SóProvas


ID
3732499
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Rio das Antas - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere os processos de formação de palavras e assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    ✓ Em: “O relâmpago iluminou a noite” e “Eles fizeram ataques-relâmpago” temos exemplo de derivação imprópria na palavra repetida na segunda frase.

    ➥ O termo que é, originalmente, um substantivo passou a ser usado como um adjetivo. A derivação imprópria ou conversão se dá pela mudança (daí conversão) de classificação morfológica de uma palavra, a depender do contexto. A palavra não muda absolutamente nada na forma; o que muda é sua classificação morfológica e seu sentido. É por isso que ela é chamada de imprópria, ou seja, ela não é propriamente uma derivação, pois não se usam morfemas (afixos) para mudar a forma da palavra.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Porque as outras estão erradas?

  • A) Em “girassol, pontapé e planalto” temos composição por justaposição. FALSO - Planalto é derivação por aglutinação

    B) Na frase: “O escuro lhe trazia arrepios de medo”, temos uma derivação por parassíntese.FALSO- A derivação parassintética é aquela ocorre a junção simultânea de um prefixo e de um sufixo a um adjetivo ou substantivo para a formação de um verbo, então não há na frase.

    C) Na derivação prefixal e sufixal, dois elementos são agregados à palavra primitiva como em: “entristecer”, “deslealdade” e “infelizmente”. FALSO- Na derivação prefixal, um prefixo é agregado a palavra e na sufixal um sufixo

    D)Em: “O relâmpago iluminou a noite” e “Eles fizeram ataques-relâmpago” temos exemplo de derivação imprópria na palavra repetida na segunda frase. CORRETA- a derivação impropria é um processo em que não se altera a palavra, somente o sentido na frase

    E) A derivação regressiva forma palavra nova pela subtração de um elemento da palavra primitiva, como no exemplo “atacar” de “ataque” e “salto” de “saltar”.FALSO- A derivação regressiva é quando o verbo se transforma em substantivo.

    AVANTE!!

  • C) Na derivação prefixal e sufixal, dois elementos são agregados à palavra primitiva como em: “entristecer”, “deslealdade” e “infelizmente”. FALSO- Na derivação prefixal, um prefixo é agregado a palavra e na sufixal um sufixo

    ainda não conseguir entender :(

    Derivação prefixal e sufixal são o acréscimo de prefixo e sufixo e em entristecer , deslealdade e infelizmente acontecem isso não ?

  • Derivação Prefixal e Sufixal

    A derivação prefixal e sufixal existe quando um prefixo e um sufixo são acrescentados à palavra primitiva de forma independente, ou seja, mesmo sem a presença de um dos afixos a palavra continua tendo significado.

    Ex.: deslealmente (des- prefixo e -mente sufixo). Você pode observar que os dois afixos são independentes: existem as palavras, desleal e lealmente.

  • A Derivação Regressiva é um substantivo derivado do verbo que INDICA AÇÃO.

    A ideia de regressão (diminuição do vocábulo) ocorre pq o verbo perde sua terminação, dando lugar à vogal temática nominal.

    Ex: DEBATER -> DEBATE

    O verbo se transforma em substantivo

  • Não entendi. Porque a alternativa C esta errada???

  • Vamos entender ?

    A) Em “girassol, pontapé e planalto” temos composição por justaposição.

    Justaposição- Dois radicais, mas sem que haja perda de nenhum termo..girassol, pontapé

    Composição por Aglutinação- Dois radicais , mas com perda de termos = Plano + Alto = Planalto

    B)

    Não o que se classificar como derivação parassintética.

    C) Na derivação prefixal e sufixal, dois elementos são agregados à palavra primitiva como em: “entristecer”, “deslealdade” e “infelizmente”.

    Na derivação prefixal / sufixal a retirada de um dos afixos não altera a palavra, melhor dizendo, ele continua a existir na língua. não é o caso de entristecer ,pois não existe TRISTECER.

    D)

    Na derivação imprópria a palavra muda de classe gramatical.

    Saiu de substantivo e foi para adjetivo.

    E) A derivação regressiva realmente forma substantivos abstratos, mas não há o que "subtrair da palavra primitiva"

    Exemplo: Roubo -----roubar..

  • Além da derivação imprópria presente na alternativa D, parece-me que há também composição por justaposição na formação da palavra ataques-relâmpago.

    É isso mesmo? Alguém poderia esclarecer?

  • Em: “O relâmpago iluminou a noite” e “Eles fizeram ataques-relâmpago” temos exemplo de derivação imprópria na palavra repetida na segunda frase.

    Temos sim, a palavra RELÂMPAGO na segunda frase foi usada como adjetivo DENTRO do substantivo composto, isso no entendimento da banca, pois esse RELÂMPAGO está indicando o TIPO de ataque, poderia ser pluralizado: ataques-relâmpagos, mas por quê? Porque a regra diz que quando AMBAS as palavras fores substantivos, ambas podem ir ao plural ou apenas a primeira quando o segundo elemento da composição indicar tipo ou finalidade. A própria regra considera os elementos constituintes separadamente , ou seja, considera-os em suas classes originais, por assim dizer. É uma questão que pode ser teoricamente repelida sem dúvida. Mas dá de responder por eliminação.