SóProvas


ID
3749512
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Nova Olinda - CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Atelectasia pode ser definida como distensão incompleta do pulmão, o que ocasiona uma redução no conteúdo de gás dentro do pulmão associado a uma redução de volume. Com relação ao mecanismo de formação da Atelectasia, leia as afirmativas e assinale a alternativa CORRETA:



I - O pulmão tem uma tendência natural para o colapso, diferentemente da parede torácica, a qual tende a expansão. Assim, quando existe qualquer substância que ocupe espaço, como por exemplo o pneumotórax, há uma atelectasia passiva proporcional ao seu volume.

II - Quando existe uma lesão ocupando espaço há uma redução das forças elásticas do parênquima contíguo, o que leva a uma atelectasia chamada de compressão.

III - Quando há aumento da estabilidade alveolar pela produção aumentada de surfactante, como no tromboembolismo, também há uma tendência ao colapso (atelectasia adesiva).

Alternativas
Comentários
  • I e II corretas porém a III incorreta : atelectasia adesiva é dada por instabilidade alveolar.

  • As atelectasias são classificadas:

     A atelectasia esparsa é causada por processos de enchimento alveolar, tais como hemorragia e edema. A atelectasia passiva, de relaxamento, ou compressiva ocorre quando o pulmão retrai-se a um volume menor devido a líquido ou ar no espaço pleural adjacente.

    A atelectasia obstrutiva ou reabsortiva se deve ao bloqueio brônquico na entrada de ar, resultando em consolidação retrátil. A obstrução intrínseca das vias aéreas pode ser causada por tampões mucosos, corpos estranhos ou tumores. A obstrução extrínseca das vias aéreas resulta da sua compressão devido ao aumento de tamanho dos linfonodos ou outras massas que incidem sobre as vias aéreas.

    A atelectasia redonda é causada pelo espessamento pleural que se invagina e aprisiona o pulmão adjacente. Qualquer doença pleural crônica pode causar atelectasia redonda, principalmente doença pleural relacionada ao amianto.

    No item I , pode-se observar a descrição da Atelectasia passiva ( Item Correto);

    No item II, pode-se observar a descrição da Atelectasia de compressão (Item Correto);

    No item III, na TEP (Tromboembolismo pulmonar) ocorre diminuição da produção de surfactante com perda do volume pulmonar e atelectasia.