SóProvas


ID
3729877
Banca
IMA
Órgão
AVEP - PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A ferramenta da gestão da qualidade que tem como objetivo identificar as possíveis causas de um problema e seus efeitos, relacionando o efeito a todas as possibilidades (causas) que podem contribuir para que o problema tenha ocorrido, denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • GA- D

    Também conhecido como Diagrama de Causa e Efeito ou Diagrama de Espinha de Peixe, o Diagrama de Ishikawa é basicamente uma ferramenta que objetiva organizar o raciocínio na identificação de causas raiz de problemas. Ele relaciona o efeito a ser analisado com as causas mais influentes.

    Leia mais em: https://www.voitto.com.br/blog/artigo/diagrama-de-ishikawa

  • GABARITO: LETRA D

    O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Diagrama de Espinha de Peixe ou Diagrama de Causa e Efeito, é uma ferramenta da qualidade que ajuda a levantar as causas-raízes de um problema, analisando todos os fatores que envolvem a execução do processo.

    O Diagrama de Ishikawa é uma ferramenta prática, muito utilizada para realizar a análise das causas-raízes em avaliações de não conformidades, como apresentado no exemplo abaixo.

    O Diagrama de Ishikawa apresenta a relação existente entre o resultado indesejado ou não conforme de um processo (efeito) e os diversos fatores (causas) que podem contribuir para que esse resultado tenha ocorrido. Sua relação com a imagem de uma espinha de peixe se dá devido ao fato que podemos considerar suas espinhas as causas dos problemas levantados, que contribuirão para a descoberta de seu efeito, além do formato gráfico que muito se assemelha ao desenho de um esqueleto de peixe.

    É possível aplicar o Diagrama de Ishikawa a diversos contextos e de diferentes maneiras, entre elas, destaca-se a utilização:

    -para visualizar as causas principais e secundárias de um problema (efeito).

    -para ampliar a visão das possíveis causas de um problema, enxergando-o de maneira mais sistêmica e abrangente;

    -para identificar soluções, levantando os recursos disponíveis pela empresa;

    -para gerar melhorias nos processos.

    Para realizar a análise de causas utilizando o Diagrama de Ishikawa, basta seguir alguns passos. Veja só:

    defina o problema (efeito) a ser analisado;

    desenhe uma seta horizontal apontando para a direita e escreva o problema no interior de um retângulo localizado na ponta da seta;

    realize um brainstorming para levantar as possíveis causas que possam estar gerando o problema. Para isso, procure responder a seguinte pergunta: “Por que isto está acontecendo?”;

    divida as causas identificadas em categorias, por exemplo: máquina, mão de obra, método e materiais ou da forma que for mais coerente com o problema analisado e o contexto da sua empresa;

    logo após, defina as sub-causas, ou seja, os fatores que levaram aquela causa a acontecer.

    BLOG DA QUALIDADE.

  • Gabarito D

    Diagrama de Ishikawa

    Também conhecido como Diagrama de Espinha de Peixe ou Diagrama de CAUSA E EFEITO, é uma ferramenta da qualidade que ajuda a levantar as causas-raízes de um problema, analisando todos os fatores que envolvem a execução do processo. Ele é uma ferramenta prática, muito utilizada para realizar a análise das causas-raízes em avaliações de não conformidade. O diagrama possui 6 categorias pelo método - 6Ms

    o  Máquina

    o  Materiais

    o  Mão de obra

    o  Meio-ambiente

    o  Método

    o  Medidas

  • A questão em análise nos questiona sobre uma ferramenta que seja capaz de relacionar as causas de um problema e seus efeitos, relacionando o efeito a todas as possibilidade. As alternativas nos apresentam algumas possíveis respostas, Diagrama de Dispersão, Controle Estatístico de Processo, Folha de Verificação e Diagrama de Ishikawa. Vamos analisar as alternativas e marcar aquela que apresenta a ferramenta da qualidade que se encaixe nessa definição.

    A - INCORRETA. O Diagrama de Dispersão, uma das sete ferramentas da qualidade, pode indicar, uma correlação entre duas variáveis, estudando a correspondência entre elas. Tem o objetivo de mostrar a alteração sofrida por uma variável quando outra se altera ou modifica (MOREIRA, 2016).

    B - INCORRETA. Como o assunto abordado foi ferramentas da qualidade, creio que alternativa em questão esteja se referindo ao gráfico/carta de controle ou, também conhecido, Controle Estatístico de um Processo. Essa ferramenta é utilizada para monitorar a evolução do desempenho de estatístico de um processo, quantificando a frequência que alguns eventos acontecem em certo período.

    C - INCORRETA. A Folha de Verificação ou Folha de Coleta de Dados, uma das sete ferramentas da qualidade, tem a finalidade de fazer uma análise quantitativa sobre a situação de determinados itens. Na Folha de verificação, em uma coluna serão relacionados os itens a serem observados e, em outra, os principais problemas ocorridos com os itens listados.

    D - CORRETA.Método conhecido também como gráfico espinha de peixe, tem como autor engenheiro químico Kaoru Ishikawa em 1943. Esse gráfico representa a relação entre um efeito e sua causa. Sua aplicação é vantajosa por demonstrar graficamente todos os fatores que contribuem para o problema.

    É um método que representa graficamente a relação entre um efeito e sua(s) causas. Apresenta seis possíveis causas para o problema, são elas:

    ➡ Mão de obra; Métodos; Máquina; Material; Meio Ambiente; Medida.

    Após analisar as alternativas, chegamos à conclusão de que a ferramenta responsável por relacionar as causas de um problema e seus efeitos, relacionando o efeito a todas as possibilidades é o Diagrama de Ishikawa, alternativa "D".

    GABARITO: D

    Fonte: MOREIRA, E. A. L. Administração Geral para Concursos Públicos. Salvador: Juspodivm, 2016.

  • GAB [D] AOS NÃO ASSINANTES .

    #ESTABILIDADE SIM !

    #NÃOÀREFORMAADMINISTRATIVA !