SóProvas



Questões de Lei nº 13.021 de 2014 - Exercício e Fiscalização das Atividades Farmacêuticas


ID
1638304
Banca
CRF-TO
Órgão
CRF-TO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Segundo o texto da lei n° 13.021, de 08 de agosto de 2014, que dispõe sobre o exercício e a fiscalização das atividades farmacêuticas, para o funcionamento das farmácias de qualquer natureza:

Alternativas
Comentários
  • Art 6º - Para o funcionamento das farmácias de qualquer natureza, exigem-se a autorização e o licenciamento da autoridade competente, além das seguintes condições:
    I ter a presença de farmacêutico durante todo o horário de funcionamento;
    II ter localização conveniente, sob o aspecto sanitário;
    III dispor de equipamentos necessários à conservação adequada de imunobiológicos;
    IV contar com equipamentos e acessórios que satisfaçam aos requisitos técnicos estabelecidos pela vigilância sanitária.


ID
2822494
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Sobre a Lei n° 13.021 de 2014, que trata do exercício e fiscalização das atividades farmacêuticas e das várias facetas da atividade do farmacêutico, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    Art. 16. É vedado ao fiscal farmacêutico exercer outras atividades profissionais de farmacêutico, ser responsável técnico ou proprietário ou participar da sociedade em estabelecimentos farmacêuticos.

    Art. 13. Obriga-se o farmacêutico, no exercício de suas atividades, a:

    I - notificar os profissionais de saúde e os órgãos sanitários competentes, bem como o laboratório industrial, dos efeitos colaterais, das reações adversas, das intoxicações, voluntárias ou não, e da farmacodependência observados e registrados na prática da farmacovigilância;

    II - organizar e manter cadastro atualizado com dados técnico-científicos das drogas, fármacos e medicamentos disponíveis na farmácia;

    III - proceder ao acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes, internados ou não, em estabelecimentos hospitalares ou ambulatoriais, de natureza pública ou privada;

    IV - estabelecer protocolos de vigilância farmacológica de medicamentos, produtos farmacêuticos e correlatos, visando a assegurar o seu uso racionalizado, a sua segurança e a sua eficácia terapêutica;

    V - estabelecer o perfil farmacoterapêutico no acompanhamento sistemático do paciente, mediante elaboração, preenchimento e interpretação de fichas farmacoterapêuticas;

    VI - prestar orientação farmacêutica, com vistas a esclarecer ao paciente a relação benefício e risco, a conservação e a utilização de fármacos e medicamentos inerentes à terapia, bem como as suas interações medicamentosas e a importância do seu correto manuseio.

    Art. 14. Cabe ao farmacêutico, na dispensação de medicamentos, visando a garantir a eficácia e a segurança da terapêutica prescrita, observar os aspectos técnicos e legais do receituário.

  • A letra A estaria errada se fosse um farmacêutico. Ela se torna correta por se tratar de "FISCAL". Como um fiscal poderia ter algum tipo de vínculo, se ele fiscaliza?

  • Gostei do "várias facetas", kkkk


ID
2891800
Banca
IADES
Órgão
CRF-TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

De acordo com a Lei nº 13.021/2014, que dispõe quanto ao exercício e à fiscalização das atividades farmacêuticas, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    Art. 11. O proprietário da farmácia não poderá desautorizar ou desconsiderar as orientações técnicas emitidas pelo farmacêutico.

    Art. 14. Cabe ao farmacêutico, na dispensação de medicamentos, visando a garantir a eficácia e a segurança da terapêutica prescrita, observar os aspectos técnicos e legais do receituário.

    Art. 8º A farmácia privativa de unidade hospitalar ou similar destina-se exclusivamente ao atendimento de seus usuários.

    Art. 4º É responsabilidade do poder público assegurar a assistência farmacêutica, segundo os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde, de universalidade, equidade e integralidade.

    Art. 12. Ocorrendo a baixa do profissional farmacêutico, obrigam-se os estabelecimentos à contratação de novo farmacêutico, no prazo máximo de 30 (trinta) dias.


ID
3036256
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Gramado - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

De acordo com a Lei nº 13.021/2014, que dispõe sobre o exercício e a fiscalização das atividades farmacêuticas, analise as seguintes assertivas:

I. No âmbito da assistência farmacêutica, as farmácias de qualquer natureza requerem, obrigatoriamente, para seu funcionamento, a responsabilidade e a assistência técnica de farmacêutico habilitado na forma da lei.
II. É vedado ao fiscal farmacêutico exercer outras atividades profissionais de farmacêutico, ser responsável técnico ou proprietário ou participar da sociedade em estabelecimentos farmacêuticos.
III. Ocorrendo a baixa do profissional farmacêutico, obrigam-se os estabelecimentos à contratação de novo farmacêutico, no prazo máximo de 90 dias.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Art. 12. Ocorrendo a baixa do profissional farmacêutico, obrigam-se os estabelecimentos à contratação de novo farmacêutico, no prazo máximo de 30 (trinta) dias, atendido o disposto nas Leis nº 5.991, de 17 de dezembro de 1973, e 6.437, de 20 de agosto de 1977. 

  • Gabarito B

    Art. 5º No âmbito da assistência farmacêutica, as farmácias de qualquer natureza requerem, obrigatoriamente, para seu funcionamento, a responsabilidade e a assistência técnica de farmacêutico habilitado na forma da lei.

    Art. 16. É vedado ao fiscal farmacêutico exercer outras atividades profissionais de farmacêutico, ser responsável técnico ou proprietário ou participar da sociedade em estabelecimentos farmacêuticos.

    Art. 12. Ocorrendo a baixa do profissional farmacêutico, obrigam-se os estabelecimentos à contratação de novo farmacêutico, no prazo máximo de 30 (trinta) dias, atendido o disposto nas Leis nº 5.991, de 17 de dezembro de 1973, e 6.437, de 20 de agosto de 1977. 

  • B - III 30 dias

  • I. V No âmbito da assistência farmacêutica, as farmácias de qualquer natureza requerem, obrigatoriamente, para seu funcionamento, a responsabilidade e a assistência técnica de farmacêutico habilitado na forma da lei.

    II. V É vedado ao fiscal farmacêutico exercer outras atividades profissionais de farmacêutico, ser responsável técnico ou proprietário ou participar da sociedade em estabelecimentos farmacêuticos.

    III. X Ocorrendo a baixa do profissional farmacêutico, obrigam-se os estabelecimentos à contratação de novo farmacêutico, no prazo máximo de 30 dias.


ID
3142141
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Valinhos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Assinale a alternativa correta de acordo com a Lei n° 13.021/2014.

Alternativas
Comentários
  • Art. 8o A farmácia privativa de unidade hospitalar ou similar destina-se exclusivamente ao atendimento de seus usuários.

  • E - ... prazo de 30 dias; nesse período não haverá dispensação de medicamentos controlados

  • A) As farmácias e drogarias devem contar com a presença do farmacêutico durante o horário comercial, ou seja, das 8h00 às 18h00. EM TODO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

    B) farmácias e drogarias devem ter localização adequada sob o ponto de vista SANITÁRIO.

    C) As farmácias podem dispor de vacinas e soros que atendam ao perfil epidemiológico de sua região demográfica.

    D) As farmácias privativas de unidades hospitalares devem destinar-se tanto ao atendimento de seus usuários, É PROIBIDO o atendimento ao público.

    E) Quando ocorre a baixa do profissional farmacêutico, as farmácias e drogarias devem contratar um novo farmacêutico no prazo máximo de 30 dias.


ID
3148411
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Arujá - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Assinale a alternativa correta sobre a Lei nº 13.021, de 2014, que dispõe sobre o exercício e a fiscalização das atividades farmacêuticas.

Alternativas
Comentários
  • Ocorrendo a baixa do profissional farmacêutico,

    obrigam-se os estabelecimentos à contratação de novo farmacêutico,

    no prazo máximo de 30 (trinta) dias.

  • a) As farmácias públicas e privadas devem contar com a presença de um único farmacêutico, que assume a responsabilidade técnica do estabelecimento perante o respectivo CRF, em uma jornada de 40 horas semanais. ERRADO - Art. 5o No âmbito da assistência farmacêutica, as farmácias de qualquer natureza requerem, obrigatoriamente, para seu funcionamento, a responsabilidade e a assistência técnica de farmacêutico habilitado na forma da lei.

    B) As farmácias privativas exclusivas de unidades hospitalares podem ter a responsabilidade técnica assumida pelo mesmo profissional responsável da unidade hospitalar, seja ele farmacêutico ou não.ERRADO - RT DEVE SER FARMACÊUTICO

    C) As farmácias de qualquer natureza podem dispor de medicamentos, vacinas e soros que atendam ao perfil epidemiológico de sua região demográfica.

    D) O proprietário da farmácia NÃO poderá desautorizar ou desconsiderar as orientações técnicas emitidas pelo farmacêutico, sempre que julgar oportuno ou necessário.

    E) Ocorrendo a baixa do profissional farmacêutico, os estabelecimentos deverão contratar um novo farmacêutico no prazo máximo de 30 dias.


ID
3154477
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFAI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Em relação à prescrição farmacêutica, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A- correta

    B- comento os especializados em homeopatia ou antroposofia

    C- "§ 3o - É vedado ao farmacêutico modificar a prescrição de medicamentos do paciente, emitida poroutro prescritor, salvo quando previsto em acordo de colaboração, sendo que, neste caso, a modificação, acompanhada da justificativa correspondente, deverá ser comunicada ao outro prescritor"

    D- no público tem que ser na DCB, na falta dela na DCI, no privado não há obrigação.

    E- "Art. 13 - Será garantido o sigilo dos dados e informações do paciente, obtidos em decorrência da prescrição farmacêutica, sendo vedada a sua utilização para qualquer finalidade que não seja de interesse sanitário ou de fiscalização do exercício profissional."

    Res. 586/2013


ID
3164149
Banca
IADES
Órgão
CRF-RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

De acordo com a Lei no 13.021/2014, que dispõe quanto ao exercício e à fiscalização das atividades farmacêuticas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • E) No exercício das próprias atividades, o farmacêutico obriga-se a proceder ao acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes, internados ou não, em estabelecimentos hospitalares ou ambulatoriais, de natureza pública ou privada

  • A) Uma farmácia tem um funcionamento adequado se tiver a presença de farmacêutico por, no mínimo, metade do respectivo horário de funcionamento. ERRADO -A presença do técnico responsável será obrigatória durante todo o horário de funcionamento do estabelecimento.

    B) A farmácia privativa de unidade hospitalar deve dispor de vacinas para atendimento imediato à população, mesmo para aqueles que não sejam usuários da referida farmácia. ERRADO, NÃO É UMA OBRIGAÇÃO, É UMA POSSIBILIDADE. Art. 7º Poderão as farmácias de qualquer natureza dispor, para atendimento imediato à população, de medicamentos, vacinas e soros que atendam o perfil epidemiológico de sua região demográfica

    C) A drogaria é um estabelecimento SEM manipulação de fórmulas magistrais e oficinais. ERRADO - Farmácia sem manipulação ou drogaria: estabelecimento de dispensação e comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos em suas embalagens originais

    D) A obrigatoriedade de ter responsabilidade e assistência técnica de farmacêutico habilitado para o funcionamento recai apenas sobre as farmácias com manipulação. ERRADO - Art. 5o No âmbito da assistência farmacêutica, as farmácias de qualquer natureza requerem, obrigatoriamente, para seu funcionamento, a responsabilidade e a assistência técnica de farmacêutico habilitado na forma da lei.

