SóProvas


ID
3756499
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com o Ministério da Saúde, no período entre 05 de maio a 03 de agosto de 2019, foram registrados 907 casos confirmados de sarampo nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. O sarampo é uma doença infectocontagiosa, que pode trazer sérias complicações e óbito à pessoa infectada, e que

Alternativas
Comentários
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre o sarampo.

    A) CORRETO. Apresenta quadro clínico caracterizado por febre alta (≥ 38,5 °C), conjuntivite, exantema maculopapular generalizado, tosse, coriza e manchas de Koplik. 


    B) INCORRETO. É transmitida por gotículas, através do contato com secreções nasofaríngeas de pessoas infectadas e também através da dispersão de gotículas com partículas virais no ar, que podem perdurar por tempo relativamente longo no ambiente, especialmente em locais fechados. É necessário o uso de máscara N95 ou PFF2 ao prestar assistência direta ao paciente com diagnóstico confirmado da doença. 


    C) INCORRETO. É diagnosticada por meio da pesquisa de sangue (soro) e a saliva para a imunoglobulina sarampo-específica M (IgM).

    D) INCORRETO. Pode ser identificada por meio de exames laboratoriais de amostras sanguíneas e swab de saliva.

    E) INCORRETO. Deve ser notificada à Secretaria de Estado da Saúde imediatamente, em até 24 horas. 

    Resposta do Professor: A.

  • sarampo pode ser transmitido Por gotículas respiratórias no ar (tosse ou espirro). Por saliva (beijos ou bebidas compartilhadas). Por toque em uma superfície contaminada (cobertor ou maçaneta). Por contato com a pele (apertos de mão ou abraços). De mãe para bebê durante a gravidez, parto ou amamentação.
  • apresenta quadro clínico caracterizado por febre alta (≥ 38,5 °C), conjuntivite, exantema máculo-papular generalizado, tosse, coriza e manchas de Koplik. 
  • Modo de transmissão

    Ocorre de forma direta, por meio de secreções nasofaríngeas expelidas ao tossir, espirrar, falar ou

    respirar... dispersão de aerossóis.