-
1 - Tendência Liberal Tecnicista. Ensino voltado para o mercado de trabalho
"aquisição de habilidades, atitudes e conhecimentos específicos, úteis e necessários para que os indivíduos se integrem ao sistema social global."
2 - Tendência Liberal Renovada Progressivista. Escola Nova
"experiências que o sujeito vivencia frente a desafios cognitivos e situações problemáticas"
3 - Tendência Progressista Libertadora. Paulo Freire
"realidade das relações do homem com a natureza e com os outros homens, visando a sua transformação."
4 - Tendência Progressista Crítico-Social dos Conteúdos.
"conteúdos culturais universais"
5 - Tendência Progressista Libertária. Anarquista
"autogestão", "sem qualquer forma de poder hierarquizado."
-
Organizando as informações:
2 - Tendencia Liberal Renovada Progressivista: O conhecimento resulta da ação a partir dos interesses e necessidades, os conteúdos de ensino são estabelecidos em função de experiências que o sujeito vivencia frente a desafios cognitivos e situações problemáticas.
3 - Tendência Progressista Libertadora: A educação é praticada no sentido de questionar concretamente a realidade das relações do homem com a natureza e com os outros homens, visando a sua transformação.
1 - Tendência Liberal Tecnicista: À educação escolar compete organizar o processo de aquisição de habilidades, atitudes e conhecimentos específicos, úteis e necessários para que os indivíduos se integrem ao sistema social global.
5 - Tendência Progressista Libertária: A vivência grupal, na forma de autogestão é a estratégia na qual os alunos buscarão as bases mais satisfatórias de sua própria instituição, graças à sua própria iniciativa e sem qualquer forma de poder hierarquizado.
4 - Tendência Progressista Crítico-Social dos Conteúdos: Os conteúdos escolares são compreendidos como conteúdos culturais universais que se constituíram em domínios de conhecimento relativamente autônomos, incorporados pela humanidade, mas permanentemente reavaliados face às realidades sociais.
GABARITO: alternativa “A”
-
GAB: A
-
- O conhecimento resulta da ação a partir dos interesses e necessidades, os conteúdos de ensino são estabelecidos em função de experiências que o sujeito vivencia frente a desafios cognitivos e situações problemáticas. - Gabarito: Tendência Liberal Renovada Progressivista.
A tendência renovada progressivista foi a primeira tendência que surgiu após a tradicional. Ela surgiu quando começou-se a observar que os alunos eram capazes de aprender a partir de suas próprias experiências e vivências. É o aprender a aprender. Não cabe como uma tendência progressista porque aqui não cabe nenhum tipo de crítica, o objetivo ainda é a manutenção do sistema vigente.
- A educação é praticada no sentido de questionar concretamente a realidade das relações do homem com a natureza e com os outros homens, visando a sua transformação. - Gabarito: Tendência Progressista Libertadora.
Essa é uma frase muito famosa de Paulo Freire, autor que defende a tendência progressista libertadora, a descrição confere com o que chamamos de 'temas geradores' que é o que deve guiar a prática educativa dentro dessa tendência.
- À educação escolar compete organizar o processo de aquisição de habilidades, atitudes e conhecimentos específicos, úteis e necessários para que os indivíduos se integrem ao sistema social global. - Gabarito: Tendência Liberal Tecnicista.
O foco dessa tendência é preparar mão de obra barata para ingressar no mercado de trabalho, por isso a necessidade de integrar os indivíduos ao sistema social global, apenas com os conhecimentos úteis para esse processo.
-A vivência grupal, na forma de autogestão é a estratégia na qual os alunos buscarão as bases mais satisfatórias de sua própria instituição, graças à sua própria iniciativa e sem qualquer forma de poder hierarquizado. - Gabarito: Tendência Progressista Libertária.
Sempre que uma questão se referir a "vivência grupal" está se referindo a progressista libertária. É uma tendência que defende muito a existência de instituições como grêmios estudantis. Defende a escola como um lugar que deve "inflamar" os alunos com uma visão crítica sobre o mundo, para que dessa forma, quando eles estiverem no mundo real possam continuar exercendo essa visão de mundo.
-Os conteúdos escolares são compreendidos como conteúdos culturais universais que se constituíram em domínios de conhecimento relativamente autônomos, incorporados pela humanidade, mas permanentemente reavaliados face às realidades sociais. - Gabarito: Tendência Progressista Crítico-Social dos Conteúdos.
Tendência que defende sim a ideia de conteúdos escolares, mas que não acredita que o aluno deve estar passivo frente a aquisição desses conteúdos, mas também deve questioná-los e colocar seus pontos de vista.
Espero ter ajudado :).