    E) No exercício das próprias atividades, o farmacêutico obriga-se a proceder ao acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes, internados ou não, em estabelecimentos hospitalares ou ambulatoriais, de natureza pública ou privada.

  • A) Uma farmácia tem um funcionamento adequado se tiver a presença de farmacêutico por, no mínimo, metade do respectivo horário de funcionamento. ERRADO -A presença do técnico responsável será obrigatória durante todo o horário de funcionamento do estabelecimento.

    B) A farmácia privativa de unidade hospitalar deve dispor de vacinas para atendimento imediato à população, mesmo para aqueles que não sejam usuários da referida farmácia. ERRADO, NÃO É UMA OBRIGAÇÃO, É UMA POSSIBILIDADE. Art. 7º Poderão as farmácias de qualquer natureza dispor, para atendimento imediato à população, de medicamentos, vacinas e soros que atendam o perfil epidemiológico de sua região demográfica

    C) A drogaria é um estabelecimento SEM manipulação de fórmulas magistrais e oficinais. ERRADO - Farmácia sem manipulação ou drogaria: estabelecimento de dispensação e comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos em suas embalagens originais

    D) A obrigatoriedade de ter responsabilidade e assistência técnica de farmacêutico habilitado para o funcionamento recai apenas sobre as farmácias com manipulação. ERRADO - Art. 5o No âmbito da assistência farmacêutica, as farmácias de qualquer natureza requerem, obrigatoriamente, para seu funcionamento, a responsabilidade e a assistência técnica de farmacêutico habilitado na forma da lei.

    E) No exercício das próprias atividades, o farmacêutico obriga-se a proceder ao acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes, internados ou não, em estabelecimentos hospitalares ou ambulatoriais, de natureza pública ou privada.


ID
3166564
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Considerando  as  disposições  normativas  relacionadas  ao  exercício e à fiscalização das atividades farmacêuticas, julgue o item.


Farmácias homeopáticas não podem manter seções de  vendas  de  correlatos  e  de  medicamentos  não  homeopáticos,  mesmo  quando  apresentados  em  suas  embalagens originais. 

Alternativas
Comentários
  • Classificação da questão errada. Lei 5.991

  • Art. 12 - É permitido às farmácias homeopáticas manter seções de vendas de correlatos e de

    medicamentos não homeopáticos quando apresentados em suas embalagens originais.


ID
3166573
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Disciplina
Farmácia
Assuntos

É direito do farmacêutico recusar‐se a exercer a profissão em instituição pública ou privada sem condições dignas de trabalho ou que possam prejudicar o usuário, com direito à representação às autoridades sanitárias e profissionais.

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA - CFF Nº 596

    Artigo 11 É direito do farmacêutico:

    I - exercer a sua profissão sem qualquer discriminação, seja por motivo de religião, etnia, orientação sexual, raça, nacionalidade, idade, condição social, opinião política, deficiência ou de qualquer outra natureza vedada por lei;

    II - interagir com o profissional prescritor, quando necessário, para garantir a segurança e a eficácia da terapêutica, observado o uso racional de medicamentos;

    III - exigir dos profissionais da saúde o cumprimento da legislação sanitária vigente, em especial quanto à legibilidade da prescrição;

    IV - recusar-se a exercer a profissão em instituição pública ou privada sem condições dignas de trabalho ou que possam prejudicar o usuário, com direito a representação às autoridades sanitárias e profissionais;

    V - opor-se a exercer a profissão ou suspender a sua atividade em instituição pública ou privada sem remuneração ou condições dignas de trabalho, ressalvadas as situações de urgência ou emergência, devendo comunicá-las imediatamente às autoridades sanitárias e profissionais;

    VI - negar-se a realizar atos farmacêuticos que sejam contrários aos ditames da ciência, da ética e da técnica, comunicando o fato, quando for o caso, ao usuário, a outros profissionais envolvidos e ao respectivo Conselho Regional de Farmácia;

    VII - ser fiscalizado no âmbito profissional e sanitário, obrigatoriamente por farmacêutico;

    VIII - exercer sua profissão com autonomia, não sendo obrigado a prestar serviços que contrariem os ditames da legislação vigente;

    IX - ser valorizado e respeitado no exercício da profissão, independentemente da função que exerce ou cargo que ocupe;

    X - ter acesso a todas as informações técnicas relacionadas ao seu local de trabalho e ao pleno exercício da profissão;

    XI - decidir, justificadamente, sobre o aviamento ou não de qualquer prescrição, bem como fornecer as informações solicitadas pelo usuário;

    XII - não ser limitado, por disposição estatutária ou regimental de estabelecimento farmacêutico, tampouco de instituição pública ou privada, na escolha dos meios cientificamente reconhecidos a serem utilizados no exercício da sua profissão.


ID
3166579
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O farmacêutico, no exercício efetivo da profissão, deve respeitar o direito de decisão do usuário sobre seu tratamento, mesmo que, mediante laudo médico ou determinação judicial, o usuário tenha sido considerado como incapaz de discernir sobre sua própria saúde e seu bem‐estar.

Alternativas
Comentários
  • IV - respeitar o direito de decisão do usuário sobre seu tratamento, sua própria saúde e bem-estar, excetuando-se aquele que, mediante laudo médico ou determinação judicial, for considerado incapaz de discernir sobre opções de tratamento ou decidir sobre sua própria saúde e bem-estar;

  • RESOLUÇÃO CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA - CFF Nº 596

    Artigo 12. O farmacêutico, durante o tempo em que permanecer inscrito em um Conselho Regional de Farmácia, independentemente de estar ou não no exercício efetivo da profissão, deve:

    IV - respeitar o direito de decisão do usuário sobre seu tratamento, sua própria saúde e bem-estar, excetuando-se aquele que, mediante laudo médico ou determinação judicial, for considerado incapaz de discernir sobre opções de tratamento ou decidir sobre sua própria saúde e bem-estar;


ID
3166585
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Manter‐se atualizado, aprimorar seus conhecimentos técnicos e zelar pelo desempenho ético de sua profissão são deveres do profissional farmacêutico.

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA - CFF Nº 596

    Artigo 6º O farmacêutico deve zelar pelo desempenho ético, mantendo o prestígio e o elevado conceito de sua profissão.

    Artigo 7º O farmacêutico deve manter atualizados os seus conhecimentos técnicos e científicos para aprimorar, de forma contínua, o desempenho de sua atividade profissional.


ID
3166591
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Disciplina
Farmácia
Assuntos

No âmbito profissional e sanitário, a obrigatoriedade de que a fiscalização seja exercida por um farmacêutico é um direito do farmacêutico.

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA - CFF Nº 596

    Artigo 11 É direito do farmacêutico:

    I - exercer a sua profissão sem qualquer discriminação, seja por motivo de religião, etnia, orientação sexual, raça, nacionalidade, idade, condição social, opinião política, deficiência ou de qualquer outra natureza vedada por lei;

    II - interagir com o profissional prescritor, quando necessário, para garantir a segurança e a eficácia da terapêutica, observado o uso racional de medicamentos;

    III - exigir dos profissionais da saúde o cumprimento da legislação sanitária vigente, em especial quanto à legibilidade da prescrição;

    IV - recusar-se a exercer a profissão em instituição pública ou privada sem condições dignas de trabalho ou que possam prejudicar o usuário, com direito a representação às autoridades sanitárias e profissionais;

    V - opor-se a exercer a profissão ou suspender a sua atividade em instituição pública ou privada sem remuneração ou condições dignas de trabalho, ressalvadas as situações de urgência ou emergência, devendo comunicá-las imediatamente às autoridades sanitárias e profissionais;

    VI - negar-se a realizar atos farmacêuticos que sejam contrários aos ditames da ciência, da ética e da técnica, comunicando o fato, quando for o caso, ao usuário, a outros profissionais envolvidos e ao respectivo Conselho Regional de Farmácia;

    VII - ser fiscalizado no âmbito profissional e sanitário, obrigatoriamente por farmacêutico;

    VIII - exercer sua profissão com autonomia, não sendo obrigado a prestar serviços que contrariem os ditames da legislação vigente;

    IX - ser valorizado e respeitado no exercício da profissão, independentemente da função que exerce ou cargo que ocupe;

    X - ter acesso a todas as informações técnicas relacionadas ao seu local de trabalho e ao pleno exercício da profissão;

    XI - decidir, justificadamente, sobre o aviamento ou não de qualquer prescrição, bem como fornecer as informações solicitadas pelo usuário;

    XII - não ser limitado, por disposição estatutária ou regimental de estabelecimento farmacêutico, tampouco de instituição pública ou privada, na escolha dos meios cientificamente reconhecidos a serem utilizados no exercício da sua profissão.


ID
3167089
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A respeito da regulamentação do exercício de atividades profissionais farmacêuticas, julgue o iten.

A pessoa física que pretenda exercer atividades profissionais farmacêuticas no País, fica obrigada à inscrição no Conselho Regional de Farmácia da respectiva unidade federativa.

Alternativas
Comentários
  • gabarito certo

    e ainda acrecento que quando um farmaceutico se aloca para outra unidade federativa que não seja inscrito, ele fica obrigado a se inscrever na nova sede se permanecer na unidade federativa por mais de 90 dias

  • Certo

    Lei nº 3.820/1960

    Art. 13. - Somente aos membros inscritos nos Conselhos Regionais de Farmácia será permitido o exercício de

    atividades profissionais farmacêuticas no País.


ID
3167092
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A respeito da regulamentação do exercício de atividades profissionais farmacêuticas, julgue o iten.

Também são considerados como bacharéis em farmácia os práticos e os oficiais de farmácia licenciados e provisionados.

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO Nº 638

    § 1º - É considerado bacharel em Farmácia o diplomado em curso superior de graduação em Farmácia,

    desde que devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação.

    § 2º - São considerados “não farmacêuticos” os práticos e oficiais de farmácia licenciados e

    provisionados; os auxiliares técnicos de laboratórios industriais farmacêuticos, laboratórios de análises

    clínicas e laboratórios de controle e pesquisas relativas a alimentos, drogas, tóxicos, medicamentos e

    áreas afins, desde que preenchidos os requisitos previstos em lei.

    § 3º - Os auxiliares técnicos, definidos no parágrafo anterior, são apenas os egressos de curso técnico

    de nível médio devidamente reconhecido e conforme regulamentação expedida pelo Conselho Nacional

    de Educação, os quais não terão direito à assunção de responsabilidade técnica por estabelecimentos

    inscritos no Conselho Regional de Farmácia


ID
3167095
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A respeito da regulamentação do exercício de atividades profissionais farmacêuticas, julgue o iten.

O farmacêutico poderá exercer suas atividades provisoriamente em jurisdição diversa da em que está inscrito, desde que tenha sua carteira profissional vistada pelo presidente do Conselho Regional de Farmácia de origem.

Alternativas
Comentários
  • Ele terá que apresentar sua carteira para ser visada pelo presidente do respectivo conselho regional onde atuará temporariamente.

  • Classificação errada da questão. Trata-se da Lei 3.820/60 art. 19

  • Visada pelo Presidente CRF que atuará e não o de origem.

  • Errado

    Lei nº 3.820/1960

    Art. 19. - Os Conselhos Regionais expedirão carteiras de identidade profissional aos inscritos em seus quadros, aos quais habilitarão ao exercício da respectiva profissão em todo o País.

