SóProvas


ID
3732880
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
Prefeitura de Caruaru - PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

     (1) Podemos começar pensando na seguinte questão: O que caracteriza a cultura brasileira? Certamente, ela possui suas particularidades quando comparada ao restante do mundo, principalmente quando nos debruçamos sobre um passado marcado pela miscigenação racial entre índios, europeus e africanos.
     (2) A cultura brasileira em sua essência seria composta por uma diversidade cultural, fruto dessa aproximação que se desenvolveu desde os tempos de colonização, a qual, como sabemos, não foi, necessariamente, um processo amistoso entre colonizadores e colonizados, entre brancos e índios, entre brancos e negros. Se é verdade que portugueses, indígenas e africanos estiveram em permanente contato, também é fato que essa aproximação foi marcada pela exploração e pela violência impostas a índios e negros pelos europeus colonizadores, os quais, a seu modo, tentavam impor seus valores, sua religião e seus interesses.
     (3) Ao retomarmos a ideia de cultura, podemos afirmar que, apesar desse contato hostil num primeiro momento entre as etnias, o processo de mestiçagem contribuiu para a diversidade da cultura brasileira, no que diz respeito aos costumes, práticas, valores, entre outros aspectos que poderiam compor o que alguns autores chamam de ‘caráter nacional’.
     (4) A culinária africana misturou-se à indígena e à europeia; os valores do catolicismo europeu fundiram-se às religiões e aos símbolos africanos, configurando o chamado sincretismo religioso; as linguagens e vocabulários afros e indígenas somaram-se ao idioma oficial da coroa portuguesa, ampliando as formas possíveis para denominarmos as coisas do dia a dia; o gosto pela dança, assim como um forte erotismo e apelo sexual juntaram-se ao pudor de um conservadorismo europeu. Assim, do vatapá ao chimarrão, do frevo à moda de viola caipira, da forte religiosidade ao carnaval e ao samba, tudo isso, a seu modo, compõe aquilo que conhecemos como cultura brasileira. Ela seria resultado de um Brasil-cadinho (aqui se fazendo referência àquele recipiente, geralmente de porcelana, utilizado em laboratório para fundir substâncias), no qual as características das três “raças” teriam se fundido e criado algo novo: o brasileiro. [...]
     (5) Ainda hoje há quem acredite que nossa mistura étnica tenha promovido uma democracia racial ao longo dos séculos, com maior liberdade, respeito e harmonia entre as pessoas de origens, etnias e cores diferentes. Contudo, não são poucos os autores que já apontaram a questão da falsidade dessa democracia racial, defendendo a existência de um racismo velado, implícito, muitas vezes, nas relações sociais. Dessa forma, o discurso da diversidade, do convívio harmônico e da tolerância entre brancos e negros, pobres e ricos, acaba por encobrir ou sufocar a realidade da desigualdade, tanto do ponto de vista racial como de classe social. Ainda hoje, mesmo com leis claras contra atos racistas, é possível afirmarmos a existência do preconceito de raça na sociedade brasileira, no transporte coletivo, na escola, até no ambiente de trabalho.
     (6) Como sugere o antropólogo Darcy Ribeiro, mais do que preconceitos de raça ou de cor, têm os brasileiros um forte preconceito de classe social. Dessa forma, o Brasil da diversidade é, ao mesmo tempo, o país da desigualdade. Por isso tudo, é importante que, ao iniciarmos uma leitura sobre a cultura brasileira, possamos ter um senso crítico mais aguçado, tentando compreender o processo histórico da formação social do Brasil e seus desdobramentos no presente para além das versões oficiais da história.
Disponível em: http://www.clic101.com.br/ver/133/O-Brasil-da-diversidade-e-ao-mesmo-tempo-o-pais-da-desigualdade. Acesso em: 29/10/18. Adaptado. 

