GABARITO: LETRA D
ACRESCENTANDO:
Principais equipamentos para armazenagem:
Prateleiras: Podem ser de aço ou madeira. As de aço, apesar de mais caras, possuem maior durabilidade, e não são atacadas por insetos. De forma geral, as prateleiras têm a propriedade de alocarem materiais de dimensões variadas.
Contenedores (containers): Caixas metálicas retangulares, hermeticamente fechadas e seladas, destinadas ao transporte intermodal de mercadorias (ferroviário, rodoviário,marítimo ou aéreo).
Pallets (paletes): Paletes são estrados que possibilitam o empilhamento das cargas, maximizando a utilização do espaço cúbico do almoxarifado. Podem ser de madeira, metal, papelão ou plástico. A paletização (possibilidade de empilhamento dos paletes e de manipulação de uma carga unitizada) possibilita o aproveitamento eficiente do espaço vertical dos armazéns.
Engradados: São destinados à guarda e transporte de materiais frágeis ou irregulares, que não admitem o uso de simples estrados, carecendo de uma estrutura que ofereça proteção lateral.
Caixas ou gavetas: São ideais para a armazenagem de materiais de pequenas dimensões, como pregos, porcas, parafusos e sobressalentes pequenos em geral.
FONTE: Gestão de Materiais Renato Ribeiro Fenili.
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre as técnicas de armazenagem dos materiais. Neste caso, marquemos a alternativa que indica qual é o equipamento descrito no enunciado.
Segundo Viana (2017, p.324), o palete pode ser definido como "uma plataforma disposta horizontalmente para carregamento, constituída de vigas. blocos ou uma simples face sobre os apoios, cuja altura é compatível com a introdução de garfos de empilhadeira, paleteira ou outros sistemas de movimentação, e que permite o arranjo e o agrupamento de materiais, possibilitando o manuseio, a estocagem, a movimentação e o transporte num único agrupamento."
De acordo com Viana (2017), os paletes podem ser de dois tipos:
1 Palete de face simples:
- com duas entradas
- com quatro entradas
2 Palete de face dupla:
- com duas entradas
- com quatro entradas
Dias (2019) ensina que o emprego de empilhadeiras e paletes proporcionou uma grande economia do capital despendido com o sistema de transporte interno, até 80%, para ser mais preciso.
Alguns fatores precisam ser considerados na hora de escolher um palete para operar um sistema de movimentação de cargas, sendo alguns elencados a seguis, segundo Dias (2019, p.191):
- peso;
- resistência;
- tamanho;
- necessidade de manutenção;
- material empregado na sua construção;
- umidade (no caso dos de madeira);
- tamanho das entradas para os garfos;
- custo;
- tipo de construção;
- capacidade de carga;
- tipo de carga de movimentação;
- capacidade de empilhamento;
- possibilidade de manipulação por transportador;
- viabilidade para operações de estiva.
Dentre as suas vantagens, podemos citar (DIAS. 2018):
- melhor aproveitamento do espaço disponível;
- economia nos custos do manuseio de materiais;
- possibilidade de usar embalagens plásticas ou amarrações que possibilitam formar uma só embalagem individual;
- compatibilidade com todos os meios de transporte;
- facilita a carga, descarga e a distribuição dos materiais;
- permite a disposição uniforme do estoque de materiais;
- podem ser manuseados por uma variedade de equipamentos. como paleteiras, empilhadeiras, transportadores, elevadores de cargas e até sistemas automáticos de armazenagem.
Concluímos que a alternativa "D" é a correta.
GABARITO: D
Fontes
DIAS, Marco Aurélio P. Administração de Recursos Materiais: princípios, conceitos e gestão. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
VIANA, João José. Administração de Materiais: um Enfoque Prático. São Paulo: Atlas, 2017.