    § 1º - No caso em que o interessado tenha de exercer temporariamente a profissão em outra jurisdição, apresentará sua carteira para ser visada pelo Presidente do respectivo Conselho Regional.


ID
3167098
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A respeito da regulamentação do exercício de atividades profissionais farmacêuticas, julgue o iten.

Segundo sua natureza, as farmácias são classificadas como farmácias sem manipulação e farmácias com manipulação.

Alternativas
Comentários
  • Lei 13.021/14

    Parágrafo único. As farmácias serão classificadas segundo sua natureza como:

    I - farmácia sem manipulação ou drogaria: estabelecimento de dispensação e comércio de drogas, medicamentos,

    insumos farmacêuticos e correlatos em suas embalagens originais;

    II - farmácia com manipulação: estabelecimento de manipulação de fórmulas magistrais e oficinais, de comércio

    de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, compreendendo o de dispensação e o de atendimento privativo de unidade hospitalar ou de qualquer outra equivalente de assistência médica.


ID
3167101
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A respeito da regulamentação do exercício de atividades profissionais farmacêuticas, julgue o iten.

Farmácia é uma unidade de prestação de serviços destinada exclusivamente à venda de drogas e medicamentos

Alternativas
Comentários
  • GAB: ERRADO

    Art. 3o Farmácia é uma unidade de prestação de serviços destinada a prestar assistência

    farmacêutica, assistência à saúde e orientação sanitária individual e coletiva, na qual se processe a

    manipulação e/ou dispensação de medicamentos magistrais, oficinais, farmacopeicos ou

    industrializados, cosméticos, insumos farmacêuticos, produtos farmacêuticos e correlatos.

    BONS ESTUDOS!


ID
3167119
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Considerando as normas para o exercício de atividades farmacêuticas por profissionais e empresas, julgue o iten.

A dispensação de medicamentos é privativa dos distribuidores, sendo assim consideradas as empresas que exerçam, direta ou indiretamente, o comércio atacadista de drogas, medicamentos em suas embalagens originais, insumos farmacêuticos e correlatos.

Alternativas
Comentários
  • A dispensa de medicamentos cabe somente ao farmacêutico habilitado e obrigatoriamente registro no conselho regional de farmácia.

  • LEI No 5.991, DE 17 DE DEZEMBRO DE 1973

    Art. 6º - A dispensação de medicamentos é privativa de:

    a) farmácia;

    b) drogaria;

    c) posto de medicamento e unidade volante;

    d) dispensário de medicamentos.

    Parágrafo único. Para atendimento exclusivo a seus usuários, os estabelecimentos hoteleiros e

    similares poderão dispor de medicamentos anódinos, que não dependam de receita médica, observada

    a relação elaborada pelo órgão sanitário federal.

    Art. 7º - A dispensação de plantas medicinais é privativa das farmácias e ervanarias, observados o

    acondicionamento adequado e a classificação botânica.

    Art. 8º - Apenas poderão ser entregues à dispensação drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos

    e correlatos que obedeçam aos padrões de qualidade oficialmente reconhecidos.


ID
3167122
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Considerando as normas para o exercício de atividades farmacêuticas por profissionais e empresas, julgue o iten.

É obrigatório o registro de empresas e a anotação dos profissionais legalmente habilitados, delas encarregados, nas entidades competentes, para a fiscalização do exercício de atividades farmacêuticas.

Alternativas

ID
3167128
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Considerando as normas para o exercício de atividades farmacêuticas por profissionais e empresas, julgue o iten.

A assistência de técnico responsável, inscrito no Conselho Regional de Farmácia, é opcional para farmácias e drogarias que não mantenham serviço de atendimento ao público para a aplicação de injeções.

Alternativas
Comentários
  • Art. 15 - A farmácia e a drogaria terão, obrigatoriamente, a assistência de técnico responsável, inscrito no Conselho Regional de Farmácia, na forma da lei.

    § 1º - A presença do técnico responsável será obrigatória durante todo o horário de funcionamento do estabelecimento.

    Lei 5.991/73

  • Lei 13.021/2014

    Art. 5 No âmbito da assistência farmacêutica, as farmácias de qualquer natureza requerem, obrigatoriamente, para seu funcionamento, a responsabilidade e a assistência técnica de farmacêutico habilitado na forma da lei. 


ID
3167449
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Considerando  as  disposições  normativas  relacionadas  ao  exercício e à fiscalização das atividades farmacêuticas, julgue o item.


No  âmbito  da  assistência  farmacêutica,  as  farmácias  requerem, obrigatoriamente, para seu funcionamento, a  responsabilidade e a assistência técnica de farmacêutico  habilitado na forma da lei. 



Alternativas
Comentários
  • gabarto certo

    os que são dispensados de ter a referida obrigação são os postos de medicamentos e as unidades de dispensação

  • Certo

    Lei nº 13.021/2014.

    Art. 5º No âmbito da assistência farmacêutica, as farmácias de qualquer natureza requerem, obrigatoriamente, para seu funcionamento, a responsabilidade e a assistência técnica de farmacêutico habilitado na forma da lei.


ID
3167452
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Considerando  as  disposições  normativas  relacionadas  ao  exercício e à fiscalização das atividades farmacêuticas, julgue o item.


Segundo sua natureza, são classificados como drogarias  os  estabelecimentos  de  manipulação  de  fórmulas  magistrais  e  oficinais  e  de  comércio  de  drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos. 

Alternativas
Comentários
  • Art. 3º Farmácia é uma unidade de prestação de serviços destinada a prestar assistência farmacêutica,

    assistência à saúde e orientação sanitária individual e coletiva, na qual se processe a manipulação e/ou

    dispensação de medicamentos magistrais, oficinais, farmacopeicos ou industrializados, cosméticos,

    insumos farmacêuticos, produtos farmacêuticos e correlatos.

    Parágrafo único. As farmácias serão classificadas segundo sua natureza como:

    I - farmácia sem manipulação ou drogaria: estabelecimento de dispensação e comércio de drogas,

    medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos em suas embalagens originais;

    II - farmácia com manipulação: estabelecimento de manipulação de fórmulas magistrais e oficinais, de

    comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, compreendendo o de

    dispensação e o de atendimento privativo de unidade hospitalar ou de qualquer outra equivalente de

    assistência médica.

  • LEI 13.021/ 2014

    DROGARIA: dispensação e comércio de Drogas, medicamentos, insumos

    farmacêuticos e correlatos em suas embalagens originais. SEM MANIPULAÇÃO!


ID
3167455
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Considerando  as  disposições  normativas  relacionadas  ao  exercício e à fiscalização das atividades farmacêuticas, julgue o item.


Para  o  funcionamento  das  farmácias,  exige‐se,  entre  outras  condições,  que  disponha  de  equipamentos  necessários  à  conservação  adequada  de  imunobiológicos. 

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Lei nº 13.021/2014.

    Art. 6º Para o funcionamento das farmácias de qualquer natureza, exigem-se a autorização e o licenciamento da autoridade competente, além das seguintes condições:

    I - ter a presença de farmacêutico durante todo o horário de funcionamento;

    II - ter localização conveniente, sob o aspecto sanitário;

    III - dispor de equipamentos necessários à conservação adequada de imunobiológicos;

    IV - contar com equipamentos e acessórios que satisfaçam aos requisitos técnicos estabelecidos pela vigilância sanitária.


ID
3167458
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Considerando  as  disposições  normativas  relacionadas  ao  exercício e à fiscalização das atividades farmacêuticas, julgue o item.


É  permitido  ao  fiscal  farmacêutico  exercer  outras  atividades  profissionais  de  farmacêutico,  ser  responsável  técnico  ou  proprietário  e  participar  da  sociedade em estabelecimentos farmacêuticos. 

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Lei nº 13.021/2014.

    Art. 16. É vedado ao fiscal farmacêutico exercer outras atividades profissionais de farmacêutico, ser responsável técnico ou proprietário ou participar da sociedade em estabelecimentos farmacêuticos.


ID
3167461
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Considerando  as  disposições  normativas  relacionadas  ao  exercício e à fiscalização das atividades farmacêuticas, julgue o item.


Para atendimento exclusivo a seus usuários, podem os  estabelecimentos  hoteleiros  e  similares  dispor  de  medicamentos anódinos que não dependam de receita  médica, desde que seja observada a relação elaborada  pelo órgão sanitário federal.  

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Lei nº 5.991/1973.

    Art. 6º - A dispensação de medicamentos é privativa de:

    a) farmácia;

    b) drogaria;

    c) posto de medicamento e unidade volante;

    d) dispensário de medicamentos.

    Parágrafo único. Para atendimento exclusivo a seus usuários, os estabelecimentos hoteleiros e similares poderão dispor de medicamentos anódinos, que não dependam de receita médica, observada a relação elaborada pelo órgão sanitário federal.


ID
3234565
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Segundo a Lei n.º 13.021/2014, que dispõe sobre o exercício e a fiscalização das atividades farmacêuticas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra c

    Lei nº 13.021/2014.

    Letra A

    Art. 11. O proprietário da farmácia não poderá desautorizar ou desconsiderar as orientações técnicas emitidas pelo farmacêutico

    Letra B

    Art. 14. Cabe ao farmacêutico, na dispensação de medicamentos, visando a garantir a eficácia e a segurança da terapêutica prescrita, observar os aspectos técnicos e legais do receituário.

    Letra C correta

    Art. 10. O farmacêutico e o proprietário dos estabelecimentos farmacêuticos agirão sempre solidariamente, realizando todos os esforços para promover o uso racional de medicamentos.

    Letra D

    Art. 16. É vedado ao fiscal farmacêutico exercer outras atividades profissionais de farmacêutico, ser responsável técnico ou proprietário ou participar da sociedade em estabelecimentos farmacêuticos.

    Letra E

    Art. 13. Obriga-se o farmacêutico, no exercício de suas atividades, a:

    III - proceder ao acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes, internados ou não, em estabelecimentos hospitalares ou ambulatoriais, de natureza pública ou privada;

  • A) É PROIBIDO ao proprietário da farmácia desautorizar as orientações técnicas emitidas pelo farmacêutico.

    B) Na dispensação de medicamentos, CABE AO FARMACÊUTICO observar os aspectos técnicos e legais do receituário.

    C) O farmacêutico e o proprietário dos estabelecimentos farmacêuticos agirão sempre solidariamente, realizando todos os esforços para promover o uso racional de medicamentos.

    D) O fiscal farmacêutico NÃO poderá exercer outras atividades profissionais de farmacêutico, ser responsável técnico, proprietário ou participar de sociedade em estabelecimentos farmacêuticos.

    E) Obriga‐se o farmacêutico, no exercício de suas atividades, a proceder ao acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes, internados ou não, em estabelecimentos hospitalares ou ambulatoriais, de natureza pública ou privada


ID
3252202
Banca
Prefeitura de Imperatriz - MA
Órgão
Prefeitura de Imperatriz - MA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

De acordo com Lei n. 13.021, de 8 de agosto de 2014 que dispõe sobre o exercício e a fiscalização das atividades farmacêuticas são obrigações do farmacêutico, no exercício de suas atividades, exceto: 

Alternativas
Comentários
  • É vedado ao fiscal farmacêutico exercer outras atividades profissionais, de farmacêutico, ser responsável técnico ou proprietário ou participar da sociedade em estabelecimentos farmacêuticos.

