SóProvas


ID
3746683
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Colombo - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

“Se a objetividade é impossível, deve-se tentar ser objetivo. A objetividade é uma meta, um ideal. Resolvem-se assim todas as questões de consciência: tentar ser objetivo seria o bastante, mesmo que a objetividade seja impossível. Com essas assertivas relativas (...) e com assertivas absolutamente acríticas (...) o movimento da indústria da comunicação para sacralizar a questão da objetividade segue firme. (...) Enquanto a academia discute “cientificamente” a objetividade, a indústria a mitifica.”
(COSTA, C. T. Ética, jornalismo e nova mídia: uma moral provisória. Ed. Jorge Zahar, 2009, p. 167)

Dado o texto, é CORRETO afirmar que:
I– Por “indústria da comunicação” entendem-se os interesses publicitários e de mercado associados à venda da notícia enquanto produto.
II– Por “assertivas absolutamente acríticas” o autor faz referência à ausência de objetividade existente no jornalismo.
III– O autor tece uma crítica ao meio acadêmico, que debate a questão da objetividade na teoria, enquanto a indústria da comunicação a vende como bem imaterial de consumo.
IV– Os dois primeiros períodos do texto refletem diretamente a opinião do autor sobre objetividade.

Alternativas
Comentários
  • Pessoal, vamos lá:

    "...o movimento da indústria da comunicação para sacralizar a questão da objetividade segue firme."

    A indústria da comunicação sacraliza a objetividade, ou seja, vende a ideologia do jornalismo objetivo, interessado apenas nos fatos. Aqui o ato de vender é literal, pois a objetividade é tida como um valor da notícia, um diferencial dos produtos jornalísticos tidos como sérios e responsáveis.

    Logo, a alternativa 1 está correta: "entendem-se os interesses publicitários e de mercado associados à venda da notícia enquanto produto." 

    Se a 1 está correta eliminamos as letras A e C.

    No item 2 “assertivas absolutamente acríticas” faz referência às empresas de comunicação que não criticam a objetividade jornalística, O item fala de ausência de objetividade, quando as empresas fazem justamente o contrário, exacerbam a objetividade, supervalorizam-na. Portanto, o item 2 está errado e elimina-se a letra D.

    Gabarito letra B.