-
Ta de brincadeira com essa afirmativa I né?
-
Acredito que apenas a II e III estão corretas. Essa I com certeza está errada!
-
Esse item I é absurdo.
Estaca FRANKI: estaca moldada in loco executada pela cravação, por meio de sucessivos golpes de um pilão (apiloamento), de um tubo de ponta fechada por uma bucha seca constituída de pedra e areia, previamente firmada na extremidade inferior do tubo por atrito. Esta estaca possui base alargada e é integralmente armada.
Estaca STRAUSS: executada por perfuração do solo com uma sonda ou piteira e revestimento total com camisa metálica, realizando-se gradativamente o lançamento e apiloamento do concreto, com retirada simultânea do revestimento.
-
Item I está correto.
Estacas escavadas podem ser executadas com uso de fluido estabilizante ou não.
Quando executadas com fluido estabilizante, a perfuração pode ser feita com uso de uma caçamba acoplada a uma perfuratriz rotativa (estacão) ou através de um tipo de escavadeira chamada clamshell (estaca barrete). E a concretagem é feita utilizando um tubo tremonha.
Sem o uso de fluido estabilizante, a perfuração é feita através de um trato mecânico, porém não contínuo. E a concretagem é feita com o uso de um funil.
-
I. As estacas escavadas não são confeccionadas utilizando trato continuo e sua concretagem não ocorre através de injeção pela haste.
Verdadeiro, essa é a definição de estaca hélice.
-
Complicado quando a banca não cita qual a referência que ela usa.
Lembrando que alguns autores dividem as fundações profundas em :
- de deslocamento (cravadas)
- sem deslocamento
- de substituição (ou ESCAVADAS).
E a estaca hélice contínua é considerada como escavada. Há ainda a estaca hélice contínua de deslocamento. Mas está em discussão se é com ou sem deslocamento.
Já a NBR 6122 (2019) traz a classificação de estaca "escavada com fluido" e estaca escavada mecanicamente".
Veja que na questão não foi usado a classificação da NBR "escavada como fluido" ou "escavada mecanicamente". Usou somente "estaca escavada" .
Caberia recurso!