Assinale a alternativa em que as palavras ou expressões destacadas estão CORRETAMENTE grafadas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

     a) É fato que o Brasil da diversidade estar se tornando o país da desigualdade → INCORRETO. O correto é "está".
     b) São poucos os brasileiros que sabem por que nossa cultura é tão diversificada → CORRETO. Por que (=por qual motivo). 
     c) Sem dúvida, há brasileiros que mau conhecem sua história e sua cultura → INCORRETO. O correto é "mal" (=nem).
     d) A cada dia, mas negros reconhecem seu importante valor na cultura do Brasil → INCORRETO. O correto é "mais" (=pronome indefinido).
     e) A cultura indígena anda meia esquecida nesses tempos de muita tecnologia → INCORRETO. O correto é "meio" (=advérbio, equivale a "um pouco", é invariável).

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Assertiva b

    São poucos os brasileiros que sabem por que nossa cultura é tão diversificada.

  • Só uma dica para quem ainda tem dificuldade nesse tópico:

    I) Mal = trocamos por Bem

    Mau = trocamos por bom

    II) Usamos "por que " quando trocamos por " por qual motivo" ou por "pelo qual (Ais)".

    Bons estudos!

  • A) Está é verbo flexionado na 3º pessoa do singular, enquanto ''estar'' é verbo no infinitivo, geralmente usado após preposições, locuções verbais ou introduzindo orações reduzidas.

    B) Correto

    C) Aqui o ''mal'' equivale a nem/pouco

    D) Mais

    E) Aqui é um advérbio, logo permanece invariável. Caso meio fosse um numeral aí poderia flexionar.

  • A questão quer que marquemos a alternativa em que as palavras estejam CORRETAMENTE grafadas. Vejamos:

     .

    A) É fato que o Brasil da diversidade estar se tornando o país da desigualdade.

    Errado. O Brasil ESTÁ se tornando, e não o Brasil estar se tornando...

     .

    B) São poucos os brasileiros que sabem por que nossa cultura é tão diversificada.

    Certo.

    Por que: equivale a “por qual razão/motivo” ou “pelo qual” (e variações). Ex.: Por que você não resolve mais questões? / A rua por que passamos estava cheia de buracos.

     .

    C) Sem dúvida, há brasileiros que mau conhecem sua história e sua cultura.

    Errado. Mau é contrário de "bom"; mal é contrário de "bem".

     .

    D) A cada dia, mas negros reconhecem seu importante valor na cultura do Brasil.

    Errado. Mas é conjunção coordenativa adversativa (= mas, porém, entretanto, todavia...); mais é indicativo de intensidade.

     .

    E) A cultura indígena anda meia esquecida nesses tempos de muita tecnologia.

    Errado. Meia equivale à "metade". Meio equivale à "um pouco, mais ou menos".

     .

    Gabarito: Letra B

  • gab: B

    São poucos os brasileiros que sabem por que nossa cultura é tão diversificada

    • Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa?

    Quando usado no meio das frases, "por que" tem a função de pronome relativo. Pode ser substituído por "por qual e "pelo qual".

    • Exemple: A razão por que sobra sempre para mim, eu não sei. (A razão pela qual sobra sempre para mim, eu não sei.)

    • Porque: utilizado em respostas. Exemplo: Porque agora não temos tempo.

    • Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases. Exemplo: Você não gosta dessa matéria, por quê?

    • Porquê: possui o valor de substantivo e indica o motivo, a razão. Exemplo: Gostaria de saber o porquê dele não falar mais comigo.

  • REFORÇANDO OS AMIGOS AQUI;

    Por que: é usado em frases interrogativas, diretas ou indiretas (com ou sem ponto de interrogação),

    ou pode ser Por (preposição) + (Que) pronome relativo, equivalente a “pelo qual”, “pela qual”.

     

    Ex.: Por que você é grosseiro? (por que motivo)

    Ex.: Não sei por que você se foi... (por que motivo)