  • Letra B

    Lei nº 13.021/2014.

    Art. 16. É vedado ao fiscal farmacêutico exercer outras atividades profissionais de farmacêutico, ser responsável técnico ou proprietário ou participar da sociedade em estabelecimentos farmacêuticos.


ID
3302893
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Belém - PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A dispensação de medicamentos sujeitos à controle especial deve ser realizada exclusivamente por profissional farmacêutico e seguir os critérios estabelecidos em legislação específica. Sobre os aspectos legais relacionados a essa atribuição do farmacêutico, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) A notificação fica retida sempre

    b) Talidomida é classe C3

    d) 60 dias de tratamento

    e) A prescrição poderá conter em cada receita, no máximo 3 (três) substâncias constantes da lista "C1" (outras substâncias sujeitas a controle especial) deste Regulamento Técnico e de suas atualizações, ou medicamentos que as contenham

  • A. A Notificação de Receita será retida pela farmácia ou drogaria e a receita devolvida ao paciente devidamente carimbada, como comprovante do aviamento ou da dispensação. (PRT 344/98)

    B. A prescrição de medicamentos à base de Talidomida, da lista c3, deve ser realizada por meio de Notificação de Receita de Talidomida acompanhada do Termo de Responsabilidade/Esclarecimento. (RDC11/11 + PRT 344/98)

    C. ITEM CORRETO

    D. A Notificação de Receita "B" poderá conter no máximo 5 (cinco) ampolas e, para as demais formas farmacêuticas, a quantidade para o tratamento correspondente no máximo a 60 (sessenta) dias. (PRT 344/98)

    E. A prescrição poderá conter em cada receita, no máximo 3 (três) substâncias constantes da lista "C1" (outras substâncias sujeitas a controle especial) deste Regulamento Técnico e de suas atualizações, ou medicamentos que as contenham. (PRT 344/98)


ID
3395188
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O farmacêutico deve exercer a profissão farmacêutica respeitando os atos, as diretrizes, as normas técnicas e a legislação vigentes. Para isso, é indispensável que se conheça a legislação vigente. Em relação à legislação farmacêutica, julgue o item a seguir.


A RDC 67/2007 dispõe sobre as Boas Práticas de Manipulação de Preparações Magistrais e Oficinais para Uso Humano em farmácias. O Anexo I estabelece os requisitos mínimos de Boas Práticas de Manipulação em Farmácias a serem observados na manipulação, conservação e dispensação de preparações magistrais, oficinais, bem como para aquisição de matérias-primas e materiais de embalagem.

Alternativas

ID
3519274
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com base nas Leis n.º 3.820/1960, n.º 5.991/1973 e n.º 13.021/2014, julgue o item.


O mandato dos membros dos Conselhos Regionais será gratuito e meramente honorífico e terá a duração de quatro anos.

Alternativas
Comentários
  • Lei 3820 Gabarito Certo Art. 5º O mandato dos membros do Conselho Federal é privativo de farmacêuticos de nacionalidade brasileira, será gratuito, meramente honorífico e terá a duração de quatro anos.           


ID
3519280
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com  base  nas  Leis  n.º  3.820/1960,  n.º  5.991/1973  e   n.º 13.021/2014, julgue o item.



A  cada  farmacêutico  será  permitido  exercer  a  direção  técnica de uma farmácia.

Alternativas
Comentários
  • Pode até duas farmácias, sendo 1 hospitalar e 1 comercial.

  • GAB e

    LEI 5991/73 ART 20 - Pode até duas farmácias, sendo 1 hospitalar e 1 comercial.

  • Que pegadinha

  • O farmacêutico não pode participar de sociedade não pode ser responsável técnico e nem proprietário ele só pode ser farmacêutico

  • LEI 5991/1973

    Art. 20 - A cada farmacêutico será permitido exercer a direção técnica de, no máximo, duas farmácias, sendo uma comercial e uma hospitalar.

    Não confundir com:

    LEI 13021/2014

    Art. 16. É vedado ao fiscal farmacêutico exercer outras atividades profissionais de farmacêutico, ser responsável técnico ou proprietário ou participar da sociedade em estabelecimentos farmacêuticos.


ID
3519283
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com  base  nas  Leis  n.º 3.820/1960, n.º  5.991/1973  e  n.º 13.021/2014,  julgue o item.



É permitido aviar receita que não contenha o modo de  usar a medicação. 

Alternativas
Comentários
  • É proibido:

    XL - Aviar receitas com prescrições médicas ou de outras profissões, em desacordo com a técnica 

    farmacêutica e a legislação vigentes

  • GAB ERRADO

    LEI 5991/73 ART 35 II


ID
3519286
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com base nas Leis n.º  3.820/1960,  n.º 5.991/1973 e n.º 13.021/2014,  julgue o item.



A farmácia privativa de unidade hospitalar destina‐se exclusivamente ao atendimento de seus usuários. 

Alternativas
Comentários
  • Gab: CERTO

    Lei n.º 13.021/2014

    Art. 8º A farmácia privativa de unidade hospitalar ou similar destina-se exclusivamente ao

    atendimento de seus usuários.


ID
3528601
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Uma  farmacêutica  está  respondendo  a  um  processo   ético‐disciplinar junto ao Conselho Regional de Farmácia do  Espírito Santo. No processo, está registrada sua ausência em  quatro visitas consecutivas de fiscalização à drogaria da qual  possui  responsabilidade  técnica. As visitas aconteceram em  período  inferior  a  doze  meses  e  sempre  nos  horários  de  assistência  técnica  cadastrados  no  Conselho.  Não  havia  substituto registrado. 


Com  base  nesse  caso  hipotético  e  no  Código  de  Ética  Farmacêutico, julgue o item. 

A farmacêutica pode ser acusada de descumprir a Lei n.º 13.021, que obriga o farmacêutico, no exercício de suas atividades, a proceder ao acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes.

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO Nº 596, DE 21 DE FEVEREIRO DE 2014 Código de Ética da Profissão Farmacêutica

    Art. 37 - Para abertura de processo ético-disciplinar com fundamento na ausência do profissional no estabelecimento a que presta assistência técnica, conforme dispõe o Código de Ética, serão necessárias, no mínimo, 3 (três) constatações fiscais, no período de 24 (vinte e quatro) meses.

    45 Parágrafo único - O prazo prescricional inicia-se a partir da data da terceira constatação necessária à instauração do processo ético-disciplinar.

  • CERTO. A questão refere-se a Lei nº 13.021/2014, artigo 13, inciso III.

  • Lei nº 13.021/14

    Art. 13. Obriga-se o farmacêutico, no exercício de suas atividades, a:

    ...

    III - proceder ao acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes, internados ou não, em estabelecimentos hospitalares ou ambulatoriais, de natureza pública ou privada;

  • Achei nada a ver essa questão. A infração por faltas está previsto no código de ética, não faz sentido querer enquadrar na lei nº 13.021/14


ID
3528859
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com base nas Leis n.º 3.820/1960, n.º 5.991/1973 e n.º 13.021/2014, julgue o item.

A eleição para os Conselhos Regionais será realizada por meio de voto direto e secreto, por maioria simples, exigindo‐se o comparecimento da maioria absoluta dos inscritos. .

Alternativas

ID
3638341
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Monte Belo do Sul - RS
Ano
2014
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A Lei nº 13.021/2014 trata do exercício e da fiscalização das atividades farmacêuticas. Em relação às questões abordadas nessa recente legislação, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


(  ) O farmacêutico e o proprietário dos estabelecimentos farmacêuticos agirão sempre solidariamente, realizando todos os esforços para promover o uso racional de medicamentos. 

(  ) O proprietário da farmácia poderá desautorizar ou desconsiderar as orientações técnicas emitidas pelo farmacêutico, desde que considere incompatíveis com as atividades do estabelecimento. 

(  ) É responsabilidade do estabelecimento farmacêutico fornecer condições adequadas ao perfeito desenvolvimento das atividades profissionais do farmacêutico. 

(  ) A presença do farmacêutico é obrigatória somente no horário compreendido entre 8 e 18 horas, com uma hora de intervalo, independentemente do tempo de funcionamento da farmácia.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
    • O farmacêutico e o proprietário dos estabelecimentos farmacêuticos agirão sempre solidariamente, realizando todos os esforços para promover o uso racional de medicamentos. 
    • O proprietário da farmácia NÃO poderá desautorizar ou desconsiderar as orientações técnicas emitidas pelo farmacêutico. 
    • É responsabilidade do estabelecimento farmacêutico fornecer condições adequadas ao perfeito desenvolvimento das atividades profissionais do farmacêutico. 
    • A presença do farmacêutico é obrigatória DURANTE TODO O HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO da farmácia.

ID
3699211
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-ES
Ano
2019
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Acerca dos diferentes processos de fiscalização de interesse  farmacêutico, julgue o item
É permitido ao fiscal farmacêutico exercer outras  atividades profissionais de farmacêutico,  desde que  não seja responsável técnico ou proprietário de estabelecimentos farmacêuticos.  

Alternativas
Comentários
  • Lei 13.021,

    Art. 16. É vedado ao fiscal farmacêutico exercer outras atividades profissionais de farmacêutico, ser responsável técnico ou proprietário ou participar da sociedade em estabelecimentos farmacêuticos.

  • ERRADO. Na Lei nº 13.021/2014, artigo 16 diz: “É vedado ao fiscal farmacêutico exercer outras atividades profissionais de farmacêutico, ser responsável técnico ou proprietário ou participar da sociedade em estabelecimentos farmacêuticos”.


ID
3747355
Banca
INAZ do Pará
Órgão
CRF-AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

“O profissional farmacêutico é um profissional multifacetário, com formação centrada nos fármacos, nos medicamentos e na assistência farmacêutica e, de forma integrada, com formação em análises clínicas e toxicológicas, em cosméticos e em alimentos, em prol do cuidado à saúde do indivíduo, da família e da comunidade”.
Disponível em: https://guiadafarmacia.com.br/materia/farmaceutico-um-profissionalmultitarefa/Acesso em: 10 fev 2019

Neste sentido, dentre as áreas de atuação do farmacêutico, assinale aquela que representa uma atribuição privativa do profissional farmacêutico:

Alternativas
Comentários
  • Na dúvida, a dispensação SEMPRE será uma atividade privativa do profissional farmacêutico!

  • Decreto 85.878/81 -  Art 1º São atribuições privativas dos profissionais farmacêuticos:

           I - desempenho de funções de dispensação ou manipulação de fórmulas magistrais e farmacopeias, quando a serviço do público em geral ou mesmo de natureza privada;


ID
3747373
Banca
INAZ do Pará
Órgão
CRF-AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

“A dispensação de medicamentos no âmbito de estabelecimentos ou serviços de saúde faz parte do processo de atenção à saúde e deve ser considerada como uma ação integrada do farmacêutico com os outros profissionais desta área. Neste contexto, a prestação dos serviços farmacêuticos como parte integrante da atenção ao paciente é determinante para garantir qualidade e o acesso aos serviços de saúde.”
Disponível em: Livro - farmácia não é um simples comércio

Com base no texto, e na resolução que regulamenta as atribuições clínicas do farmacêutico é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A: INCORRETA

    Justificativa: Resolução CFF nº585/2013 - Art. 2º -As atribuições clínicas do farmacêutico visam à promoção, proteção e recuperação da saúde, além da prevenção de doenças e de outros problemas de saúde.

