SóProvas


ID
374215
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação ao fotojornalismo, à produção e ao tratamento de imagens no jornalismo, julgue os itens seguintes.

No fotojornalismo, o texto também é importante e possui várias funções como, por exemplo, chamar a atenção para a fotografia ou para alguns dos seus elementos, complementar informativamente a fotografia, devido à incapacidade que a imagem possui de mostrar conceitos abstratos, analisar, interpretar e(ou) comentar a fotografia e(ou) o seu conteúdo.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Confesso que errei no momento de avaliar a seguinte expressão: devido à incapacidade que a imagem possui de mostrar conceitos abstratos. Não se questiona a importância do fotojornalismo nem as diversas funções exercidas pelo texto, mas achei que a afirmação no texto hachurado foi muito ampla e cerrou a possibilidade de haver imagens que possuam capacidade de mostrar conceitos abstratos, ainda que essa não seja a regra. Eu entraria com recurso...

  • Complementando o comentário do colega Klaus, e oferecendo uma referência na área de Fotojornalismo aos demais colegas do site: a banca tirou essa afirmação de um texto de Jorge Pedro Sousa de seu texto Fotojornalismo Uma introdução à história, às técnicas e à linguagem da fotografia na imprensa. Portanto, nem adiantaria entrar com recurso.

    "Para informar, o fotojornalismo recorre à conciliação de fotografias e textos. Quando se fala de fotojornalismo não se fala exclusivamente de fotografia. A fotografia é ontogenicamente incapaz de oferecer determinadas informações, daí que tenha de ser complementada com textos que orientem a construção de sentido para a mensagem. Por exemplo, a imagem não consegue mostrar conceitos abstractos, como o de “inflação”. Pode-se sugerir o conceito, fotografando, por exemplo, etiquetas de preços. Mas, em todo o caso, o conceito que essa imagem procuraria transmitir só seria claramente entendido através de um texto complementar" (SOUSA, p. 9)