SóProvas


ID
3750043
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Nova Olinda - CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

ALIMENTO DA ALMA

 O comerciante André Faria, 49 anos, dono de um bar em Campinas (SP), pulou da cama às 6 da manhã, trabalhou o dia inteiro e ainda guarda disposição e bom humor para cantar baixinho enquanto prepara a terceira “quentinha” da noite. O homem miúdo, de cabelos grisalhos e olhos azuis de um brilho intenso, aguarda sua outra freguesia: há anos ele alimenta moradores de rua por sua conta própria. Com a ajuda do fiel escudeiro, Mineiro, 64 anos, André prepara uma grande panela de sopa para 10, 12 pessoas no inverno, ou distribui arroz, feijão e carne para quem passa por ali nos dias mais quentes do ano.
Basta conversar alguns minutos com André para perceber que ele não faz isso para “parecer bonzinho”.
“Não dá pra gente, que trabalha com comida, negar um prato a quem tem fome”, diz. “Tem gente que faz isso, mas não é o meu caso, pois precisa ser muito frio.”
Tatiana Fávero, Correio Popular. 

Lançando mão de qualquer recurso com relação à linguagem, o texto, desde o seu título, tem como função principal dar ao leitor indícios que o levem à construção de sentidos. Com base nesta afirmação, que alternativa melhor justifica o título do texto? 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    ✓ ALIMENTO DA ALMA - O homem miúdo, de cabelos grisalhos e olhos azuis de um brilho intenso, aguarda sua outra freguesia: há anos ele alimenta moradores de rua por sua conta própria. Com a ajuda do fiel escudeiro, Mineiro, 64 anos, André prepara uma grande panela de sopa para 10, 12 pessoas no inverno, ou distribui arroz, feijão e carne para quem passa por ali nos dias mais quentes do ano [...] “Não dá pra gente, que trabalha com comida, negar um prato a quem tem fome”, diz. “Tem gente que faz isso, mas não é o meu caso, pois precisa ser muito frio.”

    ➥ Ou seja, André alimenta os que tem fome, literalmente, e, com isso, ele é alimentado figurativamente (sua alma é alimentada pois ele está fazendo o bem, está sendo altruísta). 

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Cheguei ao gabarito pelo raciocínio:

    (...) pulou da cama às 6 da manhã, trabalhou o dia inteiro e ainda guarda disposição e bom humor para cantar baixinho enquanto prepara a terceira “quentinha” da noite. (..)

    (..)  não é o meu caso, pois precisa ser muito frio (..)

    O cara trabalha o dia todo e ainda se sente bem ao servir às pessoas . Isso deve fazer muito bem a sua alma.

  • Por mais Andrés no mundo <3

  • FIQUEI EMOCIONADO