    B: INCORRETA

    Justificativa: Resolução CFF nº585/2013 - Art. 2º Parágrafo único -As atribuições clínicas do farmacêutico visam proporcionar cuidado ao paciente, família e comunidade, de forma a promover o uso racional de medicamentos e otimizar a farmacoterapia,com o propósito de alcançar resultados definidos que melhorem a qualidade de vida do paciente.

    C: CORRETA

    Art. 3º -No âmbito de suas atribuições, o farmacêutico presta cuidados à saúde, em todos os lugares e níveis de atenção,em serviços públicos ou privados.

    D: INCORRETA

    Art. 5º -As atribuições clínicas do farmacêutico estabelecidas nesta resolução visam atender às necessidades de saúde do paciente, da família, dos cuidadores e da sociedade, e são exercidas em conformidade com as políticas de saúde,com as normas sanitárias e da instituição à qual esteja vinculado.

    E: INCORRETA

  • Art. 7º - São atribuições clínicas do farmacêutico relativas ao cuidado à saúde, nos âmbitos individual e coletivo:

    XV - Prevenir, identificar, avaliar e intervir nos incidentes relacionados aos medicamentos e a outros problemas relacionados à farmacoterapia; 


ID
3851713
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de São Cristovão do Sul - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com base na Lei nº 13.021/2014, analisar a sentença abaixo:


É responsabilidade do poder público assegurar a assistência farmacêutica, segundo os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde, de universalidade, equidade e integralidade (1ª parte). Farmácia é uma unidade de prestação de serviços destinada a prestar assistência farmacêutica, assistência à saúde e orientação sanitária individual e coletiva, na qual se processe a manipulação e/ou dispensação de medicamentos magistrais, oficinais, farmacopeicos ou industrializados, cosméticos, insumos farmacêuticos, produtos farmacêuticos e correlatos (2ª parte).


A sentença está:

Alternativas

ID
3860089
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Jahu - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com base na Lei nº 13.021/2014, analisar os itens abaixo:

I. Farmácia sem manipulação ou drogaria são aqueles estabelecimentos de dispensação e comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos em suas embalagens originais.
II. Farmácia com manipulação é o estabelecimento de manipulação de fórmulas magistrais e oficinais, de comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, compreendendo o de dispensação e o de atendimento privativo de unidade hospitalar ou de qualquer outra equivalente de assistência médica.

Alternativas

ID
3883537
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de São Pedro do Sul - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Conforme a Lei nº 13.021/2014, no que diz respeito à fiscalização, pode-se afirmar que ao fiscal farmacêutico é:

Alternativas

ID
3901258
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Três Palmeiras - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

De acordo com a Lei nº 13.021/2014, que dispõe sobre o exercício e a fiscalização das atividades farmacêuticas, obriga-se o farmacêutico, no exercício de suas atividades, a:


I. Notificar os profissionais de saúde e os órgãos sanitários competentes, bem como o laboratório industrial, dos efeitos colaterais, das reações adversas, das intoxicações, voluntárias ou não, e da farmacodependência observados e registrados na prática da farmacovigilância.

II. Proceder ao acompanhamento farmacoterapêutico preferencialmente dos pacientes internados em estabelecimentos hospitalares de natureza privada.

III. Prestar orientação farmacêutica, com vistas a esclarecer ao paciente a relação benefício e risco, a conservação e a utilização de fármacos e medicamentos inerentes à terapia, bem como as suas interações medicamentosas e a importância do seu correto manuseio.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Art. 13. Obriga-se o farmacêutico, no exercício de suas atividades, a:

    I - notificar os profissionais de saúde e os órgãos sanitários competentes, bem como o laboratório industrial, dos efeitos colaterais, das reações adversas, das intoxicações, voluntárias ou não, e da farmacodependência observados e registrados na prática da farmacovigilância;

    II - organizar e manter cadastro atualizado com dados técnico-científicos das drogas, fármacos e medicamentos disponíveis na farmácia;

    III - proceder ao acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes, internados ou não, em estabelecimentos hospitalares ou ambulatoriais, de natureza pública ou privada;

    IV - estabelecer protocolos de vigilância farmacológica de medicamentos, produtos farmacêuticos e correlatos, visando a assegurar o seu uso racionalizado, a sua segurança e a sua eficácia terapêutica;

    V - estabelecer o perfil farmacoterapêutico no acompanhamento sistemático do paciente, mediante elaboração, preenchimento e interpretação de fichas farmacoterapêuticas;

    VI - prestar orientação farmacêutica, com vistas a esclarecer ao paciente a relação benefício e risco, a conservação e a utilização de fármacos e medicamentos inerentes à terapia, bem como as suas interações medicamentosas e a importância do seu correto manuseio.

    Art. 14. Cabe ao farmacêutico, na dispensação de medicamentos, visando a garantir a eficácia e a segurança da terapêutica prescrita, observar os aspectos técnicos e legais do receituário.

  • I. (CERTO). Lei nº 13.021/2014, artigo 13, inciso I.

    II. (ERRADO). Lei nº 13.021/2014, artigo 13, inciso III.

    III. (CERTO). Lei nº 13.021/2014, artigo 13, inciso VI.

     

    Alternativa correta (c).

  • I. CORRETA

    II. INCORRETA

    CORREÇÃO

    Art.13 III - proceder ao acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes, internados ou não, em estabelecimentos hospitalares ou ambulatoriais, de natureza pública ou privada.

    III. CORRETA


ID
3901261
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Três Palmeiras - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

De acordo com a Lei nº 13.021/2014, que dispõe sobre o exercício e a fiscalização das atividades farmacêuticas, as farmácias são classificadas, segundo sua natureza, como:


I. Farmácia sem manipulação ou drogaria: estabelecimento de dispensação e comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos em suas embalagens originais.

II. Farmácia com manipulação e comércio de utilidades: estabelecimento de dispensação e comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e produtos alimentícios em geral, bem como artefatos produzidos pela população adscrita ao local.

III. Farmácia com manipulação: estabelecimento de manipulação de fórmulas magistrais e oficinais, de comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, compreendendo o de dispensação e o de atendimento privativo de unidade hospitalar ou de qualquer outra equivalente de assistência médica.


Quais estão corretas? 

Alternativas
Comentários
  • Art. 3º Farmácia é uma unidade de prestação de serviços destinada a prestar assistência farmacêutica, assistência à saúde e orientação sanitária individual e coletiva, na qual se processe a manipulação e/ou dispensação de medicamentos magistrais, oficinais, farmacopeicos ou industrializados, cosméticos, insumos farmacêuticos, produtos farmacêuticos e correlatos.

    Parágrafo único. As farmácias serão classificadas segundo sua natureza como:

    I - farmácia sem manipulação ou drogaria: estabelecimento de dispensação e comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos em suas embalagens originais;

    II - farmácia com manipulação: estabelecimento de manipulação de fórmulas magistrais e oficinais, de comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, compreendendo o de dispensação e o de atendimento privativo de unidade hospitalar ou de qualquer outra equivalente de assistência médica.

  • I. CORRETO

    II. INCORRETO

    CORREÇÃO:

    Farmácia com manipulação: estabelecimento de manipulação de fórmulas magistrais e oficinais, de comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, compreendendo o de dispensação e o de atendimento privativo de unidade hospitalar ou de qualquer outra equivalente de assistência médica. 

    III. CORRETO


ID
3906895
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Xavier - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

De acordo com a Lei nº 13.021/2014, que dispõe sobre o exercício e a fiscalização das atividades farmacêuticas, o farmacêutico, no exercício de suas atividades, deve:

I. Notificar os profissionais de saúde e os órgãos sanitários competentes, bem como o laboratório industrial, dos efeitos colaterais, das reações adversas, das intoxicações, voluntárias ou não, e da farmacodependência observados e registrados na prática da farmacovigilância.
II. Proceder o acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes ambulatoriais, de natureza pública ou privada.
III. Estabelecer protocolos de vigilância farmacológica de medicamentos, produtos farmacêuticos e correlatos, visando assegurar o seu uso racionalizado, a sua segurança e a sua eficácia terapêutica.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • art 13.

    III. Proceder ao acompanhamento farmacoterapeutico de pacientes, internados ou não, em estabelecimetos hospitalares ou ambulatoriais, de natureza publica ou pri.vada

  • Art. 13. Obriga-se o farmacêutico, no exercício de suas atividades, a:

    I - notificar os profissionais de saúde e os órgãos sanitários competentes, bem como o laboratório industrial, dos efeitos colaterais, das reações adversas, das intoxicações, voluntárias ou não, e da farmacodependência observados e registrados na prática da farmacovigilância;

    II - organizar e manter cadastro atualizado com dados técnico-científicos das drogas, fármacos e medicamentos disponíveis na farmácia;

    III - proceder ao acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes, internados ou não, em estabelecimentos hospitalares ou ambulatoriais, de natureza pública ou privada;

    IV - estabelecer protocolos de vigilância farmacológica de medicamentos, produtos farmacêuticos e correlatos, visando a assegurar o seu uso racionalizado, a sua segurança e a sua eficácia terapêutica;

    V - estabelecer o perfil farmacoterapêutico no acompanhamento sistemático do paciente, mediante elaboração, preenchimento e interpretação de fichas farmacoterapêuticas;

    VI - prestar orientação farmacêutica, com vistas a esclarecer ao paciente a relação benefício e risco, a conservação e a utilização de fármacos e medicamentos inerentes à terapia, bem como as suas interações medicamentosas e a importância do seu correto manuseio.

    Art. 14. Cabe ao farmacêutico, na dispensação de medicamentos, visando a garantir a eficácia e a segurança da terapêutica prescrita, observar os aspectos técnicos e legais do receituário.

  •  II. Proceder o acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes ambulatoriais, de natureza pública ou privada.

    Pode ser considerada uma alternativa incompleta, portanto seria incorreta :(


ID
3906898
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Xavier - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Quanto às responsabilidades do farmacêutico, segundo a Lei nº 13.021/2014, analise as assertivas abaixo:

I. O proprietário da farmácia não poderá desautorizar as orientações técnicas emitidas pelo farmacêutico.
II. O farmacêutico e o proprietário dos estabelecimentos farmacêuticos agirão sempre solidariamente, realizando todos os esforços para promover o uso racional de medicamentos.
III. É responsabilidade do farmacêutico as condições adequadas ao desenvolvimento de suas atividades profissionais.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • III-É responsabilidade do estabelecimento farmacêutico fornecer condições adequadas ao perfeito desenvolvimento das atividades profissionais do farmacêutico.

  • Das Responsabilidades

    Art. 10. O farmacêutico e o proprietário dos estabelecimentos farmacêuticos agirão sempre solidariamente, realizando todos os esforços para promover o uso racional de medicamentos.

    Art. 11. O proprietário da farmácia não poderá desautorizar ou desconsiderar as orientações técnicas emitidas pelo farmacêutico.

    Parágrafo único. É responsabilidade do estabelecimento farmacêutico fornecer condições adequadas ao perfeito desenvolvimento das atividades profissionais do farmacêutico.

    Art. 12. Ocorrendo a baixa do profissional farmacêutico, obrigam-se os estabelecimentos à contratação de novo farmacêutico, no prazo máximo de 30 (trinta) dias.

  • I. (CERTO). Lei nº 13.021/2014, artigo 11.

