Eles tiraram essa questão de outra questão da IBADE porém totalmente fora de contexto e sem informações completas...
O preguicinha mal feita...
A esquizofrenia é um transtorno crônico envolvendo pensamentos, percepções e comportamento social anômalos que causa problemas significativos para os relacionamentos e funcionamento. Ela dura seis meses ou mais.
- A esquizofrenia é provavelmente causada por anomalias químicas no cérebro e por problemas ocorridos durante o desenvolvimento do cérebro.
- Os adolescentes se retraem, começam a ter com emoções incomuns, e em geral têm alucinações, delírios e paranoia.
- Os médicos realizam exames para descartar outras causas possíveis.
- Medicamentos antipsicóticos podem ajudar a controlar os sintomas, e terapia pode ajudar os adolescentes e os familiares a aprender como tratar o transtorno.
A esquizofrenia é bastante rara na infância antes da adolescência. Ela normalmente tem início entre meados da adolescência até meados da faixa entre 30 e 40 anos, ocorrendo com mais frequência durante meados da faixa entre 20 e 30 anos. (Consulte também em adultos.)
fonte: https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/problemas-de-sa%C3%BAde-infantil/dist%C3%BArbios-da-sa%C3%BAde-mental-em-crian%C3%A7as-e-adolescentes/esquizofrenia-em-crian%C3%A7as-e-adolescentes
Conforme o DSM-V, os principais sintomas do espectro do qual a esquizofrenia pertence são:
- Delírios
- Alucinações
- Discursos desorganizado
- Comportamento grosseiramente desorganizado
- Sintomas negativos
Já que os sintomas listados acima são os principais "maduros", e como a questão pede os "primários" (anteriores) em jovens e adolescentes, deve-se priorizar "retração social" e "queda no rendimento escolar" como alternativa correta, os quais possuem mais relação maior com faixa etária da questão.
O item A está incorreto por citar "descurso desorganizado", elemento incompatível com aquilo que é pedido pela questão "sinais primários/ primevos".
GAB. D