalização funcional, alternativa "B".

    GABARITO: B

  • departamentalização funcional

    princípio da especialização das funções

    múltiplas subordinação

    vários chefes funcionais especialistas em áreas

    descentralização das decisões

    indicada para ambientes estáveis

    estratégia concurso/ prof Rafael

  • GAB B

    DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL

    É o critério mais usual na administração. Os departamentos são agrupados de acordo com a função organizacional, ou seja, são formados departamentos de Marketing, de Finanças, de Recursos Humanos etc. Nesse tipo de departamentalização, o agrupamento é feito tendo em vista a semelhança das tarefas, habilidades e recursos para a execução de cada função específica.

    VANTAGENS

    1. Permite agrupar vários especialistas sob uma única chefia comum, quando sua atividade é especializada;
    2. Garante plena utilização das habilidades técnicas das pessoas, pois se baseia no princípio da especialização ocupacional;
    3. Permite economia de escala pela utilização integrada de pessoas, máquinas e produção em massa;
    4. Orienta as pessoas para uma atividade específica, concentrando sua competência de maneira eficaz, e simplifica o treinamento do pessoal;
    5. É indicada para circunstâncias estáveis, de poucas mudanças e que requeiram desempenho continuado de tarefas rotineiras.
    6. É aconselhada para empresas que tenham produtos ou serviços que permaneçam inalterados por longo prazo;
    7. Reflete elevado nível de auto-orientação e de introversão administrativa por parte da organização;
    8. Baseia-se em tarefas interdependentes.

     DESVANTAGENS:

    1. A cooperação e comunicação INTERDEPARTAMENTAL é reduzida;
    2. CRIAM-SE DIVERSAS BARREIRAS E CONFLITOS entre os outros departamentos;
    3. Geram limitações de autoridade e tomadas de decisões dos administradores;
    4. Dificulta a adaptação e flexibilidade a mudanças externas;
    5. É inadequada quando a tecnologia e as circunstâncias externas são mutáveis ou imprevisíveis;
    6. Diluição e a perda de autoridade de comando;
    7. Subordinação múltipla.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)