    II. (CERTO). Lei nº 13.021/2014, artigo 10.

    III. (ERRADO). Lei nº 13.021/2014, artigo 11, §único: “É responsabilidade do estabelecimento farmacêutico fornecer condições adequadas ao perfeito desenvolvimento das atividades profissionais do farmacêutico”.

     

    Alternativa correta (b).

  • I. CORRETA

    II. CORRETA

    III. INCORRETA

    CORREÇÃO: Art. 11. Parágrafo único. É responsabilidade do estabelecimento farmacêutico fornecer condições adequadas ao perfeito desenvolvimento das atividades profissionais do farmacêutico. 


ID
3910858
Banca
Itame
Órgão
Prefeitura de Senador Canedo - GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

As disposições da Lei nº 13.021/2014 regem as ações e serviços de assistência farmacêutica executados, isolada ou conjuntamente, em caráter permanente ou eventual, por pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado.As afirmativas abaixo são referentes à essa legislação. Leia-as atentamente:


I – poderão as farmácias de qualquer natureza dispor,para atendimento imediato à população, de medicamentos, vacinas esoros que atendam o perfil epidemiológico de sua região demográfica
II – é vedado ao fiscal farmacêutico exercer outras atividades profissionais de farmacêutico, ser responsável técnico ou proprietário ou participar da sociedade em estabelecimentos farmacêuticos
III – Obriga-se o farmacêutico, no exercício de suas atividades, a: estabelecer protocolos de vigilância farmacológica de medicamentos, produtos farmacêuticos e correlatos, visando a assegurar o seu uso racionalizado, a sua segurança e a sua eficácia terapêutica


Assinale a alternativa correta sobre os itens I, II e III:

Alternativas
Comentários
  • Profundo e objetivo, comentário show


ID
4158250
Banca
FAFIPA
Órgão
Prefeitura de Uniflor - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Preencha as lacunas e assinale a alternativa CORRETA.


Art. 9º - O trabalho do farmacêutico deve ser exercido com autonomia_________ e sem a_____________ de terceiros, tampouco com objetivo meramente de _______, finalidade ______, ________ ou outra forma de exploração em ________da sociedade.

Alternativas

ID
4848292
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Morro Agudo - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Assinale a alternativa correta, de acordo com a Lei n° 13.021/2014.

Alternativas
Comentários
  • SEGUNDO A LEI N° 13.021/2014:

    C

    Ocorrendo a baixa do profissional farmacêutico, obrigam-se os estabelecimentos à contratação de novo farmacêutico, no prazo máximo de 30 (trinta) dias.

  • B) Art. 8º A farmácia privativa de unidade hospitalar ou similar

    destina-se exclusivamente ao atendimento de seus usuários.

    D) Art. 13. Obriga-se o farmacêutico, no exercício de suas atividades,

    a:

    I - notificar os profissionais de saúde e os órgãos sanitários

    competentes, bem como o laboratório industrial, dos efeitos colaterais,

    das reações adversas, das intoxicações, voluntárias ou não, e da

    farmacodependência observados e registrados na prática da farmacovigilância;

  • Art. 3º Farmácia é uma unidade de prestação de serviços destinada a prestar assistência farmacêutica, assistência à saúde e orientação sanitária individual e coletiva, na qual se processe a manipulação e/ou dispensação de medicamentos magistrais, oficinais, farmacopeicos ou industrializados, cosméticos, insumos farmacêuticos, produtos farmacêuticos e correlatos.

    Parágrafo único. As farmácias serão classificadas segundo sua natureza como:

    I - farmácia sem manipulação ou drogaria: estabelecimento de dispensação e comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos em suas embalagens originais;

    II - farmácia com manipulação: estabelecimento de manipulação de fórmulas magistrais e oficinais, de comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, compreendendo o de dispensação e o de atendimento privativo de unidade hospitalar ou de qualquer outra equivalente de assistência médica.

    Ou seja, a alternativa "A" é farmácia com manipulação.

  • CORREÇÃO DOS ITENS A - B - D - E

    A. Farmácia sem manipulação ou drogaria: estabelecimento de dispensação e comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos em suas embalagens originais;

    B. A farmácia privativa de unidade hospitalar ou similar destina-se exclusivamente ao atendimento de seus usuários. 

    C. ITEM CORRETO

    D. Obriga-se o farmacêutico, no exercício de suas atividades a notificar os profissionais de saúde e os órgãos sanitários competentes, bem como o laboratório industrial, dos efeitos colaterais, das reações adversas, das intoxicações, voluntárias ou não, e da farmacodependência observados e registrados na prática da farmacovigilância;

    E. Obriga-se o farmacêutico, no exercício de suas atividades a proceder ao acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes, internados ou não, em estabelecimentos hospitalares ou ambulatoriais, de natureza pública ou privada.


ID
5005342
Banca
INSTITUTO MAIS
Órgão
AHM-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

São atribuições clínicas do farmacêutico

I. estabelecer e conduzir uma relação de cuidado centrada no paciente.
II. analisar a prescrição de medicamentos quanto aos aspectos legais e técnicos.
III. participar e promover discussões de casos clínicos, de forma integrada com os demais membros da equipe de saúde.
IV. acessar e conhecer as informações constantes no prontuário do paciente.
V. indicar internação e alta nos serviços de atenção à saúde.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • I, II, III e IV, apenas.


ID
5069743
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Compete ao farmacêutico, no exercício de suas atividades:

I. Notificar os profissionais de saúde e os órgãos sanitários competentes, bem como o laboratório industrial, dos efeitos colaterais, das reações adversas, das intoxicações, voluntárias ou não, e da farmacodependência, observados e registrados na prática da farmacovigilância.
II. Estabelecer protocolos de vigilância farmacológica de medicamentos, produtos farmacêuticos e correlatos, visando assegurar o uso demandado, a segurança e a eficácia terapêutica.
III. Prestar orientação farmacêutica, com vistas a esclarecer ao paciente a relação benefício e risco, a conservação e a utilização de fármacos e medicamentos inerentes à terapia, bem como as suas interações medicamentosas e a importância do seu correto manuseio.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • "[...] estabelecer protocolos de vigilância farmacológica de medicamentos, produtos farmacêuticos e correlatos, visando a assegurar o seu uso racionalizado, a sua segurança e a sua eficácia terapêutica"

  • I. (CERTO). Lei nº 13.021/2014, artigo 13, inciso I.

    II. (ERRADO). Lei nº 13.021/2014, artigo 13, inciso IV: não é uso “demandado” e sim uso “racionalizado”.

    III. (CERTO). Lei nº 13.021/2014, artigo 13, inciso VI.

     

    Alternativa correta (c).

  • I. CORRETO

    II. INCORRETO

    CORREÇÃO

    Art. 13. Obriga-se o farmacêutico, no exercício de suas atividades, a: 

    IV - estabelecer protocolos de vigilância farmacológica de medicamentos, produtos farmacêuticos e correlatos, visando a assegurar o seu uso RACIONALIZADO, a sua segurança e a sua eficácia terapêutica;

    III. CORRETO


ID
5106871
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Considerando-se as regras sobre as responsabilidades e a fiscalização estabelecidas pela Lei nº 13.021/14, analise as afirmativas.

I. O proprietário da farmácia não poderá desautorizar ou desconsiderar as orientações técnicas emitidas pelo farmacêutico.

II. Ocorrendo a baixa do profissional farmacêutico, obrigam-se os estabelecimentos à contratação de novo farmacêutico, no prazo máximo de 15 (quinze) dias.

III. Obriga-se o farmacêutico, no exercício de suas atividades, a proceder ao acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes, internados ou não, em estabelecimentos hospitalares ou ambulatoriais, de natureza pública ou privada.

IV. É defeso ao fiscal farmacêutico exercer outras atividades profissionais de farmacêutico, ser responsável técnico ou proprietário ou participar da sociedade em estabelecimentos farmacêuticos.

Pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Para os demais candidatos que, como eu, escorregaram na casca da banana, lembremo-nos de que a palavra "defeso" significa "proibido, não permitido".

  • I. (CERTO). Lei nº 13.021/2014, artigo 11.

    II. (ERRADO). Lei nº 13.021/2014, artigo 12: prazo máximo de 30 dias.

    III. (CERTO). Lei nº 13.021/2014, artigo 13, inciso III.

    IV. (CERTO). Lei nº 13.021/2014, artigo 16: defeso ( significa não é permitido, proibido, é vedado.

     

    Alternativa correta (d).

  • I. CORRETO

    II. INCORRETO

    CORREÇÃO DA ASSERTATIVA

    Art. 12. Ocorrendo a baixa do profissional farmacêutico, obrigam-se os estabelecimentos à contratação de novo farmacêutico, no prazo máximo de 30 (trinta) dias, atendido o disposto nas Leis nºs 5.991, de 17 de dezembro de 1973, e 6.437, de 20 de agosto de 1977. 

    III. CORRETO

    IV. CORRETO

  • Nossa eu não sabia que "defeso" era proibido, mt importante fazer exercícios mesmo!

  • Palhaçada isso, pra que colocar "defeso"? É pra testar conhecimento de legislação ou de português?


ID
5107624
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

As farmácias, cuja atividade é regulada pelas Leis n.º 5.991/1973 e n.º 13.021/2014, são classificadas, segundo sua natureza, em farmácias sem manipulação, ou drogarias, e farmácias com manipulação. A respeito de aspectos sanitários das farmácias, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
5148865
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Estância Velha - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O farmacêutico, no exercício de suas atividades, notifica os profissionais de saúde e os órgãos sanitários competentes, bem como o laboratório industrial, sobre:

I. Efeitos colaterais e reações adversas.

II. Intoxicações, voluntárias ou não.

III. Farmacodependência observados e registrados na prática da farmacovigilância.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Art. 13. Obriga-se o farmacêutico, no exercício de suas atividades, a:

    I - notificar os profissionais de saúde e os órgãos sanitários competentes, bem como o laboratório industrial, dos efeitos colaterais, das reações adversas, das intoxicações, voluntárias ou não, e da farmacodependência observados e registrados na prática da farmacovigilância; 


ID
5149474
Banca
Unesc
Órgão
Prefeitura de Laguna - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Sobre o exercício das atividades do farmacêutico, segundo a Lei n° 13.021/2014, analise os itens abaixo:
I. O Farmacêutico é obrigado a notificar os profissionais de saúde e os órgãos sanitários competentes, bem como o laboratório industrial, dos efeitos colaterais, das reações adversas, das intoxicações, voluntárias ou não, e da farmacodependência, observados e registrados na prática da farmacovigilância.
II. O profissional farmacêutico não é obrigado a estabelecer o perfil farmacoterapêutico no acompanhamento sistemático do paciente, mediante elaboração, preenchimento e interpretação de fichas farmacoterapêuticas.
III. Cabe ao farmacêutico, na dispensação de medicamentos, visando a garantir a eficácia e a segurança da terapêutica prescrita, observar os aspectos técnicos e legais do receituário.
Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Art. 13. Obriga-se o farmacêutico, no exercício de suas atividades, a:

    V - estabelecer o perfil farmacoterapêutico no acompanhamento sistemático do paciente, mediante elaboração, preenchimento e interpretação de fichas farmacoterapêuticas; 


ID
5149480
Banca
Unesc
Órgão
Prefeitura de Laguna - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A Resolução nº 585, de 29 de Agosto de 2013, regulamenta as atribuições clínicas do farmacêutico, que, por definição, constituem os direitos e responsabilidades desse profissional no que concerne a sua área de atuação. São atribuições clínicas do farmacêutico:
I. Participar do planejamento e da avaliação da farmacoterapia, para que o paciente utilize de forma segura os medicamentos de que necessita, nas doses, frequência, horários, vias de administração e duração adequados, contribuindo para que o mesmo tenha condições de realizar o tratamento e alcançar os objetivos terapêuticos;
II. Desenvolver, individualmente, ações para a promoção, proteção e recuperação da saúde, e a prevenção de doenças e de outros problemas de saúde;
III. Realizar intervenções farmacêuticas e emitir parecer farmacêutico a outros membros da equipe de saúde, com o propósito de auxiliar na seleção, adição, substituição, ajuste ou interrupção da farmacoterapia do paciente;
IV. Realizar ações de rastreamento em saúde, baseadas em evidências técnicocientíficas e em consonância com as políticas de saúde vigentes.
Estão corretas as alternativas:

Alternativas
Comentários
  • II - Desenvolver, em colaboração com os demais membros da equipe de saúde, ações para a promoção, proteção e recuperação da saúde, e a prevenção de doenças e de outros problemas de saúde; 

  • esse ''individualmente'' entregou a questão


ID
5244031
Banca
IDIB
Órgão
CRF - MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Obriga-se o farmacêutico, no exercício de suas atividades, a:

  1. estabelecer o perfil farmacoterapêutico no acompanhamento sistemático do paciente, mediante elaboração, preenchimento e interpretação de fichas farmacoterapêuticas.

