SóProvas


ID
3737749
Banca
ADM&TEC
Órgão
Câmara de Belo Monte - AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. A jurisdição civil é regida pelas normas processuais brasileiras, não havendo ressalvas nesse sentido.

II. Quando a lei for omissa, o juiz decidirá o caso de acordo com a analogia, os costumes e os princípios gerais de direito.

III. À luz da lei nº 13.105, de 2015, para postular em juízo é necessário ter interesse e legitimidade.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Item I está INCORRETO

    I. A jurisdição civil é regida pelas normas processuais brasileiras, não havendo ressalvas nesse sentido.

    ART. 13 DO NCPC:

    "A jurisdição civil será regida pelas normas processuais brasileiras, ressalvadas as disposições específicas previstas em tratados, convenções ou acordos internacionais de que o Brasil seja parte".

  • ITEM 2:

    [LINDB]

    Art. 4   Quando a lei for omissa, o juiz decidirá o caso de acordo com a analogia, os costumes e os princípios gerais de direito.

    ITEM 3:

    [CPC]

      Art. 17. Para postular em juízo é necessário ter interesse e legitimidade.

  • A fim de encontrarmos a alternativa correta, iremos analisar cada uma das assertivas a seguir:

    I. Vejamos o que dispõe o art. 13 do CPC: “A jurisdição civil será regida pelas normas processuais brasileiras, RESSALVADAS AS DISPOSIÇÕES ESPECÍFICAS PREVISTAS EM TRATADOS, CONVENÇÕES OU ACORDOS INTERNACIONAIS DE QUE O BRASIL SEJA PARTE". Incorreta;

    II. Trata-se do art. 4º da LINDB: “Quando a lei for omissa, o juiz decidirá o caso de acordo com a analogia, os costumes e os princípios gerais de direito".

    Este dispositivo tem como fundamento a proibição ao “non liquet", ou seja, não pode o juiz deixar de julgar por não saber como decidir. Caso a lei seja omissa, deverá se socorrer das fontes diretas secundárias (analogia, costumes e princípios gerais do direito).

    Denomina-se analogia quando estivermos diante de uma situação fática, ou seja, diante de um caso concreto e não haja lei, de maneira que o legislador se socorra de uma norma próxima ou de um conjunto de normas próximas. Exemplo: art. 499 do CC, que se aplica, também aos companheiros.

    Costume é a prática reiterada de atos lícitos com relevância jurídica. Exemplo: cheque pós-datado no comércio. Sabe-se que o cheque é um título de crédito e uma ordem de pagamento à vista, mas vamos pensar em uma pessoa que não tenha cartão de crédito e queira comprar uma roupa. Como ela não dispõe de meios para realizar o pagamento à vista, o vendedor sugere que ela emita três cheques, parcelando a compra e se compromete a descontar cada título no dia dez de cada mês subsequente.

    “Os princípios gerais são regramentos básicos aplicáveis a um determinado instituto ou ramo jurídico, visando a auxiliar o aplicador do direito na busca da justiça e da pacificação" (TARTUCE, Flavio. Direito Civil. Lei de Introdução e Parte Geral. 15. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2019. v. 1. p. 62). À título de exemplo, temos a socialidade, a operabilidade, a função social, boa-fé. Correta;

    III. É neste sentido o art. 17 do CPC: “Para postular em juízo é necessário ter interesse e legitimidade". Correta.





    Marque a alternativa CORRETA:

    D) Estão corretas as afirmativas II e III, apenas.




    Resposta: D 
  • "Sem ressalvas" e questões de concurso público não combinam.

    Abraços.