Cruzadas -> Renascimento comercial -> Crise do sistema feudal
As cruzadas fez com que os europeus tomassem novamente dos árabes o mar mediterrâneo, por conta disso, a cidade de Veneza e Gênova se desenvolveram e tornaram-se grandes cidades comerciais e daí o comércio foi cada sendo retomado na Europa.
Com o comércio sendo cada vez mais alastrado pelo continente, uma nova classe de pessoas surgiu; os burgueses que viviam nos Burgos ( grandes cidades) e vendiam suas mercadoria por todo o reino.
Gabarito B
A crise do feudalismo começou a partir do século XII, quando mudanças na sociedade europeia colocaram em xeque as estruturas desse sistema. As cidades voltaram a surgir após séculos de abandono, desde os tempos das invasões bárbaras. Houve o aumento populacional ocorrido no ano 1000, também chamado de “ano da paz de Deus”, por conta da queda significativa nas guerras medievais. Com o aumento demográfico, a produção agrícola também se expandiu, exigindo maior trabalho dos servos e o uso de técnicas mais avançadas para atender a demanda.
Outro fator que transformou a sociedade europeia foram as Cruzadas. Inicialmente eram expedições religiosas que se dirigiam até o Oriente para resgatar os locais sagrados para os cristãos e que estavam nas mãos dos islâmicos. No entanto, essas expedições ganharam outras dimensões ao trazerem para a Europa Ocidental produtos orientais, como as especiarias.
O comércio retomava suas atividades após mais de um milênio de predomínio agrícola. O mar Mediterrâneo voltava a receber expedições comerciais que interligavam o
Ocidente com o Oriente. As cidades italianas de Gênova e Veneza fizeram acordos comerciais com os islâmicos a fim de manter a abertura do Mediterrâneo para essa nova onda comercial.
Resposta: B