  2. proceder ao acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes, internados ou não, em estabelecimentos hospitalares ou ambulatoriais, de natureza pública ou privada.

  3. estabelecer protocolos de vigilância farmacológica de medicamentos, produtos farmacêuticos e correlatos, visando a assegurar o seu uso racionalizado, a sua segurança e a sua eficácia terapêutica.

    Assinale:

    Alternativas
    Comentários
    • Lei 13.021

      Obriga-se o farmacêutico, no exercício de suas atividades, a:

      I-Notificar os profissionais de saúde e os órgãos sanitários competentes, bem como o laboratório industrial, dos efeitos colaterais, das reações adversas, das intoxicações, voluntárias ou não, e da farmacodepêndencia observados e registrados na prática da farmacovigilância;

      II-Organizar e manter cadastro atualizado com dados técnico-científicos das drogas, fármacos e medicamentos disponíveis na farmácia;

      III-Proceder no acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes, internados ou não, em estabelecimentos hospitalares ou ambulatoriais, de natureza pública ou privada;

      IV-Estabelecer protocolos de vigilância farmacológica de medicamentos, produtos farmacêuticos, e correlatos e visando assegurar o seu uso racionalizado, a sua segurança e a sua eficácia terapêutica;

      V-Estabelecer o perfil farmacoterapêutico no acompanhamento sistemático do paciente, mediante elaboração, preenchimento e interpretação de fichas farmacoterapêuticas;

      VI-Prestar orientação farmacêutica, com vistas a esclarecer ao paciente a relação benefício e risco, a conservação e a utilização de fármacos e medicamentos inerentes à terapia, bem como as suas interações medicamentosas e a importância do seu correto manuseio.


    ID
    5244034
    Banca
    IDIB
    Órgão
    CRF - MS
    Ano
    2021
    Provas
    Disciplina
    Farmácia
    Assuntos

    Com base nas disposições da Lei Federal n° 13.021/14 sobre a fiscalização das atividades farmacêuticas, assinale a alternativa incorreta:

    Alternativas
    Comentários
    • Lei 13.021

      Artigo 11ª O proprietário de farmácia não poderá desautorizar ou desconsiderar as orientações técnicas emitidas pelo farmacêutico.

    • ALTERNATIVA INCORRETA - A

      CORREÇÃO

      Art. 11. O proprietário da farmácia NÃO PODERÁ desautorizar ou desconsiderar as orientações técnicas emitidas pelo farmacêutico.


    ID
    5244043
    Banca
    IDIB
    Órgão
    CRF - MS
    Ano
    2021
    Provas
    Disciplina
    Farmácia
    Assuntos

    Assinale abaixo a única alternativa que não contempla um direito do farmacêutico:

    Alternativas
    Comentários
    • ALTERNATIVA INCORRETA - D

      De acordo com RESOLUÇÃO Nº 711, DE 30 JULHO DE 2021, que dispõe sobre o Código de Ética Farmacêutica:

      Art. 17 - É proibido ao farmacêutico:

      I - exercer simultaneamente a Medicina;


    ID
    5263375
    Banca
    GSA CONCURSOS
    Órgão
    Prefeitura de União do Oeste - SC
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Farmácia
    Assuntos

    De acordo com a Lei N° 13.021 de 8 de agosto de 2014, que dispõe sobre o exercício e a fiscalização das atividades farmacêuticas, é incorreto afirmar:

    Alternativas
    Comentários
    • a) CERTO. Lei nº 13.021/2014, artigo 13, inciso II.

      b) ERRADO. Lei nº 13.021/2014, artigo 12: prazo máximo de 30 dias.

      c) CERTO. Lei nº 13.021/2014, artigo 4º.

      d) CERTO. Lei nº 13.021/2014, artigo 10.

      e) CERTO. Lei nº 13.021/2014, artigo 11, § único.

       

      Alternativa incorreta (b).

    • ALTERNATIVA INCORRETA - B

      CORREÇÃO :

      Art. 12. Ocorrendo a baixa do profissional farmacêutico, obrigam-se os estabelecimentos à contratação de novo farmacêutico, no prazo máximo de 30 (trinta) dias, atendido o disposto nas Leis nºs 5.991, de 17 de dezembro de 1973, e 6.437, de 20 de agosto de 1977. 


    ID
    5269750
    Banca
    GSA CONCURSOS
    Órgão
    Prefeitura de Abelardo Luz - SC
    Ano
    2020
    Provas
    Disciplina
    Farmácia
    Assuntos

    De acordo com a Lei no 13.021 de 8 de agosto de 2014, que dispõe sobre o exercício e a fiscalização das atividades farmacêuticas, é incorreto afirmar:

    Alternativas
    Comentários
    • I -É responsabilidade do farmacêutico proceder ao acompanhamento farmacoterapêutico de pacientesinternados ou não, em estabelecimentos hospitalares e ambulatoriais, de natureza pública ou privada.

    • É facultado ao farmacêutico, no exercício de suas atividades, a proceder ao acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes, internados ou não, em estabelecimentos hospitalares ou ambulatoriais, de natureza pública ou privada. (questão).

      Obriga-se o farmacêutico, no exercício de suas atividades, a: proceder ao acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes, internados ou não, em estabelecimentos hospitalares ou ambulatoriais, de natureza pública ou privada; (Lei).

      Não consigo achar o erro nessa questão. Alguém pode ajudar?

    • ALTERNATIVA INCORRETA: D

      CORREÇÃO

      Art. 13. Obriga-se o farmacêutico, no exercício de suas atividades, a:

      III - proceder ao acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes, internados ou não, em estabelecimentos hospitalares ou ambulatoriais, de natureza pública ou privada; 


    ID
    5358829
    Banca
    Quadrix
    Órgão
    CRF - RR
    Ano
    2021
    Provas
    Disciplina
    Farmácia
    Assuntos

    Em relação ao âmbito profissional do farmacêutico, julgue os item.


    É vedado ao farmacêutico prestar assessoria em depósitos de produtos farmacêuticos.

    Alternativas

    ID
    5358832
    Banca
    Quadrix
    Órgão
    CRF - RR
    Ano
    2021
    Provas
    Disciplina
    Farmácia
    Assuntos

    Em relação ao âmbito profissional do farmacêutico, julgue o item.


    O magistério superior das matérias privativas constantes do currículo próprio do curso de formação farmacêutica, obedecida a legislação do ensino. é atribuição privativa dos profissionais farmacêuticos.

    Alternativas

    ID
    5358835
    Banca
    Quadrix
    Órgão
    CRF - RR
    Ano
    2021
    Provas
    Disciplina
    Farmácia
    Assuntos

    Em relação ao âmbito profissional do farmacêutico, julgue o item.


    Os profissionais farmacêuticos somente poderão exercer as atividades taxativamente previstas na legislação pertinente.

    Alternativas
    Comentários
    • Quem vincula-se ao previsto em lei ou ordenamento jurídico é a administração pública, os particulares podem o que não for proibidos

    • Não entendi nada


    ID
    5358838
    Banca
    Quadrix
    Órgão
    CRF - RR
    Ano
    2021
    Provas
    Disciplina
    Farmácia
    Assuntos

    Em relação ao âmbito profissional do farmacêutico, julgue o item.


    A realização de vistorias, perícias e avaliações não são atividades afins possíveis de serem exercidas por profissionais farmacêuticos.

    Alternativas

    ID
    5369974
    Banca
    VUNESP
    Órgão
    Prefeitura de Ilhabela - SP
    Ano
    2020
    Provas
    Disciplina
    Farmácia
    Assuntos

    É atribuição clínica do farmacêutico, entre outras, relativa ao cuidado à saúde, nos âmbitos individual e coletivo,

    Alternativas
    Comentários
    • a. GABARITO

      b. Prover a consulta farmacêutica em consultório farmacêutico ou em outro ambiente adequado, que garanta a privacidade do atendimento.

      c. Solicitar exames laboratoriais, no âmbito de sua competência profissional, com a finalidade de monitorar os resultados da farmacoterapia.

      d. Avaliar resultados de exames clínico-laboratoriais do paciente, como instrumento para individualização da farmacoterapia.

      e. Fazer a anamnese farmacêutica, bem como verificar sinais e sintomas, com o propósito de prover cuidado ao paciente.


    ID
    5382442
    Banca
    Quadrix
    Órgão
    CRF - MA
    Ano
    2021
    Provas
    Disciplina
    Farmácia
    Assuntos

    No que se refere à profissão farmacêutica, assinale a alternativa correta.

    Alternativas
    Comentários
    • Segundo o Decreto 20.377 de 1931:

      Art. 2º O exercício da profissão farmacêutica compreende:

      a) a manipulação e o comercio dos medicamentos ou remédios magistrais;

      b) a manipulação e o fabrico dos medicamentos galênicos e das especialidades farmacêuticas;

      c) o comércio direto com o consumidor de todos os medicamentos oficinais, especialidades farmacêuticas, produtos químicos, galênicos, biológicos, etc., e plantas de aplicações terapêuticas;

      d) o fabrico dos produtos biológicos e químicos oficinais;

      e) as análises reclamadas pela clínica médica;

      f) função de químico bromatologista, biologista e legista.

      § 1º As atribuições das alíneas c a f não são privativas do farmacêutico.

      § 2º O fabrico de produtos biológicos a que se refere a alínea d só será permitido ao medico que não exerça a clinica.

      Por isso, a letra A é a alternativa correta.


    ID
    5382466
    Banca
    Quadrix
    Órgão
    CRF - MA
    Ano
    2021
    Provas
    Disciplina
    Farmácia
    Assuntos

    Acerca das especialidades farmacêuticas, assinale a alternativa correta.

    Alternativas
    Comentários
    • Gabarito: B

    • Gabarito: B.

      "Faça da dificuldade a sua motivação."


