Sobre a responsabilidade de contratação:
*Erros em vermelho
(FALSA ) É de responsabilidade da área de Recursos Humanos, pois é a área especializada em identificar os melhores candidatos, alinhados os critérios previstos nas políticas de recrutamento e seleção e atraindo os melhores talentos.
( VERDADEIRA) O gestor da vaga é o responsável pela decisão da contratação do candidato, desde que o mesmo atenda ao perfil técnico e comportamental, pois é quem conhece, na essência, a função e pode adequar os requisitos do cargo à cultura organizacional, garantindo que o selecionado possua fit cultural.
(FALSA ) A responsabilidade da decisão é da área que solicita a contratação, pois a área de Recursos Humanos poderá gerar atrasos no processo.
( FALSA) As consultorias especializadas em Recrutamento e Seleção são as responsáveis pela decisão, pois possuem as condições necessárias para definir as técnicas adequadas, de acordo com o perfil solicitado pelo gestor.
Gabarito: letra C
c) F – V– F – F.
O enunciado pede para analisarmos as afirmativas a seguir, sobre a responsabilidade de contratação e marcarmos (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
Antes, vamos entender alguns conceitos:
Recrutamento e seleção são coisas distintas e, em geral, o profissional que faz o recrutamento não é o mesmo que seleciona.
É o próprio gestor direto (gerente de linha) que faz a escolha do(s) candidato(s): SELEÇÃO.
O RECRUTAMENTO é feito pelo profissional de GP (RH).
- O RECRUTAMENTO significa ATRAIR pessoas para o processo seletivo da organização, envolve a divulgação das vagas disponíveis, por exemplo;
-
- A SELEÇÃO é o processo comparativo que visa ESCOLHER o melhor candidato para o cargo. De acordo com Chiavenato (2014, p. 118) é um processo decisório, através do qual a organização (o gestor) escolhe, dentre uma lista de candidatos, a pessoa que melhor alcança os critérios para a ocupar posição disponível, considerando as atuais condições de mercado.
-
As palavras-chave para ambos os processos são:
- Recrutamento = atração;
- Seleção = comparação e escolha.
O próprio Chiavenato (2014, p. 120) afirma que a decisão final da seleção, de aceitar ou rejeitar os candidatos, é sempre da responsabilidade do órgão requisitante (de cada executivo ou gerente).
Agora sim vamos ver cada um dos itens:
(F) É de, pois é a área especializada em identificar os melhores candidatos, alinhados os critérios previstos nas políticas de recrutamento e seleção e atraindo os melhores talentos.
Falso. Como vimos, a seleção, por exemplo, é uma responsabilidade de linha (do gestor direto).
(V) O gestor da vaga é o responsável pela decisão da contratação do candidato, desde que o mesmo atenda ao perfil técnico e comportamental, pois é quem conhece, na essência, a função e pode adequar os requisitos do cargo à cultura organizacional, garantindo que o selecionado possua fit cultural.
Verdadeiro. Exatamente como vimos acima!
(F) A responsabilidade da decisão é da área que solicita a contratação, pois a área de Recursos Humanos
Falso. A responsabilidade da decisão é do próprio gestor (gerente, executivo) e não porque o RH poderá gerar atrasos no processo, mas porque o gestor tem melhor propriedade para fazer tal escolha.
(F) As consultorias especializadas em Recrutamento e Seleção , pois possuem as condições necessárias para definir as técnicas adequadas, de acordo com o perfil solicitado pelo gestor.
Falso. Mesmo argumento dos itens anteriores: o gestor “bate o martelo” e toma a decisão sobre os candidatos recrutados pelo RH.
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações 4. ed. São Paulo: Manole, 2014.
PROF. CAROLINE MATOS- TECCONCURSOS