SóProvas


ID
3756034
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV - RN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Com base na Lei n.º 9.784/1999, julgue o item.


A inobservância da lei de acesso à informação por entes privados que detiverem informações em razão de vínculo com o Poder Público poderá ensejar sanções diversas, como a proibição definitiva de contratação com o Poder Público.


Alternativas
Comentários
  • Errado

    Decreto 12.527

    Art 66.

    IV - suspensão temporária de participar em licitação e impedimento de contratar com a administração pública por prazo não superior a dois anos; e

  • Lei 12.527/2011

    Art. 33. A pessoa física ou entidade privada que detiver informações em virtude de vínculo de qualquer natureza com o poder público e deixar de observar o disposto nesta Lei estará sujeita às seguintes sanções:

    I - advertência;

    II - multa;

    III - rescisão do vínculo com o poder público;

    IV - suspensão temporária de participar em licitação e impedimento de contratar com a administração pública por prazo não superior a 2 (dois) anos; e

    V - declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a administração pública, até que seja promovida a reabilitação perante a própria autoridade que aplicou a penalidade.

  • Primeiramente, cumpre aduzir que, ao que tudo indica, o enunciado da questão se encontra equivocado, porquanto deve ser respondida com base na Lei 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação), e não com apoio na Lei 9.784/99, que trata dos processos administrativos federais.

    Dito isto, é preciso acionar o teor do art. 33 da Lei 12.527/2011, que traz o rol de sanções a serem aplicadas em caso de inobservância do disposto no referido diploma, por parte daqueles que detiverem informações em virtude de vínculo de qualquer natureza com o poder público.

    É ler:

    "Art. 33. A pessoa física ou entidade privada que detiver informações em virtude de vínculo de qualquer natureza com o poder público e deixar de observar o disposto nesta Lei estará sujeita às seguintes sanções:

    I - advertência;

    II - multa;

    III - rescisão do vínculo com o poder público;

    IV - suspensão temporária de participar em licitação e impedimento de contratar com a administração pública por prazo não superior a 2 (dois) anos; e

    V - declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a administração pública, até que seja promovida a reabilitação perante a própria autoridade que aplicou a penalidade."

    Como daí se extrai, inexiste a pena de "proibição  definitiva  de  contratação  com o Poder Público", e, sim, a de suspensão temporária, por até 2 anos, vazada no inciso IV acima transcrito.

    Logo, incorreta a assertiva em comento.


    Gabarito do professor: ERRADO

  • A inobservância da lei de acesso à informação por entes privados que detiverem informações em razão de vínculo com o Poder Público poderá ensejar sanções diversas, como a proibição definitiva de contratação com o Poder Público.

    Estaria correto se:

    A inobservância da lei de acesso à informação por entes privados que detiverem informações em razão de vínculo com o Poder Público poderá ensejar sanções diversas, como a suspensão temporária de participação em licitações e impedimento na contratação com a administração pública por prazo não superior a dois anos.

  • Gabarito:"Errado"

    Definitiva NÃO!

  • GABARITO: ERRADO.

  • É impressionante como a quadrix classifca uma questão dessa com base no processo administrativo não é mesmo, é segundo a lei de acesso a informação.

  • "proibição definitiva" = Restringiu demais, motivo:

    CAP. V, das responsabilidades:

    Art. 33. A pessoa física ou entidade privada [...] deixar de observar o disposto nesta Lei estará sujeita às seguintes sanções:

    IV - suspensão temporária de participar em licitação e impedimento de contratar com a administração pública por prazo não superior a 2 (dois) anos; e

  • A PROIBIÇÃO NÃO SERÁ DEFINITIVA.