    ID
    5382511
    Banca
    Quadrix
    Órgão
    CRF - MA
    Ano
    2021
    Provas
    Disciplina
    Farmácia
    Assuntos

    Quanto ao farmacêutico fiscal, assinale a alternativa correta.

    Alternativas

    ID
    5382514
    Banca
    Quadrix
    Órgão
    CRF - MA
    Ano
    2021
    Provas
    Disciplina
    Farmácia
    Assuntos

    Acerca dos elementos que devem instruir o processo administrativo fiscal, assinale a alternativa correta.

    Alternativas
    Comentários
    • Olá!

      Gabarito: D

      Bons estudos!

      -Todo progresso acontece fora da zona de conforto. – Michael John Bobak

    • Art. 21 da Resolução 700/2021 do CFF:

      "Art. 21 - Autuado o estebelecimento, o processo administrativo fiscal será instruído com, no mínimo, os seguintes elementos: termo de inspeção, auto de infração, perfil de assistência farmacêutica da empresa, e defesa deste processo, se houver."

      GABARITO: Letra D


    ID
    5382517
    Banca
    Quadrix
    Órgão
    CRF - MA
    Ano
    2021
    Provas
    Disciplina
    Farmácia
    Assuntos

    Com relação aos farmacêuticos fiscais, assinale a alternativa correta.

    Alternativas
    Comentários
    • Olá!

      Gabarito: E

      Bons estudos!

      -Quem ESTUDA tem em suas mãos o poder de TRANSFORMAR não só a própria vida, como também das pessoas que lhe cercam.


    ID
    5382523
    Banca
    Quadrix
    Órgão
    CRF - MA
    Ano
    2021
    Provas
    Disciplina
    Farmácia
    Assuntos

    A respeito do índice de desenvolvimento do fiscal, assinale a alternativa correta.

    Alternativas
    Comentários
    • RDC 700/2021.... Índice de Desempenho do Fiscal (IDF): o resultado obtido pela divisão do número de pontos obtidos em fiscalização por cada fiscal, ponderados conforme a complexidade de cada inspeção e preenchimento da FFEAF realizadas no período de um mês, divididos pelo número de dias trabalhados exclusivamente na fiscalização externa, não podendo este ser inferior a 10 (dez) dias trabalhados no mês. Cálculo do IDF: índice médio de, no mínimo, 12 pontos/dia. Não podendo ser inferior a 180 pontos/mês.

    • Oi, tudo bem?

      Gabarito: A

      Bons estudos!

      -É praticando que se aprende e a prática leva á aprovação.

    • Art. 44, I, da Resolução 700/2021 - CFF:

      "I - Índice de Desempenho do Fiscal (IDF): o resultado obtido pela divisão do número de pontos obtidos em fiscalização por cada fiscal, ponderados conforme a complexidade de cada inspeção e preenchimento da FFEAF realizadas no período de um mês, divididos pelo número de dias trabalhados exclusivamente na fiscalização externa, não podendo este ser inferior a 10 (dez) dias trabalhados no mês. Índice médio de, no mínimo, 12 pontos/dia. Não podendo ser inferior a 180 pontos/mês"

      GABARITO: Letra A

    • questão pequena kkk


    ID
    5389174
    Banca
    VUNESP
    Órgão
    FAMEMA
    Ano
    2021
    Provas
    Disciplina
    Farmácia
    Assuntos

    Leia o fragmento a seguir.

    “Na prestação de serviços farmacêuticos, segundo o Ministério da Saúde, o profissional farmacêutico pode realizar diversos procedimentos, a fim de agregar informações sobre o paciente ou subsidiar a aplicação de recursos terapêuticos necessários ao processo de cuidado em saúde.”

    Nesta perspectiva, assinale a opção que apresenta o procedimento que o profissional farmacêutico não deve realizar.

    Alternativas

    ID
    5530480
    Banca
    FUNDATEC
    Órgão
    CRF-PR
    Ano
    2021
    Provas
    Disciplina
    Farmácia
    Assuntos

    A Lei Federal nº 13.021/2014 permitiu a realização do serviço de vacinação em farmácias; considerando a farmácia que realiza este serviço no estado do Paraná, analise as seguintes assertivas e assinale a alternativa correta.

    I. O Responsável Técnico pela farmácia deve ser o Farmacêutico devidamente capacitado junto ao CRF-PR para o serviço de vacinação.
    II. A vacinação pode ocorrer no domicílio do paciente em determinadas situações.
    III. É exigida prescrição médica para aplicação das vacinas em geral.
    IV. Pode ser fornecido ao consumidor o cartão de vacinação referente ao serviço prestado.

    Alternativas

    ID
    5530483
    Banca
    FUNDATEC
    Órgão
    CRF-PR
    Ano
    2021
    Provas
    Disciplina
    Farmácia
    Assuntos

    “Ampliar o limite de competência do exercício profissional, conforme o currículo escolar ou mediante curso ou prova de especialização realizado ou prestada em escola ou instituto oficial”, é uma competência do ________________, descrita na(o) _______________.

    Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

    Alternativas
    Comentários
    •  Lei Federal nº 3.820/1960 

      Art. 6º - São atribuições do Conselho Federal:

      l) ampliar o limite de competência do exercício profissional, conforme o currículo escolar ou mediante curso ou prova de especialização realizado ou prestada em escola ou instituto oficial; 


    ID
    5530501
    Banca
    FUNDATEC
    Órgão
    CRF-PR
    Ano
    2021
    Provas
    Disciplina
    Farmácia
    Assuntos

    Considerando o exercício profissional farmacêutico nas análises clínicas e toxicológicas, analise as afirmações abaixo:

    1. O laboratório clínico e o posto de coleta laboratorial devem ter um profissional legalmente habilitado como responsável técnico.
    2. O posto de coleta laboratorial pode ter vínculo com mais de um laboratório clínico.
    3. Todos os profissionais do laboratório clínico e do posto de coleta laboratorial devem ser vacinados em conformidade com a legislação vigente.
    4. O CRF-PR somente permitirá responsabilidade técnica à profissionais Farmacêuticos Analistas Clínicos/Farmacêuticos-Bioquímicos que comprovem compatibilidade de horários para a efetiva assistência técnica, de acordo com os critérios descritos em Deliberação Plenária do CRF-PR.
    5. O laudo deve conter a identificação e nº de registro do Responsável Técnico no respectivo conselho de classe profissional.
    6. O laudo deve conter a identificação e nº registro do profissional que liberou o exame, no mesmo conselho de classe do RT.

    O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é: 

    Alternativas
    Comentários
    • 1. O laboratório clínico e o posto de coleta laboratorial devem ter um profissional legalmente habilitado como responsável técnico.

      2. O posto de coleta laboratorial pode ter vínculo com mais de um laboratório clínico.

      O posto de coleta laboratorial deve possuir vínculo com APENAS um laboratório clínico

      3. Todos os profissionais do laboratório clínico e do posto de coleta laboratorial devem ser vacinados em conformidade com a legislação vigente.

      4. O CRF-PR somente permitirá responsabilidade técnica à profissionais Farmacêuticos Analistas Clínicos/Farmacêuticos-Bioquímicos que comprovem compatibilidade de horários para a efetiva assistência técnica, de acordo com os critérios descritos em Deliberação Plenária do CRF-PR.

      5. O laudo deve conter a identificação e nº de registro do Responsável Técnico no respectivo conselho de classe profissional.

      6. O laudo deve conter a identificação e nº registro do profissional que liberou o exame, no mesmo conselho de classe do RT.

      O laudo deve conter (dentre outros itens) o nº. de registro do RT no respectivo conselho de classe profissional, identificação do profissional que liberou o exame, nº. registro do profissional que liberou o exame no respectivo conselho de classe do profissional.


    ID
    5530507
    Banca
    FUNDATEC
    Órgão
    CRF-PR
    Ano
    2021
    Provas
    Disciplina
    Farmácia
    Assuntos

    Em relação ao exercício profissional farmacêutico em estabelecimentos industriais farmacêuticos no Paraná, analise as assertivas a seguir, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

    ( ) O assessoramento e responsabilidade técnica em estabelecimentos industriais farmacêuticos onde são fabricados produtos que tenham indicações e/ou ações terapêuticas, são atribuições privativas do farmacêutico.
    ( ) A Garantia da Qualidade e o Controle de Qualidade necessitam estar sob responsabilidade do farmacêutico habilitado.
    ( ) É opcional o fornecimento da relação dos profissionais farmacêuticos que atuam no estabelecimento, durante a inspeção realizada pela Fiscalização do CRF-PR.
    ( ) A verificação da rubrica do Farmacêutico, no Laudo de liberação de lote para venda, é realizada pela Fiscalização do CRF-PR.

    A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    Alternativas

    ID
    5606164
    Banca
    VUNESP
    Órgão
    Prefeitura de Jundiaí - SP
    Ano
    2022
    Provas
    Disciplina
    Farmácia
    Assuntos

    De acordo com a Lei nº 13.021/2014, a farmacovigilância é obrigatória para o farmacêutico no exercício de suas atividades. Entre os procedimentos que devem ser adotados para sua realização, é correto afirmar que a notificação de seguimento é

    Alternativas
    Comentários
    • RDC Nº 406, DE 22 DE JULHO DE 2020

      Dispõe sobre as Boas Práticas de Farmacovigilância para Detentores de Registro de Medicamento de uso humano, e dá outras providências.

      XIX - notificação de seguimento: notificação de acompanhamento de Evento Adverso previamente notificado, contendo dados adicionais, clínicos ou de exames complementares, a fim de melhor elucidar a relação de causalidade entre o evento descrito e o medicamento suspeito;

    • Errei a resposta mas o comentário foi bem claro.


    ID
    5643373
    Banca
    FUNDATEC
    Órgão
    Prefeitura de Ivoti - RS
    Ano
    2021
    Provas
    Disciplina
    Farmácia
    Assuntos

    Analise as assertivas abaixo sobre a Lei nº 13.021/2014 e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

    ( ) É responsabilidade do poder público assegurar a assistência farmacêutica, segundo os princípios e diretrizes do SUS, de universalidade, equidade e integralidade.
    ( ) No exercício de suas atividades, é facultativo ao farmacêutico notificar os profissionais de saúde e os órgãos sanitários sobre efeitos colaterais, reações adversas e intoxicações observados e registrados na prática da farmacovigilância.
    ( ) Somente as farmácias comunitárias poderão dispor, para atendimento imediato à população, de medicamentos, vacinas e soros que atendam o perfil epidemiológico de sua região demográfica.
    ( ) Para o funcionamento das farmácias de qualquer natureza, exige-se a autorização e o licenciamento da autoridade, ter presença de farmacêutico em horário integral de funcionamento, possuir equipamentos e acessórios que atendam aos requisitos técnicos estabelecidos pela Vigilância Sanitária.

    A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

    Alternativas
    Comentários
    • (FALSO) No exercício de suas atividades, é facultativo ao farmacêutico notificar os profissionais de saúde e os órgãos sanitários sobre efeitos colaterais, reações adversas e intoxicações observados e registrados na prática da farmacovigilância.

      Art. 13. Obriga-se o farmacêutico

      (FALSO) Somente as farmácias comunitárias poderão dispor, para atendimento imediato à população, de medicamentos, vacinas e soros que atendam o perfil epidemiológico de sua região demográfica.

      Art. 7º Poderão as farmácias de qualquer natureza dispor, para atendimento imediato à população, de medicamentos, vacinas e soros que atendam o perfil epidemiológico de sua região demográfica.