SóProvas


ID
3724567
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Mauá - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Levando em conta os conceitos de Krindges e Habigzang (2018) sobre regulação emocional, satisfação sexual e comportamento sexual de risco em mulheres vítimas de abuso sexual na infância, analise as afirmações abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) A revitimização é compreendida como vivências de múltiplas formas de violência (abuso sexual, negligência, abuso emocional e abuso físico).


( ) Mulheres com histórico de trauma precoce crônico ou que sofreram revitimização de abuso sexual em algum momento da vida apresentam maior tendência a apresentar dificuldade de regulação emocional, quando comparadas a outras que foram vítimas uma vez ou que não foram vítimas.


( ) Crianças vitimizadas em idade pré-escolar tendem a apresentar aversão sexual e também o desenvolvimento de sentimentos de culpa, enquanto vítimas na idade escolar ou adolescência estão mais propensas a comportamentos hipersexualizados.



A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    Contribuição: Crianças vitimizadas em idade pré-escolar tendem a apresentar comportamentos hipersexualizados, enquanto vítimas na idade escolar ou adolescência estão mais propensas à aversão sexual e também ao desenvolvimento de sentimentos de culpa.

    Fonte: https://www.redalyc.org/journal/3953/395357145010/html/

  • O conceito de revitimização para quem ficou em dúvida:

    Outros dois fatores que influenciam as consequências do abuso sexual são revitimização e polivitimização ( Finkelhor, Turner, Hamby, & Ormrod, 2011 ). Entende-se por revitimização novas experiências abusivas em momento diferente da vida. Por outro lado, a polivitimização é compreendida como vivências de múltiplas formas de violência (abuso sexual, negligência, abuso emocional e abuso físico), concomitantes ou em diferentes momentos do ciclo vital ( Finkelhor et al., 2011 ). A polivitimização na infância pode aumentar as chances da vítima experienciar novos eventos traumáticos ao longo da vida ( Widom, Czaja, & Dutton, 2008 ). Essas vítimas estariam também mais propensas a apresentar desregulação emocional na idade adulta ( Gratz, Bornovalova, Delaney-Brumsey, Nick, & Lejuez, 2007 ).