SóProvas


ID
3754666
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Marília - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O documento arquivístico digital, exatamente como o seu correlato em papel, apresenta as seguintes características: forma fixa, conteúdo estável, relação orgânica, contexto identificável, ação e o envolvimento de cinco pessoas. Dentre estas, pelo menos três pessoas têm que estar presentes num documento arquivístico, a saber:

Alternativas
Comentários
  • Apenas três pessoas são necessárias para a criação de um documento: o autor (autoridade competente para criar o documento); o destinatário (pessoa à qual o documento se destina); o escritor (pessoa autorizada a redigir o documento).

    No caso do documento eletrônico, é preciso que haja mais duas pessoas: o criador, isto é, a pessoa jurídica que se constitui no fundo arquivístico ao qual o documento pertence e que é fundamental para a preservação da proveniência do documento e; o originador, ou seja, o proprietário do endereço ou espaço eletrônico a partir do qual o documento é transmitido, ou ainda compilado e salvo, no caso de essa pessoa ser diferente do autor ou escritor do documento. 

    Fonte: Cibele A. C. Marques dos Santos, Marcos Cavalheiro e Charlley Luz para a disciplina CBD0164 – Introdução à Organização de Arquivos no Departamento de Informação e Cultura - ECA/USP

  • O autor, o redator e o destinatário deverão estar presente no documento arquivístico.

  • A questão trata dos diferentes agentes envolvidos na produção e destinação do documento arquivístico. É importante que cada tarefa esteja delimitada, de forma que cada agente possua uma função clara.
    O documento arquivístico precisa ser composto de um redator, um autor e um destinatário.

    Autor é quem cria o documento e é competente para tal 
    Redator é quem redige o documento
    Destinatário é a pessoa a qual o documento se destina

    Dessa forma temos quem cria, quem redige e um fim para a informação.

    Gabarito do Professor: B