SóProvas


ID
3745738
Banca
FUNCERN
Órgão
Consórcio do Trairí - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia atentamente o texto a seguir:

“As barreiras institucionais sobreviventes ao livre movimento dos fatores de produção, à livre iniciativa ou a qualquer coisa que concebivelmente pudesse vir a tolher sua operacionalidade lucrativa caíram diante de uma ofensiva mundial. O que torna esta suspensão geral de barreiras tão extraordinárias é que ela não estava limitada aos Estados onde o liberalismo político era triunfante ou mesmo influente. Se tinha sido mais drástica nas monarquias absolutas restauradas e principados da Europa que na Inglaterra, França ou Países Baixos, era porque ali muito mais havia a ser levado de roldão.” HOBSBAWM, E. A era do capital. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1088.

É correto afirmar que o texto trata:

Alternativas
Comentários
  • A primavera dos povos de 1848 foi um momento na qual grandes movimentos de operários abalaram a estrutura da sociedade burguesa forçando-a a aderir no seu projeto políticos outros grupos que outrora estavam alheios ao jogo políticos, como os socialistas e a pequena burguesia.

    No entanto, a esperança de 1848 dos movimentos socialistas e operários era a construção de uma sociedade mais igualitária e menos burguesa, onde o estado pudesse fornecer as políticas necessárias as classes trabalhadoras. Tudo vai por água abaixo quando a burguesia se une com os grupos conservadores que ainda apoiavam as antigas monarquias da Europa, além disso, o forte crescimento econômico fez com que pós 1848, os movimentos se aquietassem e seus líderes se separasse até voltarem pós 1880. É nesse meio tempo que a economia capitalista ( entre 1848-1880) cresce em uma velocidade sem precedentes na história, o comércio se abrangendo e ao mesmo tempo conectando todas as regiões do globo.

    A burguesia finalmente consegue juntamente aos grupos conservadores adotarem suas medidas liberais.

    Gabarito D