SóProvas


ID
3726862
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Honório Serpa - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Entende-se por Trauma Cranioencefálico (TCE) qualquer agressão de ordem traumática que acarrete lesão anatômica ou comprometimento funcional do couro cabeludo, crânio, meninges, encéfalo ou seus vasos. No conjunto de lesões das causas externas, o TCE destaca-se em termos de magnitude e, sobretudo, como causa de morte e incapacidade. Dentre os TCE a fratura de base de crânio apresenta características clínicas especificas que auxiliam em seu diagnóstico. De acordo com esta afirmativa, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Equimose na região mastoidea (Sinal de Batlle) e equimose periorbitais (olhos de guaxinim), rinorreia e otorreia são achados clínicos característicos de fratura de base de crânio.

  • Gabarito: Letra A.

    De acordo com Tipos de Trauma Cranioencefálico (PHTLS, 2007)

    Linha de cuidado nas urgências/emergências traumatológicas

    Fratura de base de crânio: muitas vezes não se apresenta ao exame radiológico.

    O diagnóstico é dado pelos achados clínicos como extravasamento de líquido céfaloraquidiano pelo ouvido (otorreia) ou pelo nariz (rinorreia). Quando houver a presença de sangue, deve-se observar o “sinal do duplo halo”, que são anéis concêntricos com sangue no anel central e anéis progressivos mais claros ao redor. Identifica-se também equimose na região mastoidea (Sinal de Battle) – indica fratura de base de crânio e acúmulo de sangue na membrana timpânica (hemotimpano). As fraturas da placa crivosa associam-se à equimose periorbitais (olhos de guaxinim). Esse sinal geralmente não está presente no período imediato após o trauma.