SóProvas


ID
3749518
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Nova Olinda - CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O termo osteoporose significa redução na quantidade de osso. Suas causas são várias.

Aquela que acomete mulheres após a menopausa é denominada: 

Alternativas
Comentários
  • PRIMARIA

    Tipo 1 ou osteoporose pós-menopausa: atinge o osso trabecular (parte porosa), e causa fraturas nas vértebras e rádio distal – geralmente ocorre na mulher após a menopausa.

    As mulheres na menopausa são as mais atingidas pela doença porque há uma queda brusca do nível de estrógeno.

    Tipo 2 ou osteoporose senil: seu desenvolvimento é facilitado pelo envelhecimento e falta de cálcio. Causa a perda proporcional de ossos cortical (parte dura e compacta) e trabecular.

    SECUNDARIA

    Costuma ser causada por inflamações com alterações endócrinas, artrite reumatoide e hipertireoidismo, além do consumo em excesso de álcool e ausência de atividade física. Pode ser o resultado do consumo inadequado de vitaminas e corticoides.

  • A osteoporose pode ser primária (idiopática) ou secundária.

    Osteoporose primária é classificada em tipo I e tipo II.

    Tipo I: Também conhecida por tipo pós-menopausa, existe rápida perda óssea e ocorre na mulher recentemente menopausada. Predominantemente atinge o osso trabecular e é associada a fraturas das vértebras e do rádio distal.

    Tipo II ou senil: É relacionada ao envelhecimento e aparece por deficiência crônica de cálcio, aumento da atividade do paratormônio e diminuição da formação óssea.

    Osteoporose secundária: é decorrente de processos inflamatórios, como a artrite reumatoide; alterações endócrinas, como hipertireoidismo e desordens adrenais; mieloma múltiplo; por desuso; por uso de drogas como heparina, álcool, vitamina A e corticoides.

    Fonte:https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-78522001000200007#:~:text=A%20osteoporose%20pode%20ser%20prim%C3%A1ria,ocorre%20na%20mulher%20recentemente%20menopausada.