-
D) para os não assinantes. A questão é autoexplicatica
Departamento de Imprensa e Propaganda DIP
→Censura da mídia feita por Vargas
→Durante o Estado Novo 1939
→Divulgar ações do Governo
→Criar a imagem de "pai dos pobres" de Vargas
boa boa
-
Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP).
-
DIP= Censurar meios de comunicação e enaltecer a imagem de vargas.
-
"Populismo vai ter, com o DIP a valer, nacionalismo e a CLT"
-
DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda)
O próprio nome já diz muita coisa...
-
Avante PMPR! #pertenceremos!
-
RESUMO
DIP: realizava a censura e a propaganda para o governo de Vargas
- criou a imagem de "pai dos pobres"
- impedia aspectos negativos do governo e enaltecia os positivos para criar um culto ao líder
+ COMPLETO
-DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) realizava a censura e a propaganda com objetivo principal era fortalecer o poder do Estado. A propaganda gerou para ele o apelido “pai dos pobres” (quem não gostava/gosta do Vargas falava/fala: “pai dos pobres e mãe dos ricos”), criado em 1939.
- Sua função era controlar todos os meios de comunicação, filtrando as notícias e criando um clima favorável ao governo.
- o DIP impedia que aspectos negativos do governo viessem a público. Além disso, dava destaque às obras realizadas pelo Estado Novo e tentava fortalecer a imagem de Vargas perante a sociedade, enaltecendo as virtudes e a preocupação do presidente com os trabalhadores.
- A principal arma do DIP foi o rádio, essencial em um país de grande massa iletrada como o Brasil na época. Além de alcançar enormes distâncias, o rádio transmitia mensagens simples, tocava músicas populares e veiculava programas como A Hora do Brasil, usadas pelo DIP para aproximar o presidente do povo.
- Fazer propaganda positiva do governo Vargas, divulgando ações que enalteciam a figura do presidente e a ideologia política do Estado Novo. Nesse sentido, o DIP criou propagandas, cartazes e divulgou notícias e informações nas rádios, sempre com a intensão de valorizar e engrandecer as políticas de Vargas. O DIP também organizava diversas comemorações cívicas (a principal era a do Dia do Trabalho em 1 de maio), para promover o governo e o nacionalismo (uma das principais características do governo Vargas) e aproximar o presidente das camadas populares da sociedade.
- Atrair artistas, músicos e movimentos culturais para atuar ao lado da propaganda e da ideologia do governo. Muitos músicos, por exemplo, passavam a fazer músicas enaltecendo o governo, a imagem do brasileiro trabalhador e os ideais do nacionalismo. Houve casos em que músicos mudaram a letra da música para não só fugir da censura como também para agradar ao DIP e ao governo.
-
NA ÉPOCA, ESSE (DIP) COLOVA O TERROR.
GAB :D