SóProvas


ID
3747373
Banca
INAZ do Pará
Órgão
CRF-AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

“A dispensação de medicamentos no âmbito de estabelecimentos ou serviços de saúde faz parte do processo de atenção à saúde e deve ser considerada como uma ação integrada do farmacêutico com os outros profissionais desta área. Neste contexto, a prestação dos serviços farmacêuticos como parte integrante da atenção ao paciente é determinante para garantir qualidade e o acesso aos serviços de saúde.”
Disponível em: Livro - farmácia não é um simples comércio

Com base no texto, e na resolução que regulamenta as atribuições clínicas do farmacêutico é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A: INCORRETA

    Justificativa: Resolução CFF nº585/2013 - Art. 2º -As atribuições clínicas do farmacêutico visam à promoção, proteção e recuperação da saúde, além da prevenção de doenças e de outros problemas de saúde.

    B: INCORRETA

    Justificativa: Resolução CFF nº585/2013 - Art. 2º Parágrafo único -As atribuições clínicas do farmacêutico visam proporcionar cuidado ao paciente, família e comunidade, de forma a promover o uso racional de medicamentos e otimizar a farmacoterapia,com o propósito de alcançar resultados definidos que melhorem a qualidade de vida do paciente.

    C: CORRETA

    Art. 3º -No âmbito de suas atribuições, o farmacêutico presta cuidados à saúde, em todos os lugares e níveis de atenção,em serviços públicos ou privados.

    D: INCORRETA

    Art. 5º -As atribuições clínicas do farmacêutico estabelecidas nesta resolução visam atender às necessidades de saúde do paciente, da família, dos cuidadores e da sociedade, e são exercidas em conformidade com as políticas de saúde,com as normas sanitárias e da instituição à qual esteja vinculado.

    E: INCORRETA

  • Art. 7º - São atribuições clínicas do farmacêutico relativas ao cuidado à saúde, nos âmbitos individual e coletivo:

    XV - Prevenir, identificar, avaliar e intervir nos incidentes relacionados aos medicamentos e a outros problemas relacionados à farmacoterapia;