SóProvas


ID
3724075
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vilhena - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

“Malthus, em seus clássicos estudos sob a população, por exemplo, recusava drasticamente as leis de proteção, responsabilizando-as pela existência de um número de pobres que ultrapassava os recursos disponíveis. A legislação social, para ele, revertia leis da natureza. Nas suas pa a as: ‘há um direito que geralmente se pensa que o homem possui e que estou convicto de que ele não possui nem pode possuir: o direito de subsistência, quando seu trabalho não a provê devidamente’ (Malthus apud Lux, 1993: 44). Nesse ambiente intelectual e moral, não se deviam despender recursos com os pobres, dependentes ou ‘passivos’ (Kan apud Coutinho, 1989), mas vigiá-los e puni-los ” (BEHRING & BOSCHETTI, 2011: 61)


No trecho acima, as autoras descrevem características e influências filosóficas predominantes em que concepção de Estado?

Alternativas
Comentários
  • Como o próprio nome aponta, o liberalismo é uma teoria política, econômica e social embasada nos ideais de liberdade individual e mercantil, em que toda a população deve ter direitos humanos iguais para garantir a livre concorrência no mercado.

    Nesse sentido, os governos adeptos ao liberalismo econômico e político devem promover a liberdade singular e evitar imposições estatais, desenvolvendo uma sociedade justa e igualitária para todos, inclusive na distribuição de serviços e recursos públicos.

    Dessa forma, uma das bases fundamentais do modelo é o individualismo, tendo em vista a sua prioridade em frente ao coletivo. Em outras palavras, ao não considerar a hierarquia social, cada ser humano se torna livre e igual perante o Estado e, portanto, vive em função das suas próprias necessidades.

    É possível perceber, então, que esse movimento teve início com o iluminismo e as europeias, tendo o intuito de acabar com a monarquia e suas formas de controle social.

    A partir disso, a teoria liberal demandava a livre e ampla concorrência no mercado, sem a atuação e restrição do Estado, assim como exaltava a liberdade de expressão e de pensamento, tanto no universo ideológico quanto religioso.

    No entanto, embora o discurso manifestasse a importância do desenvolvimento de direitos iguais, com a livre concorrência econômica, as sociedades foram se tornado cada vez mais desiguais, ocasionando problemas políticos e econômicos, que, em conjunto com a destruição social da  e as correntes socialistas e comunistas, levou o liberalismo ao fracasso.