SóProvas


ID
3754201
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Marília - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma criança é encaminhada para uma psicóloga para psicodiagnóstico de possível transtorno de aprendizagem. Baseando-se no DSM-V, a psicóloga poderá excluir essa possibilidade se a criança apresentar

Alternativas
Comentários
  • Alguém explica?

  • gostaria também

  • A questão pede aquilo que excluiria um transtorno de aprendizagem, ou seja, a aprendizagem estaria sendo prejudicada por um outro fator, então é um sintoma secundário, não primário.

    A) Adversidades psicossociais - Os fatores sociais podem influenciar no desempenho escolar. Ex: isso pode ocorrer dependendo daquilo que a criança vivência no ambiente familiar.

    B) Deficit de atenção- não excluiria, poderia confirmar

    C)Sintomas psicossomáticos generalizados - Não têm nada a ver

    D) Deficiência visual leve - Não tem nada a ver

    E) Repertorio verbal limitado - não excluiria, poderia confirmar

  • Fiquei em dúvida entre a assertiva A e a C,

    "Segundo (outra característica diagnóstica fundamental), a dificuldade de aprendizagem não pode ser atribuída a fatores externos mais gerais, como desvantagem econômica ou ambiental, absenteísmo crônico ou falta de educação, conforme geralmente oferecida no contexto da comunidade do indivíduo." (p.69)

    Mais adiante: deve ser feito o diagnóstico diferencial (p.73-74)

    1. Variações normais no desempenho acadêmico.
    2. Deficiência intelectual (transtorno do desenvolvimento intelectual).
    3. Transtornos do Neurodesenvolvimento
    4. Dificuldades de aprendizagem devidas a problemas neurológicos ou sensoriais. (p. ex., acidente vascular cerebral pediátrico, lesão cerebral traumática, deficiência auditiva, deficiência visual))
    5. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade
    6. Transtornos psicóticos.

    Acredito que o que possa ter levado a banca a optar pela primeira é que como mostrado no próprio DSM, questões externas devem ser descartadas, corroborando o que diz a alternativa A. Já no caso da C, me parece que foi descartado por ter especificado que a deficiência visual é "apenas" leve.

    Continua me parecendo estranho mas...

    Se alguém puder contribuir mais, agradeço

    Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais DSM-5 / [American Psychiatric Association – 5. ed. Porto Alegre : Artmed, 2014.

  • Na verdade a deficiência visual leve pode ser um potencializador da dificuldade de aprendizagem e do transtorno, realmente a questão está confusa.

  • o contexto psicossocial vivido pela criança pode gerar consequências psicológicas capazes de afetar seu desempenho escolar, excluindo a possibilidade de um transtorno primário.