-
I – É a situação líquida negativa.
II – Capital de terceiros é passivo, capital próprio é PL. O capital de terceiros mais o capital próprio são as origens dos recursos
III – Não pode ser substituído. Ativo, passivo e PL são itens patrimoniais. Já as receitas e despesas são itens do resultado.
Gab: D
Prof. Feliphe Araújo.
-
No Item II, quando li: recursos aplicados... pensei que a questão se referia ao ATIVO e não ao passivo. Errei!
-
I. Quando o ativo é menor que o passivo, temos um patrimônio líquido negativo.
Correto, no caso de passivo a descoberto, também chamado, por vezes, de Patrimônio Líquido Negativo, o Ativo é menor do que o Passivo da empresa.
II. Os recursos aplicados na entidade têm origem em capitais próprios e de terceiros. Os capitais próprios são representados pelas contas do patrimônio líquido.
Correto, o Patrimônio Líquido representa a riqueza própria da empresa, aplicada nos ativos.
GABARITO: LETRA ''D''
Prof. Luciano Rosa.
-
I – É a situação líquida negativa.
II – Capital de terceiros é passivo, capital próprio é PL. O capital de terceiros mais o capital próprio são as origens dos recursos.
III – Não pode ser substituído. Ativo, passivo e PL são itens patrimoniais. Já as receitas e despesas são itens do resultado
-
I – CORRETA: o patrimônio líquido é dado por PL = Ativo – Passivo. Quando o Ativo for menor que o Passivo, temos que PL < 0, representando uma situação líquida negativa ou também chamada de Passivo a Descoberto.
II – CORRETA: os recursos aplicados na empresa representam o Ativo, o qual deve ser igual à origem desses recursos. Os recursos podem ter sua origem de capitais de terceiros (passivo exigível) ou capitais próprios (patrimônio líquido)
III – INCORRETA: o confronto entre receitas e despesas modifica o PL (Receitas – Despesas = ∆ PL). Já o confronto entre ativo e passivo é o PL em si (Ativo – Passivo = PL). Desse modo não se pode substituir ativos e passivos por receitas e despesas para encontrar o PL
Gabarito D.