Gabarito A
O Manual do Proprietário de Imóveis é um documento enviado ao cliente logo após a entrega do imóvel. Nele, estão contidas informações importantes a respeito do empreendimento, por exemplo, especificidades de infraestrutura, área, localização, técnicas colocadas em prática e materiais usados na edificação.
O manual do proprietário de imóveis é, portanto, uma ação de extensão da venda. Seu propósito é facilitar a vida do comprador do imóvel, dando a ele uma maior segurança, assim como minimizar uma série de problemas para a construtora. Ou seja, com vantagens mútuas, o manual do proprietário fortalece o relacionamento entre ambas as partes.
Fonte: www.sienge.com.br
Gab. A
Complementando....
Em um condomínio são elaborados os manuais específicos para as unidades e um manual para as áreas comuns.
O manual do proprietário, específico para a unidade, abrange os itens utilizados na construção com as respectivas descrições do correto uso e manutenções. Além disso, deve conter o termo de garantia definitivo em que constam os prazos de garantia para os materiais e os sistemas construtivos empregados e termos de garantias e manuais dos fabricantes dos equipamentos instalados na unidade.
O manual das áreas comuns abrange, também, os itens utilizados na construção com as respectivas descrições do correto uso manutenções e termos de garantias e, ainda deve conter, o modelo de programa de manutenção preventiva (sistema de gestão da manutenção conforme a ABNT NBR 5674).
O manual de uso, operação e manutenção de edifícios tem por objetivo:
> informar aos proprietários e ao condomínio as características técnicas da edificação como construída;
descrever procedimentos recomendáveis e obrigatórios para a conservação, uso e manutenção da edificação, bem como para a operação dos equipamentos;
> informar e orientar os proprietários e o condomínio, em linguagem adequada e de forma didática, com relação às suas obrigações no tocante à realização de atividades de manutenção e conservação, e de condições de utilização da edificação;
> recomendar ações para prevenir a ocorrência de falhas ou acidentes decorrentes de uso inadequado;
> recomendar ações para contribuir para que a edificação atinja a vida útil de projeto.