SóProvas


ID
3756454
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando o aumento do número de casos de sarampo no estado de São Paulo em 2019 e que a vacina é a medida de prevenção mais eficaz contra a doença, é importante que o enfermeiro conheça as recomendações do Ministério da Saúde. Uma delas é:

Alternativas
Comentários
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre calendário vacinal, especificamente as recomendações do Ministério da Saúde para a vacina contra sarampo (sarampo caxumba e rubéola - SRC). 
    A) CORRETO. Os pacientes imunocomprometidos e crianças menores de 6 meses de idade não devem receber a vacina contra o sarampo, pois esse imunobiológico é feito com vírus vivo. Como o sistema imunológico desses não é forte o suficiente para eliminar o vírus da vacina, é possível que se desenvolva a doença e não proteção.    

    B) INCORRETO. A 1ª dose da vacina contra o sarampo é aplicada na criança aos 12 meses. O reforço é indicado aos 15 meses de idade.

    C) INCORRETO. A vacina deve ser aplicada em uma dose. Não é indicado o fracionamento em 3 dias consecutivos.

    D) INCORRETO. As gestantes não devem receber a vacina tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), pois são produzidas com o vírus atenuado ou seja, vivo. Isso aumenta o risco de adoecer com síndrome da rubéola congênita.

    E) INCORRETO. Todas as vacinas e os diluentes, para uso imediato ou não, são conservados em refrigerador.

    Resposta do Professor: A.